Leitores criticam tanto autoritarismo quanto falta de espírito de equipe em briga de tucanos

Artigo de Alberto Goldman com ressalvas a João Doria ainda mobiliza reações

PSDB

Foi por esse tipo de comportamento autofágico do PSDB que vicejaram Lula e o PT. Mesmo com seu líder preso, condenado em segunda instância, não se ouve um petista criticando o ex-presidente. Pelo contrário. Espírito de equipe.

Humberto Sanchez (Araçatuba, SP)

 

Parabéns, Alberto Goldman. Onde estão os verdadeiros peessedebistas que não freiam João Doria em suas atitudes? Se ele ganhar a eleição para governador de São Paulo, será que não abandonará o estado —como abandonou a capital paulista— para aspirar a candidatura ao Planalto?

Júlio Morábito (Tupã, SP)

 

Sobre as críticas a João Doria feitas por Goldman, veio-me a imagem de um partido que mais parece um cachorro correndo atrás do próprio rabo. Lamentável a inexistência de uniformidade ideológica e partidária.

Andrea Metne Arnaut (São Paulo, SP)


Vice de Bolsonaro

A possível indicação do astronauta Marcos Pontes para ser vice de Jair Bolsonaro (PSL) é extremamente adequada para um povo que “vive na Lua”.

Carlos Gonçalves de Faria (São Paulo, SP)


1968

Sugiro à Folha que dedique uma página inteira ao Acervo Folha, que nos traz fantásticos textos de 1968, o ano que não terminou, e do famigerado AI-5, marco sinistro da longa noite de trevas da censura por que passamos nos fatídicos anos da ditadura. É importante que jovens vejam como tudo começou. No pé de página em que é publicado, não dá para se ler quase nada. Recordar, lamentavelmente nesse caso, é viver, e necessário para formarmos um parâmetro para uma análise criteriosa dos dias atuais.

Roberto Cecil Vaz de Carvalho (Araraquara, SP)


Ministro do Trabalho

O Sinait contesta declarações do ministro do Trabalho, Caio Luiz Vieira de Mello. Os auditores que fiscalizaram sua fazenda entre 2003 e 2009 não erraram. Encontraram infrações trabalhistas que estão documentadas em relatórios e fotos. O Ministério Público do Trabalho, dois anos depois, em diligência no local, constatou que alguns problemas foram resolvidos e outros, não. Deu prazo e, quando tudo ficou certo, arquivou o inquérito. O MPT nunca contestou a fiscalização, como disse o ministro.

Carlos Fernando da Silva Filho, presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho)


Elie Horn

Elie Horn, com sua demonstração de altruísmo, certamente um número incontável de brasileiros passou a conhecê-lo de perto, com grande admiração. Considerar-se um anão perante os mais ricos nada significa diante de sua gigantesca demonstração de amor ao próximo, repleta de sabedoria e bondade. Tomara que sua comovente reivindicação alcance todos que a leram e os inspire a doarem um pouco do que ganham àqueles que nada têm e muito necessitam.

Paulo Guida (São Paulo, SP)


Incentivo a pesquisas

Por mais que a Academia Brasileira de Ciências, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a comunidade científica alertem, o governo brasileiro continua não entendendo que países como os EUA, China, Alemanha, França, Inglaterra e Coreia do Sul só chegaram ao seu atual estado de desenvolvimento e riqueza graças aos sólidos e permanentes investimentos em ciência, tecnologia e inovação. 

Renato Cordeiro, pesquisador titular na Fundação Oswaldo Cruz e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (Rio de Janeiro, RJ)


Alíquota 

Com referência à publicação de que o Ipesp (Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo) descontará 20% da contribuição, manifesto-me com surpresa e com repúdio a tal procedimento, deveras arbitrário, eis que afronta decisão do STF em Ações Diretas de Inconstitucionalidade, interpostas por órgãos competentes. Trata-se de uma medida contrária à matéria julgada em última instância e ao estado de Direito em que vivemos com a garantia do direito adquirido expressa e claramente definida.

José Corpo, advogado aposentado (São Paulo, SP)


Voluntários

Excelente o texto “Voluntários e Transformação”, de Claudia Costin. Realmente, é muito grande o potencial de transformação do trabalho voluntário. Tenho vivido essa experiência há 20 anos, no Instituto Gesc, que oferece capacitação em gestão para organizações da sociedade civil. Consideramos o trabalho voluntário como o primeiro degrau para o exercício de uma efetiva cidadania.

Alfredo dos Santos Junior (São Paulo, SP)


Tarifa para obras de arte

É triste observar que concessionárias praticam cobrança abusiva para armazenar obras de arte vindas do exterior, desvirtuando o caráter cívico-cultural. 

André Cassimiro (São Paulo, SP)


Crítica

Dar a capa da Ilustrada para uma tal de Ananda, que gravou uma música horrível com uma letra chula, é muita futilidade. 

José Antonio Teixeira (São Paulo, SP)


Crimes

Torna-se irritante a repetição de Renato Terra ao comentar o assassinato de Marielle Franco. Também queremos saber quem matou ou mandou matar a estudante brasileira e centenas de opositores do regime na ditadura de Ortega, na Nicarágua.

Antônio Luiz Amadesi Gomes (Jundiaí, SP)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.