Descrição de chapéu

'Juiz não pode ser ator principal, tem de se manter isento', diz leitor

Sergio Moro foi apresentado como 'herói nacional' em jantar em sua homenagem nos EUA

Sergio Moro em NY

Texto perfeito e sobretudo corajoso de Reinaldo Azevedo. Será que o salvador da pátria acabou sendo picado pela mosca azul?

Fernando Camargo (Limeira, SP)

 

Injusta a reação emocional do colunista Reinaldo Azevedo, que não quer enxergar o significado do trabalho de Sergio Moro na busca de um dos valores mais significativos para uma nação: a ética. Se o juiz viaja ao exterior, é para ser condecorado por suas realizações e para também mostrar ao público internacional o contraponto das falsas teorias que lá fora apresentam aqueles que investiga. 

Salvador Parisi (São Paulo, SP)

 

Juiz não pode ser ator principal. Tem de se manter isento, sem vaidade irresponsável. Quem ocupa esse cargo sabe disso.

Helano Timbó (Fortaleza, CE) 

 

Discordo do colunista, que acusa Moro de ter posturas indecorosas e afirma que lugar de juiz é no claustro. Vivemos novos tempos, com mais abertura, com mais transparência. Os ministros do Supremo Tribunal Federal também participam de entrevistas e eventos, como lançamentos de livros.

Regina Cutin (São Paulo, SP)


Partido da Justiça

Perfeito, André Singer. Contra fatos não há argumentos. Como explicar a não prisão de Eduardo Azeredo, já condenado em segunda instância, e a soltura de Paulo Vieira de Souza?

Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)

 

Singer afirma em seu texto que o “Partido da Justiça” escolheu como alvo privilegiado o PT. No entanto, ele mesmo se contradiz ao afirmar que “o mecanismo recaiu também sobre o MDB”. Como recairá também sobre o PSDB, restará ao articulista vir a público e se desculpar pela parcialidade que o impede de reconhecer a grande contribuição da Lava Jato para o avanço civilizatório do país.

José Loiola Carneiro (São Paulo, SP)


Ritmo de julgamentos

Ao agirem assim, juízes e tribunais passam realmente a impressão de perseguição aos políticos da esquerda (“Após ação de Lula, TRF-4 reduz ritmo de julgamento de processos da Lava Jato”). Precisamos de uma demonstração de que todos os políticos desonestos, independentemente de cores partidárias, serão punidos igualmente e com a mesma celeridade.

João Francisco dos Santos (Sorocaba, SP)


Kim Jong-un e Donald Trump

Já que o ditador Kim Jong-un demonstrou boa vontade em negociar não custava adiar os exercícios militares (“Idas e vindas de Kim”). Os Estados Unidos deram motivos para pôr em risco o encontro.

Alan Moacir Ferraz (São Sebastião, SP)


Checagem de fatos

O que é e o que não é verdade importam. Quem lê qualquer coisa que coincide com suas ideias, conceitos e preconceitos e aceita seus pressupostos de maneira acrítica está sendo manipulado. As agências que verificam os fatos têm muita importância. Daí sofrerem maledicências e ameaças. Faz parte. Sigam em frente (“Em defesa da checagem de fatos”, de Alexios Mantzarlis).

Carlos Guimarães (Curitiba, PR)


Igualdade salarial

Em um país com milhões de desempregados e milhões de pessoas no desalento, falar em busca da igualdade salarial de gênero por meio de aumento de custos diretos para o governo e indiretos para as empresas é algo absolutamente despropositado e fora de hora (“Pela licença-paternidade obrigatória”, de Rodrigo Zeidan). As pessoas querem é um salário, salário qualquer, porque todas estão iguais, sem nenhum. Temos privação salarial para todos os gêneros. 

Nelson Damasceno (Belo Horizonte, MG)


Expectativa para o PIB

Recebemos com extremo otimismo a notícia divulgada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, sobre a expectativa de crescimento do PIB em torno de 2,5% para este ano. Todos sabem que o cenário internacional não tem colaborado, mas observamos a intenção do governo de gerar novos postos de trabalho. A expectativa é grande para que as políticas econômicas e sociais continuem acontecendo.

Paulo Soares Sena, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados de São Paulo


Embrapa

Li com interesse o artigo do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, sobre as pesquisas realizadas e a sua atuação em melhoramento genético e fornecimento aos grandes produtores de sementes de importantes culturas. Não vejo, no entanto, nenhum esforço da empresa para assessorar iniciativas de pequenos produtores e para fornecer esse “ know how” ou mudas, tal como vem sendo feito pelo USDA, que muitas vezes distribui germoplasma para colecionadores e pequenos produtores.

Carlos Peres da Costa (Recife, PE)


Casamento real

Chega a ser constrangedora a incompreensível cobertura da mídia brasileira sobre o casamento. É lamentável que num país onde transbordam problemas de toda ordem sejam dedicadas horas de transmissão a um evento completamente divorciado de nossa realidade.

Paulo Roberto Gotaç (Rio de Janeiro, RJ)

 


O que o casamento do príncipe Harry e da atriz Meghan Markle influi ou contribui para melhorar o mundo? Há dias, semanas, meses só se fala disso como o maior espetáculo da Terra. Para que isso?

Eliton Rosa (Rio de Janeiro, RJ)


Policial homenageada

Ridículo e até irresponsável o procedimento político de promover a homenagem à policial militar Kátia Sastre. Já passa da hora de figuras do meio político deixarem de usar a segurança ou insegurança pública como cacife junto ao eleitorado.

Antonio Francisco da Silva (Catete, RJ)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.