Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

29/01/2013 - 00h00

Folha muda política de comentários de site

DE SÃO PAULO

A partir de hoje, o site da Folha terá uma nova política para comentários em reportagens e colunas.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

O novo sistema valoriza os assinantes do jornal, que poderão fazer comentários sobre todos os temas.

Os demais internautas terão acesso liberado para escrever suas opiniões em 20 textos a cada dia. A escolha das reportagens e colunas será feita pela Redação, que também cuidará da pré-moderação dos comentários dos visitantes. Os comentários escritos em blogs continuam sendo administrados pelo próprio autor da seção.

A mudança ocorre depois de uma série de discussões internas na Folha sobre como melhorar a qualidade dos comentários.

Apesar de todos os filtros que foram instalados no site nos últimos anos, o jornal tem sido seguidamente questionado por membros do Ministério Público Federal e do Estadual por causa de comentários publicados em sua página na internet.

Diários de todo o mundo têm sido confrontados com o mesmo problema. O volume de páginas na internet torna praticamente impossível que a Redação leia tudo os que os internautas escrevem --no caso da Folha, são feitos mais de 5.000 comentários por dia.

EXEMPLO DE FORA

Pela mesma razão, o jornal americano "The New York Times", por exemplo, decidiu liberar apenas alguns textos por dia para comentários. E eles só são publicados após moderação da Redação, que leva em conta também a qualidade do que agregam à discussão da reportagem ou da coluna em questão.

No caso da Folha, continuam valendo, tanto para assinantes quanto para internautas, as regras atuais, disponíveis em http://comentarios1.folha.com.br/termos.

As responsabilidades civil e penal sobre cada comentário continuam sendo exclusivas do autor. O novo sistema da Folha torna mais rápida a identificação do IP, código que indica o aparelho de origem do comentário.

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página