Descrição de chapéu

Caderno sobre Amazônia alerta para a importância da diversidade, diz leitor

Reportagem acompanhou expedição do fotógrafo Sebastião Salgado à floresta amazônica

Grupo de jovens ashaninkas aprende a fazer flechas com uma taquara, que é chamada de chicosa
Grupo de jovens ashaninkas aprende a fazer flechas com uma taquara, que é chamada de chicosa - Sebastião Salgado

Sebastião Salgado na Amazônia

O caderno deste domingo (20), além de muito bonito, alerta para a importância de um valor: a diversidade. Ambiente e sociedade, em sua diversidade, constituem o patrimônio mais precioso. Sem o empenho dos estados e de cada um, seremos todos os prejudicados pelas perdas na pluralidade ambiental e humana. A beleza das fotos alerta para isso de maneira impressionante.

Pedro Paulo A. Funari, professor do departamento de história da Unicamp (São Paulo, SP)

 

Belíssimo e muito importante o caderno. Fotos que, além de belas, têm um sentido antropológico, e texto excelente de Leão Serva. Parabéns.

Mouzar Benedito (São Paulo, SP)


Depoimento da filha de Temer

O que depreendemos do texto é a desfaçatez com que Maristela respondeu às perguntas da Polícia Federal ao afirmar que foi seu pai, Michel Temer, quem indicou o coronel Lima para ajudar na reforma da casa dela. E mais: não tinha comprovante dos valores pagos nem os nomes dos prestadores dos serviços efetuados. Nós temos de conviver com essas deslavadas e engendradas omissões de fatos de origem duvidosa.

Helio de Almeida Rocha (Piracicaba, SP)


Ritmo da Justiça

O fato de o Tribunal Regional Federal da 4º Região ter reduzido o ritmo de julgamento de processos após condenar Luiz Inácio Lula da Silva reforça a tese de que setores do Poder Judiciário agem com dois pesos e duas medidas (“Após ação de Lula, TRF-4 reduz ritmo de julgamento de processos da Lava Jato”). E torna o ex-presidente mais vítima do que réu. Já está ficando público e notório que os acusados de corrupção do PSDB têm o carinho e excesso de compreensão desses mesmos setores do Judiciário.

Pedro Valentim (Bauru, SP)


Sergio Moro em NY

Juízes são seres humanos e têm o direito, sim, de tomar champanhe. Inclusive os que prendem. Todas as homenagens que forem conferidas a Sergio Moro serão poucas. Ele faz parte da história do Brasil por sua coragem e retidão. 

Cláudia Ziglio (Santana de Parnaíba, SP)


Policial homenageada

Na coluna (“Licenças para matar”, de Luís Francisco Carvalho Filho), foi tachada de “leviana e oportunista” a valorização de uma militar que agiu de acordo com as regras de conduta, salvando vidas de mães e crianças em Suzano. A cabo Katia Sastre agiu em defesa dos paulistas e merece a homenagem, assim como os policiais que arriscam suas vidas para defender a sociedade. Oportunista é a comparação do caso com ocorrências do regime militar, quatro décadas atrás, em contexto completamente diferente. Respeito outras posições. Mantenho a minha.

Márcio França, governador do estado de São Paulo

Resposta do colunista Luís Francisco Carvalho Filho Não há comparação com o regime militar. Em campanha, tentando se apropriar do discurso de Jair Bolsonaro, o governador estimula a letalidade policial: licença para matar.


Lei da Anistia

O dr. Ives Gandra Martins estava sendo o dr. Ives Gandra Martins no artigo em que defende a não revisão da Lei da Anistia. Até aí tudo bem, ele que se entenda com sua consciência. Não concordo com a integralidade dos seus argumentos, porém gostaria muito que ele nos revelasse como enquadraria os terroristas de Estado que promoveram a tentativa (graças a Deus malograda) do atentado do Riocentro, após a entrada em vigor da Lei da Anistia (“A Lei da Anistia é irrevogável”).

Marcelo Pereira Macedo (São Paulo, SP)


Sistema único de segurança

Até que enfim a Folha dispensa atenção ao assunto segurança pública. Em “SUS para a segurança”, destaca que o texto a ser sancionado prevê melhoria da capacitação dos policiais. Será um grande passo, porém só trará eficácia se vier acompanhado do piso salarial nacional, previsto na PEC 300, que dormita no Congresso.

Jarim Lopes Roseira, presidente da seção de São Paulo da International Police Association (São Paulo, SP)


Educação fundamental

Cristovão Tezza faz uma análise pertinente e provocadora da educação. Para ele, “o gigantesco desastre nacional, há décadas patinando em índices vergonhosos”, está situado na educação básica. No entanto, é preciso diferenciar certo avanço no ensino fundamental, em boa medida devido à sua municipalização, do ensino médio, cuja avaliação é sofrível. Ele também poderia ter citado os mais de 11 milhões de analfabetos existentes no país, número vergonhoso lembrado na genial charge de Jean Galvão.

Norberto Dallabrida, professor da Universidade do estado de Santa Catarina (Florianópolis, SC)


Plinio Martins Filho

Conhecer um pouco da trajetória pessoal do professor Plinio Martins Filho me fez admirar ainda mais o trabalho que desenvolveu durante os anos em que foi diretor-presidente da editora da USP, a Edusp. Infelizmente, como disse o jornalista científico Ulisses Capozzolli, “a universidade definha” e “a mediocridade emerge com todo seu descarado oportunismo. Creio que Plinio foi retirado da Edusp nesse contexto”. As grandes inteligências se foram e aquelas que restaram estão sendo expulsas.

Dina Elisabete Uliana, bibliotecária (São Paulo, SP)


Casamento real

Chamei a minha filha, de seis anos e negra, para assistir na TV ao casamento de Meghan e Harry. Foi uma oportunidade única, já que há pouquíssimas referências de negros na TV, sobretudo nas propagandas em geral, nos filmes de princesas e personagens Disney e nas novelas da Globo.

Ricardo Joaquim Barbosa (São Paulo, SP)


A próxima Grécia?

A leitura da coluna de Marcos Lisboa leva-me a crer, com inevitável tristeza, que o Brasil parece decidido a ser a Grécia em vez de ser Portugal, desafiando a realidade. Ademais, não contamos com uma moeda forte; ao contrário, a nossa se apequena aceleradamente.

Simão Pedro Marinho (Belo Horizonte, MG)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.