Leitores comentam pedido de prefeito para frear 'invasão' em Porto Alegre

Crédito: Carlos Macedo - 1.jan.2017/Agência RBS PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01/01/2017. O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), tomou posse na tarde deste domingo em cerimônia na Câmara de Vereadores da Capital. Também foi empossado o vice-prefeito Gustavo Paim (PP) e os 36 vereadores eleitos em outubro. O evento ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi aberto ao público. Após a solenidade, aconteceu a transmissão do cargo de José Fortunati (PDT) para Marchezan, no Paço Municipal.(Foto: Carlos Macedo/Agência RBS) **RS E SC OUT** **SOMENTE USO EDITORIAL** *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), ao tomar posse

REFORÇO MILITAR

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), demonstra que, apesar de jovem, sabe ser previdente. De fato, a massa incitada por Lula e por outros líderes petistas pretende transformar o julgamento em tumulto.

EDSON MAIA CARLOS FILHO (Maceió, AL)

Pedir incremento das forças de segurança é legítimo, mas a maneira como se posiciona o prefeito de Porto Alegre mostra despreparo para ocupar o cargo em que está.

JOSÉ ROBERTO X. DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Não entendi por que Igor Gielow culpou "apoiadores de Lula" em razão de o prefeito de Porto Alegre pedir ilegalmente que o Exército os reprima durante a manifestação que farão em Porto Alegre no dia em que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) julgar o ex-presidente. Eles estiveram duas vezes em Curitiba no ano passado, em depoimentos do ex-presidente a Sergio Moro, e portaram-se com serenidade, educação e civilidade.

TANIA C. M. CUNHA (São Paulo, SP)

O pedido do prefeito de Porto Alegre para colocar o Exército e a Força Nacional nas ruas da cidade no dia da decisão do TRF-4 é patético, além de inconstitucional. A impressão disso é que o ex-presidente Lula pode se livrar e o PSDB, partido do prefeito, já sabendo de mais uma derrota na eleição presidencial, quer que ele seja preso de qualquer maneira. O PT já começou a campanha, e os tucanos mais uma vez estão completamente perdidos.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)


Crédito: Reprodução Festa de fim de ano em multinacional leva à demissão do presidente no Brasil
Mensagem de WhatsApp com fantasia de meme da festa

FESTA À FANTASIA

A matriz da empresa está de parabéns! Certos limites têm de ser observados nas festas de confraternização de fim de ano.

JOSÉ LUIZ BORGES (São Paulo, SP)

*A brincadeira foi de mau gosto, mas a atitude da direção da empresa foi pior. Reconheça o excesso, aplique uma repreensão aos envolvidos —o certo era evitar que a fantasia em questão fosse aceita no concurso/festa— e desenvolva um treinamento de bom senso, que é o que faltou a todos no evento.

FLAVIO CARAZATO (São Paulo, SP)


DOPING NO TÊNIS

Farmacêutico há 40 anos, desenvolvendo e manipulando fórmulas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, saio em defesa de meus pares e órgãos fiscalizadores, afirmando categoricamente que contaminação cruzada atualmente é desculpa esfarrapada de atletas irresponsáveis, mídia e advogados desinformados.

MAURÍLIO POLIZELLO JUNIOR (Ribeirão Preto, SP)


ELEIÇÃO 2018

Mais do que não termos a mínima ideia dos contornos que o quadro eleitoral terá, devido às inúmeras possibilidades, temos talvez a pior seleção de candidatos. Não que nas últimas décadas tenhamos tido estadistas caindo de árvores. Porém, na próxima, será bastante indigesto parar diante daquele terminal eletrônico. Corremos o risco de o candidato vencedor ver seu pedido de impeachment cogitado em menos de um ano.

ARLINDO CARNEIRO NETO (São Paulo, SP)

O determinante maior da próxima eleição será a inabilitação ou não do pré-candidato que lidera neste momento, o Lula. Pesquisas eficientes serão possíveis apenas após isso se resolver. O segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSC), tem um perfil complexo, para não dizer muito complicado.

WAGNER SANTOS (Ribeirão Preto, SP)


ACORDO DA PETROBRAS

A indenização bilionária paga pela Petrobras aos acionistas americanos faz parte do esquema para destruir a empresa brasileira. Nos EUA, isso jamais ocorreria. Lá, as muitas falcatruas das empresas são resolvidas com acordos secretos, para proteger a economia do país.

MÁRIO SÉRGIO DE MELO (Ponta Grossa, PR)


DESPESAS

É mais fácil alterar a regra que limita gastos do que reduzir gastos. Manobra típica do atual governo.

SILVIO L. DOS SANTOS KNAPP (Rio de Janeiro, RJ)


ATERRO EM BRASÍLIA

É muito inocente a pergunta do leitor Wagner José Callegari sobre o que sentem os políticos corruptos ao verem os pobres esperando pelos caminhões de lixo. Eles apenas olham para o outro lado e dizem: "Azar deles, quem mandou não serem espertos como eu?".

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)


SUPERSALÁRIOS

Em relação à reportagem "Tribunal de Contas da cidade de SP acumula mordomia e supersalário", esclarecemos que o controle externo desempenhado pelos Tribunais de Contas é fundamental para melhorar a eficiência e a efetividade da administração pública. Registramos que temos ressalvas quanto às indicações políticas citadas. Também temos cobrado o preenchimento das vagas destinadas aos servidores efetivos, inclusive aqueles que já estão habilitados pelo último concurso.

MARCOS ALCYR BRITO DE OLIVEIRA, presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Cargos nos Tribunais de Contas deveriam ser exercidos apenas por auditores concursados. A falha está na forma, pois os conselheiros, que são os que decidem, são nomeados politicamente. Isso precisa mudar.

JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS (Sorocaba, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.