DE SÃO PAULO

LIXÃO EM BRASÍLIA

Gostaria de saber o que as centenas de políticos envolvidos em processos de corrupção e malversação do dinheiro público sentem ao ver a foto de primeira página da Folha com adultos e crianças, ali, bem pertinho deles em Brasília, esperando o caminhão despejar o lixo no aterro. Tomara que, no mínimo, vergonha e arrependimento.

WAGNER JOSÉ CALLEGARI, professor de Inglês (Limeira, SP)

A foto ilustrando o fechamento do aterro do lixo de Brasília lembra aquelas imagens bíblicas da Idade Média e seus horrores. O mais chocante é a absurda e perversa, mas compreensível, pergunta que poderá estar rondando a cabeça daquelas pessoas: e, agora, do que viveremos?

ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)


SUPERSALÁRIOS

Na capa da Folha há uma foto com miseráveis revolvendo lixo num aterro em Brasília e, um pouco abaixo dela, há o título "Conselheiros do TCM-SP têm mordomias e supersalários". Descarada e imoral foi a justificativa dada pelo conselheiro Maurício Faria, de que o auxílio é vital para que "não-corruptos" vivam dignamente.

JOÃO HENRIQUE RIEDER (São Paulo, SP)

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo é uma caixa-preta que precisa ser aberta, assim como outras superestruturas do Estado brasileiro. A população paga a conta desses marajás, que não fazem o que deveriam fazer, e princípios tão caros da administração pública como moralidade, publicidade e eficiência são aviltados cotidianamente.

PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS (Curitiba, PR)

O TCM de São Paulo, assim como todos os tribunais de contas, órgãos do Judiciário, dos legislativos, ministérios e secretarias onde os chefes, assessores comissionados e outros desfrutam de remunerações tão acima dos funcionários concursados, não seriam também antros de corrupção? Não deveriam ser investigados?

JOSÉ DIEGUEX (São Carlos, SP)

Crédito: Adriano Vizoni/Folhapress Prédio do Tribunal de Contas da cidade de São Paulo, na zona sul
Prédio do Tribunal de Contas da cidade de São Paulo, na zona sul

ELEIÇÃO 2018

Gilberto Kassab (PSD) tem Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, como candidato de seu partido, mas pode apoiar Temer (MDB) ou Alckmin (PSDB). Não interessa a ideologia e, sim, o retorno que terá. É para isso que sustentamos tantos partidos políticos?

OSMAR CESAR GAMA (Peruíbe, SP)

Candidato pode ser Meirelles, Temer, Alckmin... Lembrando a "ideologia" do partido dita por Kassab quando fundou a legenda, faltou acrescentar Guilherme Boulos e Jair Bolsonaro.

CARLOS EDUARDO BITTENCOURT (Campinas, SP)

Crédito: Pedro Ladeira/Folhapress BRASILIA, DF, BRASIL, 03-01-2018, 10h00: O ministro da ciência tecnologia e Comunicações Gilberto Kassab durante entrevista em seu gabinete. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVO***
O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, fala à Folha em seu gabinete em Brasília

MINISTÉRIO DO TRABALHO

Condenado no mensalão, Roberto Jefferson foi às lágrimas com a nomeação de sua filha, Cristiane Brasil, como ministra do Trabalho, e não poderia ser em outro governo a não ser no de Michel Temer, que já tem uma lista imensa de ministros ou condenados ou denunciados.

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)


ACORDO DA PETROBRAS

Enquanto a Petrobras decide indenizar os acionistas americanos, aqui corre-se o risco de ficarmos mais uma vez sem receber ao menos os dividendos. Em 2010, também comprei sua ações —empregado nela, fui um dos milhares que acreditavam no seu sucesso. Agora, espero que se crie no país um grupo para mover uma ação contra a empresa por propaganda enganosa, no qual irei entrar.

VALERIANO D. DE OLIVEIRA (Belo Horizonte, MG)

Alguém terá coragem de pedir o bloqueio ou arresto do fundo partidário dos partidos que saquearam a Petrobras? O ressarcimento das perdas por políticos, empresas e partidos é necessário para que os lesas-pátrias não tenham recursos para as eleições.

LUIZ ANTÔNIO ALVES (Caxias do Sul, RS)

Conforme o destaque de primeira página da Folha sobre o acordo da Petrobras, é mais um caso para a Justiça brasileira investigar. O processo contra a Petrobras promovido pelos americanos nem foi julgado. Esse "acordo" causa mais prejuízo à empresa, além de permitir uma ação de acionistas minoritários brasileiros contra a Petrobras. É com vocês, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República.

SÉRGIO MORADEI DE GOUVÊA (Ubatuba, SP)


GOVERNOS PETISTAS

Não dá para não se indignar com político "cara de pau". O sr. Roberto Freire, oriundo de partido político fracassado e oportunista aliado ao poder, põem-se a serviço dos mandatários, numa manobra odiosa contra o ex-presidente Lula e o PT. Sem proposta e programa político de governo capaz de enfrentar o Brasil de miséria que ele mesmo descreve, tenta desqualificar o Lula, que foi o presidente mais bem avaliado pelo povo brasileiro.

GILBERTO MACEDO (São Paulo, SP)


ATEÍSMO

Em relação à reportagem "Associação que defende o ateísmo é acusada de intolerância religiosa", acredito que não há um entendimento pleno do que representa um Estado laico. Como agnóstica, maravilha-me a ideia de um grupo com objetivos de elucidar uma população que talvez seja fervorosa ou radical para poder enxergar além. Mas cabe a todos o respeito às leis e à Constituição. Adote sua crença, descrença, como for, mas não a imponha sobre outros, sobretudo usando o poder público.

JULIANA CARVALHO (Atibaia, SP)

O presidente da associação de ateus e agnósticos, Daniel Sottomaior, já que não tem religião que pregue o bem, prega o ódio. É o que se pode esperar de intolerantes que desconhecem que a religião faz parte da expressão psicológica do poder nacional de qualquer Estado laico. É o próprio conceito de laicidade que protege as religiões contra desafetos e intolerância, assegurando a proteção e a manutenção pelo Estado das tradições de cunho religioso.

PAULO MARCOS G. LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.