Descrição de chapéu

'Devemos nos preocupar é com quem vamos pôr no Congresso', diz leitor

Para leitor, há preocupação excessiva com as ideias de pré-candidatos à Presidência

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

Bolsonaro e a China

Muito pertinente a análise do sociólogo Celso Rocha de Barros sobre a picuinha do candidato Jair Bolsonaro com a China. É bom que os eleitores dele, principalmente os ruralistas, fiquem espertos, pois está mais que provado que ele não é —e nunca será— a salvação da nossa lavoura.

Manoel Dorneles Rodrigues (São Paulo, SP)

 

Há uma preocupação excessiva com o que pré-candidatos pensam ou deixam de pensar. Isso é um desgaste desnecessário, pois vivemos em um regime democrático, não em uma ditadura. Um presidente não tem o poder para materializar tudo o que pensa, pois suas propostas dependem de aprovação do Congresso. Devemos nos preocupar é com quem iremos colocar no Congresso.

Tersio Gorrasi (São Paulo, SP)


Conscientização do eleitor

Ao ler o texto “Campanha busca conscientizar eleitor a renovar Congresso”, o meu coração se encheu de esperança. Mas pergunto: por que essa notícia não ocupou um destaque maior na edição? A meu ver, didaticamente tratada, ela deveria estar também afixada nos postes das ruas, para ser acessível aos cidadãos e ser veiculada boca a boca.

Marilisa Pinto França (São Paulo, SP)


Visitas a Lula

Celso Amorim, tenho todo o respeito pelo trabalho que o senhor já desempenhou, mas infelizmente fico muito triste com a cegueira em relação ao ex-presidente Lula, que nos traiu, cedendo às tentações da corrupção (“O político e o humano”).

Douglas Aparecido de Souza (São Paulo, SP)

 

Na democracia vivenciamos o império da lei e a ela todos nós devemos nos submeter, inclusive o ex-presidente Lula. Aliás, ele está cumprindo pena em condições privilegiadas, bem melhores que as de muitos outros presidiários.

Marcos Antonio Duarte (Itaí, SP)

 

Excelentes palavras. Melhor ministro das Relações Exteriores que este país já teve e que fez parte do governo do melhor presidente que este país já teve, que, mesmo condenado, continua na liderança das pesquisas eleitorais.

Rodolfo Maia (São Paulo, SP)


Governo Dilma

É de se indagar: o governo Dilma Rousseff —se não houvesse o impeachment, é claro— faria menos asneiras que o atual?

Mauro Lacerda de Ávila (São Paulo, SP)


Joaquim Barbosa

O ministro aposentado do Supremo é o melhor candidato que temos no horizonte. Ele tem um pensamento equilibrado, já combateu concretamente a corrupção e tem um gênio suficientemente forte para aguentar a pressão dos lobos da política. É de um sujeito desses que o Brasil precisa.

Eduardo de Lima (São Paulo, SP)


Ruy Castro

Dane-se o LP original de “Chega de Saudade”. Inveja eu tenho mesmo é do estilo irretocável de escrita do Ruy Castro (“Nos sapatos do passado”).

Leila de Oliveira (Campinas, SP)


Enem

O Enem já vem sendo fraudado oficialmente há tempos, uma vez que as universidades, em desrespeito à Constituição, mas com apoio do Supremo Tribunal Federal, vêm permitindo que estudantes com notas inferiores à de concorrentes ingressem em seus quadros (“Fraudes no Enem”).

Geraldo Magela da Silva Xavier (Belo Horizonte, MG)


SUS

Concordo com o Drauzio Varella, mas faltou da parte dele definir as qualidades que tornariam um gestor mais competente. Gerir a saúde no Brasil não é fácil, até porque, sem suporte financeiro, a missão torna-se impossível. A questão é que o sistema, universalizando a assistência gratuita, por si só não se sustenta.

Renato Soares (Joinville, SC)


Mentiras

Luiz Felipe Pondé mostra como somos, não como nós gostaríamos que fôssemos. Nossas instituições são montadas sobre bases utópicas em que as pessoas são sinceras, empáticas, desinteressadas, respeitam o próximo e só querem o bem. E a realidade nos força a construir presídios.

Radoico Câmara Guimarães (São Paulo, SP)

 

Mais do que nunca as pessoas preferem aparentar ser o que não são. Elas invertem a imagem do “eu” verdadeiro pelo “eu” falso e descolado.

Lusandro Oliveira (Santa Inês, PB)

 

Pondé, não encontro palavras para justificar como acho você talentoso. É um prazer toda segunda ler algo do seu rico patrimônio de ideias.

Ângelo Comisso (Santo Antônio de Posse, SP)


Fotografia

Há alguns dias, enviei uma carta ao Painel do Leitor criticando a imprensa brasileira pelo tratamento descuidado e muitas vezes desrespeitoso dado à fotografia. No entanto, nas últimas semanas, tenho observado a liderança desta Folha na recuperação do bom fotojornalismo. Primeiras páginas belíssimas e ensaios no interior dos cadernos ilustrados com fotografias da ótima equipe de fotógrafos do jornal.

Cristiano Mascaro (Carapicuíba, SP)


Lições de vida

Vale elogiar a concisão e a verdade de Ricardo Araújo Pereira em sua socrática reflexão sobre o saber, quando se é jovem, e o conhecer e o saber, quando se está maduro.

Alcides Telles Júnior (Santos, SP) 


Um Mundo de Muros

O relato de Patrícia Campos Mello merece sinceros parabéns. Vivemos em uma sociedade de muros cada vez mais altos, cada vez mais inexpugnáveis e cada vez mais excludentes e iníquos.

Gustavo A. J. Amarante (São Paulo, SP)


Hélio Schwartsman

Cinco vezes por semana fico surpreendido com o colunista Hélio Schwartsman, que comenta sobre assuntos tão diversos como medicina, ciência e política. Não sei como ele consegue ler tanto e sobre assuntos diferentes para produzir seus artigos, sempre interessantes. 

Isaias Raw (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.