Descrição de chapéu

Discurso do MBL sobre meritocracia ruiu com notícia, diz leitor

Entrevista de Armínio Fraga e Vera Fischer são outros assuntos comentados pelos leitores da Folha

O líder do MBL, Kim Kataguiri, pré-candidato a deputador federal - Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

Bom exemplo
Oded Grajew faz uma bela descrição do sucesso da Suécia (“Lições da Suécia”). Menciona a excelência tecnológica de um país com 10 milhões de habitantes e empresas como ABB, Electrolux, Ericsson, Scania, Saab, SKF, Volvo, entre dezenas de outras que geram empregos, divisas, impostos. O socialismo, quando pode dividir riqueza, é realmente uma maravilha.

Márcio Macedo (Belo Horizonte, MG)


Votos nulos
Excelente o divulgado pela Folha (“Votos brancos e nulos não levam à suspensão da eleição”). Esta notícia deveria ser inserida na primeira página, todos os dias, até as eleições deste ano, para esclarecer aos eleitores que nada entendem da legislação eleitoral. Se possível, informar também sobre “votos de protesto” que apenas servem para que uma sigla consiga atingir e superar o coeficiente eleitoral e eleger maior número de candidatos.

Péricles Capello Cruz (Atibaia, SP)


Pesos iguais
Se é impossível acreditar que Lula e Dilma não sabiam o que se passava na Petrobras e nas licitações de obras públicas, parece-me mais do que razoável supor que Serra e Alckmin também sabiam o que se passava no Metrô e nas licitações de Dersa e Rodoanel. Ou não? (“Justiça decreta prisão preventiva de ex-secretário de Alckmin”).

Márcia Meireles (São Paulo, SP)

 

Há meses que a Polícia Federal fala do Coronel Lima servindo ao presidente, indevidamente.(“Empresa de coronel atendeu a demandas públicas e privadas de Temer, diz PF”). E onde estão as “Janaínas” da vida para bater panelas, erguer patos na Paulista e rodopiar bandeiras, discursos inflamados, para exigir o impeachment do presidente como fizeram com a presidente Dilma?

Mariza Bacci Zago e Antônio Pedro Zago (Atibaia, SP)


Muro da USP
Quem decidiu derrubar o muro da raia olímpica da USP e construir esse de vidro, só pode ser um cidadão que vive no mundo da Lua. Alguém tinha alguma dúvida de que  ele seria um excelente alvo dos vândalos? Quem está pagando a reposição ? A USP ? Não seria melhor usar essa dinheirama em bolsa de estudos, pesquisas? Pobre Brasil ...

Ivete B. Dolan (São Paulo, SP)


Musa eterna
Gostei da entrevista com Vera Fischer na coluna de Mônica Bergamo (“Os machistas queriam que eu tivesse morrido”, Ilustrada, 1º/7) por sua coragem,  franqueza e determinação. Ela é a mulher mais linda que já vi e a idade não apaga seu brilho. 

Luiza Nagib Eluf (São Paulo, SP)


MBL
Ruiu o núcleo duro do discurso do MBL: a meritocracia como único meio de acesso a cargo público e a denúncia, feita por eles, do aparelhamento estatal como monopólio dos opositores políticos do movimento (“Após reunião com MBL, Covas recontrata supervisor demitido”). A Folha informou que coordenador do movimento recebe R$ 3.385,00/mês do contribuinte paulista na gestão atual de PSDB e aliados, donde a certeza: esses empreendedores ideológicos, que inclusive pedem censura, como na exposição Queer Museu, são pagos com “argent de porche”.

Marcelo Pedro de Arruda (São Paulo, SP)


Colunistas
Faz bem Hélio Schwartsman em continuar a discussão sobre os atos de humilhação de torcedores na Rússia e suas consequências. (“Intenção e resultado”). É difícil estabelecer uma razoabilidade genérica. Uma violência verbal —o bullying— levar uma pessoa ao suicídio não é tão cruel quanto uma facada ou tiro? Não é somente questão de exagero e, sim, da heterogênea sensibilidade de cada um de nós.

Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

 

Marcos Lisboa afirma que há decisões das cortes superiores que parecem tentar apagar o incêndio adicionando gasolina, como a do TST, que impôs uma perda bilionária à Petrobras (“Servidores”). E impor perda bilionária aos trabalhadores, pode? Ora, o que se deve observar é se a condenação da Petrobras foi de acordo com as leis trabalhistas. Se a decisão não foi justa, recorra-se dela e, em caso de insucesso no recurso, paciência: há muitas decisões judiciais injustas que acabam tendo que ser cumpridas.

Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)

 

Bruno Boghossian (“Marina contra ninguém”) manifesta negativismo exacerbado ao abordar a candidatura presidencial da ex-senadora, que é muito mais do que “a segunda opção do eleitor frustrado”. Este deve priorizar quem faz a diferença: Marina Silva, além de inteligente e culta, não sofre de contaminação pelo vírus da politicagem secular.

Maria Inês de Araújo Prado (São Paulo, SP)

 

Concordo com o colunista Maurício Stycer (“Vitória da desinformação”). A pré-candidata à presidência Manuela D’Ávila foi muito constrangida no programa Roda Viva da TV Cultura. Não a deixaram falar e expor suas ideias claramente . O que mais me indignou foi ter na bancada Frederico D’Ávila, coordenador da área rural da campanha de Bolsonaro. O apresentador Ricardo Lessa foi omisso e parcial e os entrevistadores Joel Fonseca e Vera Magalhães foram extremamente indelicados .

Maria Helena Beauchamp (São Paulo, SP) 

 

Aplauso ao artigo do Maurício Stycer a respeito do programa Roda Viva. Foi um desrespeito à cidadã e à mulher Manuela D’ Ávila. 

Shigueyuki Yoshikuni (Lins, SP)


Armínio Fraga
Chega a ser ridícula a posição de Armínio Fraga afirmando que o PSDB não faz parte da “velha política”, como ele a define. Ingênua também é sua ideia de que Luciano Huck seria uma opção, este não passa de uma Marina Silva de centro, despreparado para os desafios (“Austeridade é ótimo, cada um tem de viver dentro da sua realidade”).

Rafael Alberti Cesa (Caxias do Sul, RS)


Lula Candidato
O STF, última instância recursal da Justiça, deveria aproveitar a oportunidade proporcionada pelo mais recente recurso da defesa de Lula para deliberar sobre sua elegibilidade. Uma decisão definitiva que se impõe pela urgência tanto ao apelado, como a todo o eleitorado, inclusive a seus apoiadores. (“Cármen Lúcia deixa pedido de liberdade de Lula fora da pauta do STF de agosto”).

Luís Roberto Nunes Ferreira (Santos, SP)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.