Descrição de chapéu

'Quando custa manter os advogados de Lula ?', questiona leitor

STJ negou habeas corpus preventivo pedido por defesa do ex-presidente para evitar prisão

Lula

Nunca antes na história deste país foi seguido um roteiro de recursos tão completo no Judiciário para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (“Lula e a loteria do STF”). Sem entrar no mérito da execução ou não da pena, quando vejo o tamanho e o peso da equipe de advogados, não posso deixar de perguntar: quanto custa manter esse pessoal e quem está pagando?

Horácio Rosenthal (São Paulo, SP)

 

Em qualquer cenário, Lula sairá vencedor. Cenário um: solto e candidato, elege-se, porém com maior dificuldade —terá a mídia contra ele. Cenário dois: solto e inelegível, elege o seu sucessor na candidatura, também com dificuldades —o sucessor não terá o seu carisma. Cenário três: preso e inelegível, elege qualquer um que o suceda na campanha, pois terá reforçada a sua condição de perseguido político.

Paulo César da Silva (Volta Redonda, RJ)

 

É decepcionante ver a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) envolvida em expedientes nebulosos para livrar Lula da cadeia, em vez de cumprir o seu papel institucional com zelo. Os combalidos advogados estão órfãos de representação, mas pelo visto o corrupto, não.

Túllio Marco Soares Carvalho, advogado (Belo Horizonte, MG)


FHC

Sempre fui fã e eleitor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas foi triste ler que ele deveria ter se aproximado do pior que a nossa política produziu em toda a sua história. Ex-presidente, o silêncio teria sido melhor. Zele com mais atenção pela sua biografia. Franco Montoro, Mário Covas e Ulysses Guimarães devem estar envergonhados.

Humberto Sanchez (Araçatuba, SP)


Temer

Como sempre, Janio de Freitas tem razão. Quem acredita que o presidente da República, Michel Temer, usaria a própria conta para cometer atos ilícitos? O Supremo Tribunal Federal tem mesmo é de investigar o coronel Lima, amigo dele. Como disse Moreira Franco, “não tem amador” no governo.

Alvaro Abrantes Cerqueira (Muriaé, MG)


Auxílio-moradia

Sim, li e fiquei surpreso com a habilidade e a exatidão empregadas por Reinaldo Figueiredo no texto da última quarta-feira (7) sobre a questão do auxílio-moradia para juízes. Realmente esse tipo de lesma é um animal privilegiado por já ter sido concebido com moradia. Divino, impecável, digno de ABL.

José Domingos Batista (São Paulo, SP)


Dia da Mulher

Incrível a foto da catadora em Barcarena, Pará, na Folha desta quinta (Primeira Página, 8/3). Bela homenagem às guerreiras que trabalham no lixão. Parabéns ao Eduardo Anizelli pela sensibilidade.

Letícia Moreira Dias Kayano (São Paulo, SP)

 

Muito bom o artigo em defesa das mulheres artistas. Gostaria de acrescentar que é importante identificarmos as origens do machismo nas artes no país. Explico: antes de 1500, enquanto na Europa as mulheres eram proibidas de ter qualquer experiência artística sob o risco de serem rotuladas de bruxas e queimadas vivas nas fogueiras da Inquisição, aqui as mulheres nuas faziam pinturas corporais e cerâmica. É importante termos em mente que a origem do machismo nas artes aqui imposto veio da Europa.

Simone F. Reis, artista plástica (São Paulo, SP)

 

Luiza Eluf afirmou que  “as delegacias de defesa da mulher precisam de cursos de reciclagem periódicos para o aperfeiçoamento de suas profissionais”. Concordo plenamente. Mas há outra medida igualmente necessária e urgente: essas delegacias precisam abrir aos finais de semana. Ou mulher só é agredida de segunda a sexta-feira?

Eliana Pantoja Balbino (Rio Claro, SP)


Doria

Bom o texto “Trapalhada do Doria”. Entendo que a maior trapalhada do prefeito João Doria nem é o decreto sobre segurança por um ano aos ex-prefeitos, e sim a sua saída para tentar ser governador. Ele ainda não fez metade do que prometeu na campanha. E se não for eleito? Tenho a impressão de que ele está indo com muita sede ao pote. É uma pena, pois tem demonstrado ser um prefeito competente.

Antenor Baptista, advogado (São Paulo, SP)

 

Beira o ridículo o prefeito João Doria afirmar que devolveria o valor correspondente aos cofres públicos pela segurança dada a ele. O que ele faz com as finanças privadas é problema dele, mas as públicas são problema do contribuinte. Seria bom que ele aprendesse de uma vez por todas qual é a função do prefeito.

Maria de Fátima da Costa Leitão (São Paulo, SP)


Real e PSG

A grande diferença entre o Real Madrid e o PSG não são Cristiano Ronaldo e Neymar, mas sim o zagueiro Sergio Ramos, um líder agregador que se sacrifica e exige sacrifícios dos colegas. Já no PSG notam-se brigas entre egos inflados. O capitão, Thiago Silva, é fraco. Di Maria não respeita ninguém. Cavani, um desagregador, reclama dos colegas quando não lhe passam a bola.

João Henrique Rieder (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.