Descrição de chapéu

'Dificilmente paulistanos perdoarão Doria', diz leitora

Prefeito de São Paulo se lançou ao governo de São Paulo pelo PSDB

O prefeito de São Paulo, João Doria,  concede entrevista sobre o Fórum Econômico Mundial, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista
O prefeito de São Paulo, João Doria, concede entrevista sobre o Fórum Econômico Mundial, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista - Marcelo Justo/Folhapress

João Doria

Gostaríamos de ver João Doria mostrar como prefeito o que fez como empresário: resultados. Pressa na política é sinônimo de imperfeição. Uma pena, pois dificilmente paulistanos e paulistanas irão perdoar-lhe por abandonar a capital. Um (bom) quadro a menos na política brasileira.

Raquel Luccat (São Paulo, SP)

 

Doria foi eleito para o cargo de prefeito. No começo, apareceu de gari, varredor, em campanha pessoal. Prometeu que cumpriria seu mandato. Ele se empolgou e nada fez por São Paulo, que acreditava em seu novo prefeito. Mais uma ilusão para os que nele acreditavam. Nada fez pela cidade e já quer ser governador. 

Edgard Hilgendorff (São Paulo, SP)


Aécio Neves

O momento que o país vive exige responsabilidade da imprensa. Li e reli a reportagem sobre o senador Aécio Neves e não vi nenhuma irregularidade nos fatos descritos pelo jornal, o que torna incompreensível o tratamento que a Folha dispensou ao tema.

Lucia Carlini Mognato (Belo Horizonte, MG)


STF e governo

Luís Roberto Barroso dignifica a magistratura, enquanto Torquato Jardim e Carlos Marun trataram de manchar a Presidência da República, um ao dizer que a decisão de Barroso invadiu “competência exclusiva do presidente” e o outro ao sondar o Congresso sobre um possível impeachment de ministros do STF.

Ricardo C. Siqueira (Niterói, RJ)


Previdência

Ao discorrer sobre o montante da dívida da Previdência, Pedro Fernando Nery diz que, “com mais aposentados e pensionistas recebendo por mais tempo e menos jovens trabalhando e contribuindo, há uma óbvia dificuldade de financiamento da Previdência”. Por que estabelecer essa vinculação se os aposentados contribuíram a vida toda e continuam contribuindo como inativos? A contribuição não é para garantir suas aposentadorias? Se assim é, o problema não seria aumentar a alíquota de contribuição?

Antonio Carlos Ramozzi (São Paulo, SP)


RenovaBR

Em relação à nota “Novo rumo”, publicada na coluna Painel, o RenovaBR esclarece que não financia candidatos às eleições. O RenovaBR é um instituto de formação de novas lideranças, centrado em preparar pessoas que desejam entrar para a política. O curso se encerra em julho, antes da campanha eleitoral. As lideranças capacitadas que optarem por concorrer não receberão nenhum tipo de financiamento do RenovaBR.

Izabella Mattar, diretora-executiva do RenovaBR


Stephen Hawking

A humanidade perdeu um homem extraordinário. O nome de Stephen Hawking ficará eternamente gravado por sua enorme contribuição à ciência. Seu livro “Uma Breve História do Tempo” é de enorme importância para a divulgação científica. Seus ensinamentos são uma luz, que seguirá brilhando no Universo.

Luiz Roberto da Costa Jr. (Campinas, SP)


Rio de Janeiro

Fiquei de queixo caído ao ler o texto de Ricardo Sayeg. Deus não tem nada com isso e não protegerá nem os nossos soldados nem os deles. O Estado deve dispor e usar de meios legítimos, ainda que duros e rigorosos, para combater a criminalidade, sem essa de “matem todos, que morram todos”. O artigo me parece uma verdadeira apologia do crime e do terror de Estado. Abisma que seja de autoria de um advogado, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo).

Luiz Fernando Schmidt, advogado (Goiânia, GO)


Agressão

Idoso, com 67 anos, acusado de furtar mortadela, é agredido por seguranças nas dependências de um shopping em São Paulo. Notáveis da República, ex-secretários governamentais e outros permanecem intocáveis. Ó pátria amada, por onde andarás? Teus filhos já não aguentam mais. 

Gilberto M. Costa Filho (Santos, SP)


Seleção

Taison, Willian José, Neto e Talisca praticam qual modalidade esportiva? Polo aquático, beisebol ou futebol? O ótimo Ruy Castro, anos atrás, comentou que a seleção estava cada vez mais longe da torcida brasileira por este motivo: só há jogadores que atuam fora do país —alguns deles são ilustres desconhecidos. Será que o Tite não vê ao menos um goleiro que jogue bem no Brasil? 

Paulo Roberto Silva Marcondes Cesar (Pindamonhangaba, SP)


Charge publicada na edição impressa da Folha nesta quarta-feira (13)
Charge publicada na edição impressa da Folha nesta quarta-feira (13) - Hubert

Delfim Netto

A charge de Hubert é genial. Ressalta a caricatura do que restou do homem que foi signatário do AI-5 e criou um “milagre” econômico que favoreceu a poucos e endividou a todos. 

José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

 

Sou leitor da Folha há mais de 30 anos e uma das minhas leituras obrigatórias é a coluna semanal de Delfim Netto, a quem respeito imensamente como acadêmico e teórico de economia. Mas sinceramente esperava uma explicação, ainda que singela, sobre as acusações das quais ele foi alvo na semana passada. Acho que ele deve isso aos seus leitores.

Valmir Aparecido Moreira (Araras, SP)


 PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.