Descrição de chapéu

'Aécio vira réu e inicia-se a fase em que a lei é para todos', diz leitor

Ministros do STF decidiram receber denúncia em que o senador é acusado de corrupção passiva

O senador Aécio Neves em conversa com a imprensa na sede do PSDB em Brasília, em dezembro de 2017
O senador Aécio Neves em conversa com a imprensa na sede do PSDB em Brasília, em dezembro de 2017 - Pedro Ladeira - 6.dez.17/Folhapress

Aécio Neves

Aécio torna-se réu e inicia-se a fase em que a lei é para todos os partidos.

Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (São Paulo, SP)

 

Fez bem o senador em alertar no seu artigo para as condutas questionáveis dos agentes do Estado nos termos em que se deu o acordo de delação com os donos da JBS. Conseguiu, para mim, ampliar o sentimento de que as autoridades cedem a tentações do arbítrio, da onipotência e da precipitação. Ainda que haja o desejo de punição, não se pode confundir justiça com justiçamento.

Lucília Peres Almeida (Belo Horizonte, MG)

 

Corajoso o senador ao vir a público tentar convencer-nos de sua ilibada reputação. Aos desavisados, ele busca, com primorosa escrita, fazer crer que foi vítima de armação. Ingenuidade, senador, é um quesito que não combina com Vossa Excelência. Astúcia talvez seja mais apropriado.

Inês Vieira Lopes (Campinas, SP)

 

Vamos ver se a Folha para de dar um espaço tão nobre para Aécio Neves defender-se de seus ilícitos, já que o STF (Supremo Tribunal Federal) o tornou réu. Que o Judiciário cumpra seu papel e se faça justiça.

Paulo Ferreira (São Paulo, SP)


Delação

Diferentemente do afirmado no texto (“Para os ministros, caiu o acordo com Joesley, não seus frutos”), o acordo de colaboração de Joesley Batista não foi rescindido. A própria PGR informa que a decisão de rescindir o acordo só “surtirá efeito após a homologação judicial”. Continuam sendo tomados depoimentos dos colaboradores da J&F nos mais de 60 inquéritos abertos em decorrência de seus relatos e provas apresentadas às autoridades. O acordo da J&F é a mais efetiva e robusta contribuição de colaboradores à Justiça brasileira, o que está sendo comprovado.

André Callegari, advogado de Joesley Batista (São Paulo, SP)

Resposta do editor de Poder, Fábio Zanini - Por decisão da Procuradoria-Geral da República, a decisão está suspensa, tanto que os benefícios a Joesley Batista foram cancelados. Mas as revelações feitas por ele seguem valendo como prova.


Reprovação de Temer

Os que reprovam Temer são os mesmos que elegeram Dilma e Lula. Que, aliás, também o elegeram como vice. Paradoxalmente, eu, que não votei neles, aprovo o governo dele, que considero muito bom. Deixando claro que aprovo o governo, não as pessoas que o integram.

Heriovaldo Ramos da Silva (Santo André, SP)


Prefeitura de SP

Desde a sua fundação, o PSDB só elegeu diretamente dois prefeitos da cidade de São Paulo: Serra em 2004 e Doria em 2016. Ambos foram os únicos prefeitos da capital paulista eleitos no período pós-redemocratização a abandonar o posto para pleitear cargos mais altos. É inadmissível que políticos usem a prefeitura da maior cidade do Brasil como mero trampolim.

Sidnei José de Brito (São Paulo, SP)


Judiciário

Hoje, o Judiciário escolhe os candidatos para a eleição manejando o tempo processual. Era isso o que queríamos com a aprovação da Lei da Ficha Limpa? A antecipação dos efeitos da condenação antes do final do processo, prevista nessa lei e na recente decisão do STF sobre prisão, colocam o Judiciário como o principal eleitor do país. Enquanto isso, as cadeias seguem lotadas de pessoas que ainda não foram julgadas em nenhuma instância.

Anderson Almeida da Silva, defensor público do estado (Itaquaquecetuba, SP)


Paul Singer

Pesquisador cuidadoso, professor atencioso, Singer acreditava na iniciativa e no idealismo dos jovens. Seus escritos eram rigorosos, mas acessíveis. Como amigo era confiável, afetivo e generoso. O prefácio que escreveu no meu livro “Origens do Nacionalismo Judaico” e o texto que produziu para “História da Cidadania” são exemplos de sua visão de mundo: confiança no ser humano, aposta no entendimento entre as pessoas e uma pitada de socialismo utópico. Foi honroso publicá-lo na Editora Contexto.

Jaime Pinsky, diretor editorial da Contexto (São Paulo, SP)

 

Tive o prazer de entrevistá-lo e de conversar com ele em outras ocasiões. Era um homem que pensava em como ajudar o povo da melhor forma. Grandes aprendizados com o professor Paul Singer.

Manoel Paulo (São Paulo, SP)


Ricardo Bonalume

Apraz-me cumprimentar os oficiais da Marinha que prestaram uma merecida e rara homenagem póstuma a Ricardo Bonalume. Infelizmente, são poucos os jornalistas que conhecem as atividades e reconhecem os feitos da Marinha do Brasil como fazia Bonalume, um verdadeiro patriota.

Paulo Marcos Gomes Lustoza, capitão de mar e guerra reformado (Rio de Janeiro, RJ)


Ex-delegado-geral

Gostaria de salientar que jamais recebi qualquer solicitação por parte do atual governador, Márcio França, de interferência nas atividades da Polícia Civil (“Delegado-geral deixa cargo e ataca França”). A carta é de agradecimento aos meus colegas, ao tempo de instituição e ao período em que fui titular da DGP, da qual tenho orgulho de ter feito parte. As interpretações de meu texto divulgadas na reportagem não são minhas, pois nunca concedi entrevista a quem quer que seja. Na mesma carta desejo êxito ao novo governo.

Youssef Abou Chahin, ex-delegado-geral de polícia (São Paulo, SP)


Pedido de desculpas

A desembargadora Marília Castro Neves teve enfim a coragem de vir a público pedir desculpas a quem ofendeu, mesmo que ainda demonstre resquícios de preconceito. Se houvesse realmente um sincero arrependimento, não teria demorado tanto para externá-lo. Não é admissível que pessoas com a formação dela e na função que exerce saiam por aí falando o que der na telha. 

Alberto de Sousa Bezerril (Natal, RN)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.