Ciro Gomes deveria se preocupar menos com polêmicas, diz leitor

Crédito: Lucas Tavares - 19.jul.2017/Folhapress RIO DE JANEIRO, RJ, 19.07.2017: OPERAÇÃO-LAVA JATO - Fachada da sede da Petrobras na av. República do Chile, nº 65, no Rio de Janeiro (RJ). A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (19) que recebeu até o momento 716 milhões de reais recuperados em meio a acordos de colaboração premiada e de leniência a partir da operação Lava Jato. (Foto: Lucas Tavares/Folhapress)
Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro

DE SÃO PAULO

PRIVATIZAÇÃO
A Sabesp não será privatizada, como publicou a Folha neste domingo (14) na reportagem "Privatização de 168 estatais poderia render até R$ 500 bi". Uma das premissas da reorganização societária da Sabesp é que o controle sobre a Companhia continue nas mãos do Estado. Será criada uma holding para investimento em saneamento, que terá o controle sobre a Sabesp e cuja maioria das ações votantes ficará na mão do Governo de São Paulo.

ROBERTO PELLIM, gerente de imprensa da Sabesp (São Paulo, SP)

Não deixa de impressionar o montante que seria obtido caso o Brasil adotasse um amplo programa de privatizações. É importante lembrar, contudo, que tal montante fica incrivelmente pequeno quando comparado àquele que o conjunto dos maiores devedores inscritos na dívida ativa da União tem a pagar.

PAULO MARINHO (São Paulo, SP)


WILLIAM WAACK
Não justifico a piada de Waack e entendo os agravos do anedotário dos brasileiros. Mas chama a atenção a demora na reação. Gerou também mal-estar a atitude presunçosa do ofendido em querer ser fotografado na bancada da TV Globo, como quem se vangloria em sentar na cadeira vazia do jornalista.

ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)


Crédito: Cynthia Vanzella - 14.mai.2017/Divulgação Brazil Forum Ciro Gomes
O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), em evento sobre o Brasil em Oxford

CIRO GOMES
Embora deixe claro que sua resposta é "sim" [para a pergunta "Ciro Gomes é maluco? ] ], o colunista não apresenta qualquer fundamento. A afirmação de que Ciro adotou um discurso "bem mais à esquerda" do que sua trajetória é uma forma desonesta de acusá-lo de oportunista. Quanto a reverter todas as medidas do Temer, o que tenho ouvido (e concordado) é sua intenção de submeter pontos controversos desse governo a uma ampla discussão, o que está longe de caracterizar maluquice.

ROBERTO LEHMANN, engenheiro (São Paulo, SP)

Compartilho do pensamento: Ciro deve aproveitar sua experiência para apresentar um programa de governo mais atual. O político deveria se preocupar mais em mostrar soluções para os problemas do país do que em radicalizar o discurso e entrar em polêmicas. Ele pode muito bem se aproveitar do possível impedimento de Lula e atrair boa parte do eleitorado petista.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)


SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Entendo a necessidade dos ciclistas de longa distância de pedalarem em rodovias. Os brasileiros, contudo, parecem relativizar o fato de estarem em meio a um dos trânsitos mais assassinos do mundo.

MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)


Crédito: Rivaldo Gomes/Folhapress OSASCO, SP, 15/01/2018, BRASIL - FEBRE AMARELA EM OSASCO - 11:15:40 - Mesmo fora da zona perigo, Osasco registra longas filas de vacinacao da febre amarela. Ministerio da Saude disse que os governos de SP e Rio pediram antecipacao do inicio da campanha de vacinacao contra febre amarela. Pessoas formam fila para vacinacao na UBS da avenida Getulio Vargas, no jardim Piratininga. (Rivaldo Gomes/Folhapress, DA HORA)
Fila para vacinação contra a febre amarela em Osasco

FEBRE AMARELA
A volta da febre amarela não deveria ser tratada como novidade pela população e autoridades de São Paulo. Isso só ocorre por desleixo das autoridades. Aqui, as filas para tomar a vacina são quilométricas e demoradas, porém valeria a pena antecipar a campanha de vacinação. Até lá muita coisa pode acontecer.

TURÍBIO LIBERATTO (São Caetano do Sul, SP)


TRIBUTAÇÃO
As ONGs não têm medo de ser fiscalizadas. A situação de equilíbrio degringola quando a fiscalização exige o que não poderia, descumprindo a Constituição. Basta à Receita Federal separar o joio do trigo, legalmente. Remunerar dirigentes de ONGs nunca foi desvio de dinheiro público e tais entidades não pagam tributos sobre aplicações financeiras, como equivocadamente consta da matéria.

JOSENIR TEIXEIRA, advogado (São Paulo, SP)


Crédito: Joël Saget - 11.jun.2014/AFP (FILES) This file photo taken on June 11, 2014 shows French writer and jury member for the French literary prize Prix Sade, Catherine Millet posing in Paris. Feminists and one of the women who accused fallen Hollywood mogul Harvey Weinstein of rape turned on French actress Catherine Deneuve on January 10, 2018 after she signed an open letter attacking the #MeToo movement for leading a witch-hunt against men. It was also signed by Catherine Millet, whose explicit 2002 memoir, "The Sexual Life of Catherine M.", was a defence of libertine lifestyles. / AFP PHOTO / Joël SAGET ORG XMIT: 5063
A escritora francesa Catherine Millet em Paris

#METOO
"Ao invés de trancar as mulheres nessa posição de vítima, é preciso, ao contrário, ensiná-las a superar o traumatismo. Traduzindo, cabe ao homem atacar e à mulher superar. Não é muito trabalhoso discernir uma bela cantada de uma abordagem grosseira e abusiva. Em uma há quase que um prévio consentimento da parte interessada. Já na outra, sua permissão é dispensada.

ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)


COLUNISTAS
Sou avô de uma criança de cinco meses e chorei ao ler o texto de Gregorio Duvivier. Lindo, profundo, alegre e grato à vida. Sinto falta de textos assim nesta Folha, que valorizem a vida, que duvidem ou tenham certeza, mas saibam agradecer o que de belo existe.

ARY BRANDI (São Paulo, SP)


Proibição não funciona. Cada pessoa tem que decidir por si mesma o que comer, mas penso que muitos seriam beneficiados se uma vez por semana não comessem carne, incluindo o planeta. Ninguém vai morrer se ficar sem carne um dia.

MARINA GUTIERREZ (Sertãozinho, SP)

PT
Para barrar Lula, vale tudo. Até afirmar que o atual (des)governo de Michel Temer "alcançou índices positivos", como faz Gaudêncio Torquato. Quais índices e, sobretudo, para beneficiar quem? O articulista e seus derrotados deveriam explicar a má avaliação obtida por Temer e o por que da liderança de Lula na corrida presidencial.

ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)

-
PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.