Descrição de chapéu

Falta bom senso a ex-ministro José Dirceu, critica leitor

Com recursos negados, ele pode voltar a ser preso a qualquer momento por ordem da Justiça

O ex-ministro José Dirceu em ato realizado em sindicato de servidores em Brasília
O ex-ministro José Dirceu em ato realizado em sindicato de servidores em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapres

José Dirceu

Ao ler a entrevista, fica-se com a impressão de que ele juntamente com o seu partido, PT, vieram ao mundo para salvar o Brasil, quando na verdade ele e outros dirigentes petistas estão presos. Como falta bom senso a essas pessoas...

Luiz Thadeu Nunes e Silva (São Luís, Maranhão)

 

É muito importante romper a barreira dos estereótipos e humanizar esses personagens centrais da política contemporânea para que possamos entender melhor suas aspirações, convicções e interpretações. 

Diego Rodrigues (São Bernardo do Campo, SP)


Israel

Fala-se sobre os 70 anos de Israel, mas esquece-se do sofrimento de 5 milhões de refugiados que deixaram casas e terra pelos massacres das gangues sionistas em Deir Yassin e Haifa. 

Nagib Nassar, professor emérito da UnB (Universidade de Brasília)


Aécio e Joesley

Não entrarei no mérito da acusação do delator. O que me interessa aqui é registrar um fato que me parece de vital importância para o mundo dos negócios (“Joesley afirma que pagava mesada de R$ 50 mil para Aécio por meio de rádio”). Onde está a linha que divide a atividade empresarial e a pura e simples bandidagem? Quem traça essa linha e decide se relação comercial lícita passou a ser corrupção?

Ronaldo Oliveira (Belo Horizonte, MG)


Marina Silva

Ela vagamente diz que atacará o Estado perdulário. Declara que a Lava Jato “está ajudando a desmontar uma estrutura criminosa de corrupção institucional”, mas, ao mesmo tempo, afirma que “o problema é que a sociedade está vendo uma parte cumprir com suas penas e uma outra que está impune”. Por que então ela considera a Lava Jato “uma das maiores contribuições desde a democratização”?

Cecília Madeira de Ley Leite (Rio de Janeiro, RJ)


Renda mínima

O criador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, destaca as medidas que devem constar de novo modelo econômico. Entre elas, um imposto internacional sobre todas as transações financeiras mundiais para assegurar uma renda mínima universal a todos os habitantes. Ótimo que proponha o sugerido pelo Prêmio Nobel de Economia James Tobin, que, quando formulador do Programa de George McGovern, democrata que disputou a Presidência dos EUA em 1972, propôs que se pagasse um “Demogrant” incondicional.

Eduardo Matarazzo Suplicy, vereador e senador de 1991 a 2015 (São Paulo, SP)


Trens

Sobre o editorial “Trilhos tucanos”, a STM ( Secretaria dos Transportes Metropolitanos) reitera que a aquisição dos trens para a linha 5-lilás foi feita dentro dos padrões legais. Os equipamentos estão em operação comercial, com garantia técnica vigente e com bitolas adequadas à distância entre trilhos da linha. Se a compra tivesse sido interrompida, aí sim é que haveria gastos extras para o Estado, em razão do reequilíbrio financeiro do contrato. A lisura do processo será provada na Justiça.

Carlos Alberto Silva, assessor de comunicação da STM


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.