Descrição de chapéu

'Cabe a Sepúlveda fazer a melhor defesa para o seu cliente', diz leitor

Ex-presidente do STF promete 'enfrentar' decisão que condenou Lula no caso do tríplex

Advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sepúlveda Pertence concede entrevista à Folha
Advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sepúlveda Pertence concede entrevista à Folha - Pedro Ladeira/Folhapress

Defesa de Lula

Sepúlveda Pertence honrou o Supremo Tribunal Federal enquanto lá esteve. Agora, enquanto advogado, cabe-lhe proporcionar a melhor defesa para o seu cliente. É o que exige a democracia. Esperamos que a corte suprema julgue com imparcialidade. O combate à corrupção não prescinde de regras. 

William Charley C. de Oliveira (Brasília, DF)

 

Sepúlveda Pertence está no exercício da sua profissão de advogado e, nesta condição, defende a presunção de inocência que vige na Constituição, em seu artigo 5°.

Paulo Sérgio Ribeiro Varejão (Jaboatão dos Guararapes, PE)


João Doria

Triste saber que o novo mostre agora que é o mesmo de sempre. Doria não governou, não conseguiu fazer sequer a Prefeitura Regional Itaquera funcionar —vivemos em um bairro abandonado desde o início de seu mandato. Esperava ao menos que ele permanecesse no cargo, trabalhando, andando nas ruas e ouvindo o povo, não que se lançasse ao governo estadual para satisfazer a sede de poder. É triste, mas traz um aprendizado: promessas de campanha são todas iguais —ou seja, não se cumprem.

Luiz Claudio Zabatiero (São Paulo, SP)


Rodrigo Maia

Gente nova, com nova visão. Resta-nos saber quem são seus companheiros e quais são as suas ideias. Ele me pareceu sempre firme e corajoso em suas afirmações e seus posicionamentos. 

Roberto Ferreira (Fortaleza, CE)


Michel Temer

Solicitar a quebra do sigilo bancário de Michel Temer para detectar suposto valor de corrupção é dar atestado de idoneidade ao presidente. Político experiente  jamais faria tal imprudência. Porém, se todos os seus rendimentos se tornassem públicos, serviria apenas para humilhar o honesto trabalhador brasileiro que acredita estar sendo bem remunerado.

Melchior Moser (Timbó, SC)


Kim e Trump

O possível encontro entre Kim Jong-un e Trump endossa o que analistas já comentaram anteriormente: não se trata de dois malucos, e sim de líderes com egos inflados, que jogam para a torcida e fazem muito teatro. Ambos têm consciência das perdas que teriam numa atitude mais drástica. O teatro do acordo cai bem para os dois: um recuo estratégico, para mostrar ao mundo que são sensatos.

Arlindo Carneiro Neto (São Paulo, SP)


Liedi Bernucci, primeiro diretora da Escola Politécnica da USP
Liedi Bernucci, primeiro diretora da Escola Politécnica da USP - Karime Xavier/Folhapress

Dia da Mulher

Parabéns à Escola Politécnica da USP por escolher a engenheira Liedi Bernucci para ser a sua primeira diretora em 124 anos. Essa faculdade ímpar combina de forma brilhante tradição e modernidade.

Mario Morio Isa (Bauru, SP)


Tribunal de Contas

O TCM-SP tem que mudar para bem servir à sociedade. Um ministério público de contas deve ser instalado; os conselheiros devem ser indicados entre os técnicos auditores da casa; as decisões devem ser céleres; a auditoria deve aproximar-se da sociedade, ter autonomia, priorizar o que é relevante e avaliar a efetividade das políticas públicas; e a instituição deve ser transparente e prestar contas. Apesar de “incomodar”, o controle é necessário para construir uma sociedade justa, livre e solidária (“Ou o Tribunal de Contas muda ou ele será extinto”, Cotidiano, 9/3).

Emílio Lang, auditor concursado (São Paulo)


Judiciário 

A Justiça não tem o direito ao tal trânsito em julgado. O trânsito na última instância está sempre congestionado. Por isso, o trânsito em julgado deve ser dado na segunda instância, em que o trânsito flui mais rapidamente, pois há mais desembargadores do que ministros do Supremo Tribunal Federal. Aliás, a corte precisa multiplicar por dez o número de seus ministros. Se não fizer isso, no século 22 ainda estarão julgando a Lava Jato.

Ney José Pereira (São Paulo, SP)

 

Os recursos jurídicos brasileiros da alta classe política me fizeram refletir: se todo brasileiro tivesse as mesmas “oportunidades jurídicas” das quais outros desfrutam, realmente seríamos um país de igualdade para todos. 

Diogo Molina Gois (Itajubá, MG)


Erro em processo 

Imagino o sofrimento do pai que foi injustamente acusado, preso e condenado sob acusação de abusar sexualmente dos filhos, que haviam sido forçados pela mãe e uma amiga dela a mentir. Fica a pergunta: o que acontecerá com a mãe e a amiga que causaram todo o sofrimento ao pai e aos filhos?

Alexandre Luiz Tambasco (São Paulo, SP)


Oscar 

A charge de Jaguar com velhos cineclubistas comentando o Oscar foi genial. Retratou o pensamento de cinéfilos que, como eu, percebem que os últimos ganhadores da estatueta mais cobiçada do mundo não foram lá essas coisas. Logo ao abrir a Folha e encontrar a charge de Jaguar meus olhos se dirigiram para a estante em busca de “O Pasquim - Antologia - 1972 - 1973”. E um sorriso tomou conta dos meus lábios, por reencontrar, na Folha, a genialidade dos velhos cartunistas.

José Elias Aiex Neto (Foz do Iguaçu, PR)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.