Descrição de chapéu

'Parece que se iniciou no país uma caçada a militantes', diz leitora

Ataque a tiros em acampamento de apoiadores do ex-presidente Lula deixou dois feridos

Manifestante segura blusa com sangue; duas pessoas foram feridas em ataque a tiros em acampamento de apoiadores do ex-presidente Lula, em Curitiba, Paraná
Manifestante segura blusa com sangue; duas pessoas foram feridas em ataque a tiros em acampamento de apoiadores do ex-presidente Lula, em Curitiba, Paraná - Reprodução/Facebook/Frente Brasil Popular

Ataque

Esperamos que o atentado ao acampamento seja investigado, que os culpados sejam punidos e que os responsáveis pela segurança pública cumpram com a obrigação de preservar a vida e o direito das pessoas de se manifestarem de forma pacífica, segura e livremente. A violência cometida por esses criminosos covardes não afetará a nossa disposição de participar do 1º de maio unificado das centrais sindicais, Dia do Trabalho e do Trabalhador, em Curitiba.

Miguel Eduardo Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Brasília, DF)

 

Parece-me que se iniciou no país uma caçada a militantes e manifestantes favoráveis ao ex-presidente Lula. Já é o segundo ataque com tiros contra petistas —o primeiro, foi durante a caravana do ex-presidente pelo sul do país. Não estou vendo nenhuma medida para bloquear esse tipo de agressão tão nociva para a democracia. É necessário investigar esses casos antes que ocorram males maiores.

Maria Helena Beauchamp (São Paulo, SP)


Visitas a Lula

Celso Amorim, em texto emocionado, expressa indignação com a recusa aos pedidos de visita a Lula por Adolfo Esquivel e Leonardo Boff. O ex-ministro expressa o sentimento de muitos ao afirmar o seguinte: “A ignorância de nossos juízes quanto às normais internacionais sobre tratamento de presos ou a pequenez de espírito dos que se apegam à formalidade das regras para tomar decisões despidas de qualquer sentimento de humanidade”. 

Vera Jock Piva (Maringá, PR)

 

O ex-ministro Celso Amorim esqueceu-se de dizer no seu artigo que o ex-presidente Lula é honesto.

Walter Duarte Barreto Júnior (Salvador, BA)


Esquerda

O Brasil precisa de alguém que rompa todo esse ranço corrompido da política. O que a esquerda apresenta seria novamente um caos: Ciro Gomes, Fernando Haddad, Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos. Agora, é intrigante André Singer dizer que “por maiores que sejam as diferenças entre os citados personagens, todos fazem parte do arco que se opõe ao atual estado de coisas”. Todos esses personagens comungam da mesma doutrina ideológica que levaram o país ao atual desastre econômico e político.

Angelo Galdi (Piracicaba, SP)


Suicídio entre adolescentes

O tema sobre o suicídio de crianças e adolescentes sempre foi um tabu na sociedade, mas voltou à pauta das discussões de professores e especialistas da área médica. Colégios que procuram respostas para tais consequências são os que ocupam o ranking de aprovações nas melhores universidades, praticando uma competitividade irracional, privilegiando os vencedores e enaltecendo os melhores. Esquecem-se de parabenizar os demais pelo esforço.

Ricardo Bertini Filho (Jaguariúna, SP)


SUS

Drauzio Varella expressou o sentimento da nossa categoria profissional em relação à má gestão do SUS. Em “Troca-troca”, o autor diagnosticou a absurda situação do Ministério da Saúde, que desde o ano 2000 já foi chefiado por 12 ministros diferentes. O mais grave é que o objetivo da maioria deles era utilizar a pasta para benefício eleitoral próprio ou dos grupos aos quais são ligados. 

José Elias Aiex Neto, médico (Foz do Iguaçu, PR)


Pedido de liberdade

Agiu acertadamente o Ministério Público e a Justiça do Rio de Janeiro ao mandar soltar 137 dos 159 presos numa festa supostamente organizada por milicianos. A polícia errou ao generalizar todos e agir com a emoção.

Pedro Valentim (Bauru, SP)


Cemitérios 

A privatização dos cemitérios municipais da capital é assunto frequente. Cemitérios como o Consolação e o Araçá têm a maioria de seus túmulos abandonados pelas famílias e não haverá quem pague por sua manutenção. Quase todos foram depredados para roubo de placas e estátuas de bronze sem que houvesse o menor empenho das administrações em coibir esses atos. Quanto ao atendimento do do serviço funerário da prefeitura, posso dizer que sempre o considerei atencioso.

Fabio Ravaglia (São Paulo, SP)


Corrupção no futebol

Enquanto a Justiça desportiva brasileira dorme em berço esplêndido, não vendo ao seu redor as corrupções praticadas pela CBF, federações e até por clubes, a FIFA e o FBI, lá de longe, fazem a vez de fiscalizar e até prender os corruptos que atuam no país. Que vergonha! A nossa Justiça não enxerga os corruptos que destroem o futebol brasileiro e necessitamos de punições que venham de órgãos do exterior.

Benone Augusto de Paiva (São Paulo, SP)


Agrotóxicos

Não sei o que Luiz Nishimori, que propõe mudanças nas restrições e uso de agrotóxicos, quer dizer com “boas práticas agrícolas” que garantem a segurança da utilização dos produtos . Ele estudou bem os efeitos desses produtos ou quer simplesmente ajudar os produtores irresponsáveis a ganhar mais? 

Carlos Brisola Marcondes, professor do Departamento Microbiologia da UFSC (Florianópolis, SC)


Gírias

Adorei a coluna de Alvaro Costa e Silva. A língua é dinâmica e isso é saudável. Nos últimos anos, eu comecei a me incomodar com a importação de “carioquismos”. Assim, eu me sinto vingado ao saber que areias cariocas passaram a reproduzir gírias paulistanas. Para comemorar, vou até uma padoca tomar uma breja bem sussa. 

Antonio Pedro da Silva Neto (Itanhaém, SP)


Erros

Ao ler a seção Erramos, que sempre é atualizada, fico pensando se não é o caso de mandar investigar a água servida na Redação.

Isabel Ferronato (Blumenau, SC)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.