Descrição de chapéu

'Renúncia é a única saída honrosa para Temer', afirma leitor

Presidente diz que ocupar seu cargo é 'estar sujeito a bombardeios a todo momento'

Amigos presos

A prisão de José Yunes, decretada por um ministro do STF, coloca o presidente Temer em situação absolutamente insustentável. A renúncia é a única saída honrosa para Temer.
Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)

A cada semana surge um fato negativo envolvendo Temer e/ou alguém a ele vinculado. Seu legado foi para o beleléu.
Valdir Bicudo (Curitiba, PR)


Caravana de Lula

O título do editorial de 29/3 sobre o atentado contra Lula (“Na Idade da Pedra”) dava esperança, mas esse e todos os outros textos opinativos foram iguais à besteira de Alckmin, culpando a vítima e contando a mentira de que o PT alguma vez foi violento. O MST ocupar um latifúndio não pode ser comparado a tentar matar dezenas de passageiros dos ônibus alvejados por criminosos.
Tania Cristina de Mauro Cunha (São Paulo, SP)

Impecável o editorial “Na Idade da Pedra”. Em tão pouco espaço desfilou, integral e talentosamente, todos os aspectos desse lamentável episódio dos tiros nos ônibus da caravana petista. Igualmente, o meu “repúdio absoluto” por qualquer tipo de violência. No entanto, a propósito do ocorrido, só tenho a lamentar que o PT muitas vezes tenha lançado mão desse mesmo método, que agora corretamente repudia, para intimar os seus adversários políticos. 
Milton L. Dias Filho (São Paulo, SP)


João Doria
Doria abandona legalmente a Prefeitura de São Paulo para concorrer ao governo do estado. Não está prestando desserviço algum à democracia, conforme afirma Roberto Dias. É a democracia que não presta, pelo menos com esta legislação eleitoral. 
Osmar Cesar Gama (Peruíbe, SP)

Não bastasse o mal-estar criado entre o ainda prefeito João Doria e boa parte do povo paulistano que votou nele e se sente traído, ele coroa sua saída deixando um deplorável escândalo de corrupção protagonizado por Denise Abreu. O futuro ex-prefeito estreia mal na vida pública e é bem possível que saia dela tão rapidamente quanto entrou. 
Luciano Harary (São Paulo, SP)


O empresário Walter Torre, dono da WTorre - Rafael Hupsel/Folhapress

PPP da iluminação
Walter Torre tenta se vitimizar ao omitir que o consórcio Walks está impedido de firmar contratos nas três esferas de governo, por ser integrado pela Quaatro, dona da Alumini, declarada inidônea pelo Ministério da Transparência, em decorrência da Lava Jato. Este é o motivo do consórcio de Walter Torre ter sido excluído da licitação da PPP da iluminação pública, medida julgada procedente pela Justiça. A comissão de licitação cumpriu a Lei Anticorrupção.
Vera Freire, coordenadora de comunicação da Secretaria Municipal de Serviços e Obras (São Paulo, SP)


‘O Mecanismo’
A análise de Flávio Ferreira dá conta que “O Mecanismo” ensinaria advogados a atuarem na defesa e que existem cenas surreais, mas esbarra em dois senões. É uma obra de ficção e, como tal, tem como objetivo dar ibope. Portanto, é evidente que existem cenas grotescas. Segundo, não são atitudes do delegado ficcional que ensinam alguma coisa. Nossas polícias sempre tiveram erros crassos.
Arlindo Carneiro Neto (São Paulo, SP)

A charge da página A2  (Opinião) desta quarta-feira (28), óbvia e sem sutileza alguma, é o oposto da publicada na terça-feira (27). Esta trazia uma ironia inteligentíssima sobre a série “O Mecanismo”, com um ponto de vista que ninguém tinha apontado até então, o fato de o diretor José Padilha estar criticando as empresas que patrocinam a produção audiovisual no Brasil. 
Julio Adamor Cruz Neto  (São Paulo, SP)


Prisão domiciliar
Paulo Maluf é o exemplo vivo que o crime de colarinho branco, no Brasil, compensa. Desde que Costa e Silva o introduziu na vida pública, há 50 anos, ele vem se locupletando do erário impunemente. Até que, agora, pela idade avançada, reivindica e consegue inimputabilidade.
Luís Roberto Nunes Ferreira (Santos, SP)



A Justiça comprovou que tarda, falha e, agora, libera pela idade avançada dos culpados.
Carlos Gaspar (São Paulo, SP)


AGU
A afirmação da ministra Grace Mendonça de que a AGU (Advocacia-Geral da União) não interferiu em processo de interesse do ex-senador Gilberto Miranda (MDB-AM) é fortemente desmentida pelos fatos. A corregedoria da AGU arquivou o processo, deixou o caso prescrever, nenhum envolvido foi punido e a ministra impediu por todos os meios depoimentos de testemunhas.
Fabiana Tambellini (São Paulo)


Auxílio-moradia
Depois de estender o auxílio-moradia a toda magistratura, o ministro Luiz Fux toma outra decisão corporativista contra os contribuintes: suspendeu o julgamento do benefício no STF (Supremo Tribunal Federal) e enviou o caso para a AGU (Advocacia-Geral da União). A conta, continuaremos a pagar.
Márcia Meireles (São Paulo, SP)


Cana na Amazônia
Nos meus 37 anos como agrônomo trabalhando na cultura da cana, aprendi que essa cultura precisa de oito meses de chuva e calor para crescer e quatro meses de seca e frio para madurecer. Portanto, todos os plantios feitos nessa região não conseguem produzir açúcar ou etanol, pois a cana age como um capim, só cresce.
Silvio G. Bertoloti, engenheiro agrônomo (Piracicaba, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.