Descrição de chapéu

'Ataque a ônibus é uma consequência do aumento da polarização', diz leitor

Dois dos veículos da caravana do ex-presidente Lula foram atingidos por tiros no Paraná

Caravana de Lula

Os tiros que atingiram a caravana de Luiz Inácio Lula da Silva explicitaram a falência do principal mecanismo de arbitragem social da democracia: o Judiciário. A falência desse Poder foi comunicada ao vivo para todos os brasileiros por seus expoentes máximos, os ministros do STF, na constrangedora sessão da semana passada. Ilusão pensar que esses fatos não estão relacionados. É da grandeza e do juízo de seus representantes nos Poderes que os brasileiros precisam.

Luiz Roberto Oliveira (São Paulo, SP)

 

A truculência ocorrida contra a comitiva de Lula não deve ser vista como algo pontual e isolado. Ruralistas, simpatizantes de Jair Bolsonaro e fundamentalistas religiosos estão apresentando as suas armas. Enquanto isso, setores da sociedade civil se calam diante da gravidade dos fatos. Até quando?

Luiz Fernando Paulin (Bragança Paulista, SP)

 

Certamente, Lula imaginou que seria recebido com aplausos no Sul. Entretanto, vieram ovos, pedras e, infelizmente, tiros. E o PT, que tanto criticou a Polícia Militar, agora chama por ela e o ex-presidente pede que esta aplique “um corretivo” em um manifestante. Nada como os fatos para vermos que nem sempre a realidade coincide com o discurso ideológico.

Eni Maria Martin de Carvalho (Botucatu, SP)

 

O episódio dos tiros nos ônibus constitui uma consequência direta do aumento da polarização e da incitação à violência, esta iniciada há um bom tempo pelo próprio PT e por movimentos sociais associados a ele. Há, então, que se dar razão ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quando ele declara, talvez um pouco inoportunamente para um pré-candidato, que o PT está colhendo o que plantou.

Paulo Roberto Gotaç (Rio de Janeiro, RJ)

 

Alckmin disse que o PT colhe o que planta sobre o ataque à caravana de Lula. Eu já suspeitava: Alckmin é o Bolsonaro do PSDB.

Marcelo Cioti (Atibaia, SP)

 

Lamentável e infeliz o comentário de Alckmin sobre o ataque a tiros à caravana de Lula. Violência é sempre condenável sob qualquer aspecto. Quanto a João Doria, sem comentários.

Lucília Magalhães Oliveira (São Paulo, SP)

 

O ódio político que voltou a recrudescer no país, com xingamentos, ofensas gratuitas, ovadas e tiros, ocorre devido a pessoas que irradiam raiva aos contrários, como o “falso gestor” João Doria.

Jorge A. C. Lino (São Paulo, SP)


João Doria

Já vimos esse filme. O coadjuvante era outro, José Serra. E João Doria está cometendo o mesmo erro. Será o “efeito Serra”? Votei no Serra para prefeito de São Paulo, mas não para governador. Votei no Doria para prefeito, mas não votarei para governador.

Paulo K. Açakura (São Paulo, SP)


Paulo Maluf

Em um mundo menos imperfeito, Paulo Maluf deveria ter sido preso, cumprido pena e sido libertado há muitos e muitos anos. Hoje, idoso e doente, não faz mais sentido mantê-lo preso.

Paulo Cesar de Oliveira (Franca, SP)

 

Basta ser rico para obter apenas os benefícios da lei.

Luigi Bravio (São José dos Campos, SP)


‘O Mecanismo’

As ponderações de Elio Gaspari sobre “O Mecanismo”, pela objetividade e clareza, deveriam finalizar o debate sobre uma obra de ficção, autoral, e a que poucos têm acesso —quantos assinam Netflix e estão se importando com isso? A grande maioria talvez entenda a série conforme suas convicções. 

José Luiz F. da Cunha (Montes Claros, MG)

 

A série é só mais um mecanismo da direita para impor sua narrativa fraudulenta e vil. É o próprio mecanismo midiático que funcionou a todo o vapor no golpe. Mais do mesmo. 

Evandro Luiz de Carvalho (Rio de Janeiro, RJ)

 

Concordo com a premissa do colunista Hélio Schwartsman (“Existem limites para a arte?”). Mas, no caso da série, as referências são explícitas. E, ao adotar esse tom, o roteiro deveria ser mais fidedigno, ainda mais em tempos eleitorais.

Fernando Monteiro (São Paulo, SP)


Sergio Moro

Louvo o modo como o juiz Sergio Moro se apresentou na TV: descomplicado, sereno, lúcido, a falar coisas deste planeta. 

Joaquim Quintino Filho (Pirassununga, SP)


Supremo

O texto [do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima] reflete muito bem a indignação causada pela deprimente encenação do Supremo Tribunal Federal. Votos intermináveis, confeccionados com palavras eruditas, para iludir o vazio de sentido e justiça.

Sylvia dos Santos (Jaboatão dos Guararapes, PE)


Anvisa

A declaração de detentor do registro não é fornecida pela Anvisa, mas pela empresa que registra o medicamento (“Saúde debilitada”). É a garantia de autenticidade e qualidade do produto. A Global não tem DDR, autorização de funcionamento ou certificado de boas práticas de armazenagem e distribuição. Em 2017, a Anvisa autorizou 109 processos de importação de medicamentos e vacinas sem registro no país, mas que cumpriam com os requisitos regulatórios, atendendo a todas as solicitações feitas pelo Ministério da Saúde.

Jarbas Barbosa, diretor-presidente da Anvisa


Seleção

Levo fé na seleção. Não apenas porque ganhou da Alemanha, mas porque é bem treinada por Tite e tem evoluído, tática e tecnicamente. Com Neymar, ficará ainda mais forte.

Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.