BOLSONARO

Evolução [de patrimônio ] incompatível, tanto que por vezes foi omitida. Prática comum no Brasil. O problema está na origem dos recursos, que jamais serão explicadas.

WILLIAM ALEXANDRE COSTA (São José dos Campos, SP)

A argumentação de Jair Bolsonaro é a mesma de todo sonegador ("Conselho meu e eu faço: eu sonego tudo que for possível"). Óbvio que sabem se tratar de crime, mas, acomodados e protegidos pela leniência do Estado, optam por cometê-lo em vez de lutar pela redução e aplicação decente dos impostos.

MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)


PENA DE MORTE

Mesmo sendo favorável à pena de morte, óbvio que nas condições históricas de funcionalidade do nosso sistema judicial os executados serão basicamente os condenados pobres, já que não podem ter um Supremo Tribunal Federal para chamar de seu ou algum laço por lá.

JOSE LINO DA SILVA (Goiânia, GO)

Pena de morte deveria ser extinta, em todo o mundo. Deveria haver, sim, trabalho, serviços à comunidade.

IVAN ZACHARAUSKAS (Campinas, SP)


REGRA DE OURO

Há imóveis funcionais de luxo na capital federal em situação de abandono, carregando dívidas, ou ocupados indevidamente, sem pagarem uma só conta. Despesas como essas fazem parte do conjunto de fissuras por onde escoam os gastos públicos que, se enfrentados com honestidade de propósito, certamente determinariam a revisão da intenção do governo de rever a chamada "regra de ouro", na prática a mesma cuja transgressão resultou no impeachment de Dilma.

PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)


CANUDO PLÁSTICO

É por meio de pequenos gestos que contribuímos com o meio ambiente e faremos a diferença ("Canudos assassinos"). Apesar de não modificarmos muita coisa, ao menos nos sentiremos aliviados de mais essa responsabilidade.

MAURO VIEIRA CRUZ (São Paulo, SP)


ACORDO DA PETROBRAS

De fato, nós, indefesos aplicadores minoritários que acreditávamos na pujança e seriedade da Petrobras, estamos levando outro paulada pelo acordo com os investidores nos EUA. Enquanto os causadores das perdas, governantes, dirigentes e conselheiros continuam impunes.

PAULO TARSO J. SANTOS (São Paulo, SP)

Executivos e políticos corruptos enriqueceram roubando da Petrobras, fazendo com que agora os cidadãos comuns, honestos, sejam penalizados por prejuízos da estatal.

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)


ENSINO

Matemática é coisa séria. Ela está presente tanto na matinal compra do pão na padaria como no sofisticado pouso de uma nave espacial. O Brasil ignora isso. Vivemos, tecnologicamente, no século 19.

PAULO ABREU (Brasília, DF)


RELIGIÃO

A origem da religião para Einstein é o medo: da fome, da doença e da morte. Em um nível mais elevado, segundo o cientista, a fé surge de sentimentos sociais. Existem diversos Brasis, frutos de nossa miscigenação e sincretismos. Disseminar o ódio religioso via televisão, rádio e templos é sinônimo de má-fé ou, no mínimo, contraditório. Afinal, Deus tem diversos nomes, mas é um só. Como a fé de cada um ("Ódio religioso solapa a democracia").

LÉLIS CALDEIRA, publicitário (Campinas, SP)

Acredito que o fomento por debates sobre questão religiosa e sua tolerância possibilitará que leitores adquiram maior conhecimento sobre as religiões de matiz africana, possibilitando que casos de intolerância sejam reduzidos.

ANDERSON HENRIQUE RESENDE (São Paulo, SP)

Em um país em que se prega a igualdade, direitos iguais para todos. Mais do que justo as religiões também pertencerem à igualdade. Nada mais justo do que dar um basta à intolerância religiosa.

TININHA XAVIER (São Paulo, SP)


CARLOS HEITOR CONY

Nesse instante de vazio absoluto, as palavras, todas elas, estão reunidas em assembleia permanente e fora do espaço em branco para tentar resolver uma questão que parece não ter nenhuma solução possível no curto prazo e que só o prazer e a dor sabem definir: o que fazer agora sem Cony? No mínimo, podemos continuar lendo Cony. E ouvindo Mozart.

AYRTON PELIM (Tupã, SP)

Crédito: Folhapress Reprodução da página A2 da edição da <b>Folha<b/> deste domingo

O espaço em branco deixado pela Folha, no domingo (7), na coluna reservada a Carlos Heitor Cony ilustra com carinho sua despedida, externando com muita ternura palavras de Alexandre Dumas: "Em amor, não há último adeus, senão aquele que não se diz".

PAULO GUIDA (São Paulo, SP)

A partida de Cony deixa diminuída a grande imprensa, com todo respeito aos jornalistas que nela continuam militando.

JORGE DUARTE RODRIGUES (Salto, SP)


PRESIDENTE

É estarrecedor o que o colunista Renato Terra escreveu. Eu me solidarizo com o médico e professor Miguel Srougi, que está cuidando do presidente Temer, ao ter sido falsamente citado, com aspas e tudo, dizendo barbaridades e asneiras sobre o caso, inventadas pelo autor na vã tentativa de fazer humor às custas da dignidade de um profissional e com desrespeito a uma pessoa que sofre as consequências de uma doença.

BETH VIVIANI (São Paulo, SP)


CURSOS DE MEDICINA

Não só faço coro com todos os motivos apresentados pelos quais muitos médicos têm péssima formação, mas coloco outra preocupação, a formação do médico-veterinário, que está em situação pior, haja vista que em breve seremos o país com metade dos cursos de medicina veterinária no mundo. E posso dizer que a maioria dos cursos não apresenta a menor condição de formar veterinários competentes.

SILVANA LIMA GÓRNIAK, professora titular do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP (São Paulo, SP)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.