'Não votar é melhor que votar mal', afirma leitor

Segundo Datafolha, 23% dos brasileiros declararam a intenção de votar em branco ou nulo

Eleição

Trata-se de uma afronta ao princípio da igualdade o autofinanciamento sem limites (“Autofinanciamento sem limite e candidatura avulsa”, de Rafael Araripe Carneiro). É preciso que o Poder Judiciário imponha limite a tal situação, caso contrário teremos a eleição dos ditos candidatos “bem-nascidos”. Um grande retrocesso.

Geraldeli da Costa Rofino (Juiz de Fora, MG)

 

Quando você não tem um candidato a escolher, que vote nulo. Quando para você é indiferente, que vote branco. Não votar é melhor que votar mal. Assim, o voto no Brasil não é obrigatório, a obrigatoriedade se limita ao comparecimento, o que é absolutamente democrático.

Otávio de Queiroz (São Paulo, SP)

 

Quem, como eu, viveu diversas eleições com cédulas de papel, campanhas espontâneas, candidatos mais qualificados e um maior debate de ideias vê-se agora diante de fofocas em rede social, vídeos de situações constrangedoras e muito ódio. Fico com sinceras dúvidas sobre os benefícios da evolução tecnológica.

Arlindo Carneiro Neto (São Paulo, SP)


Neymar

Lúcida e clara como sempre, Laura Carvalho põe tudo no lugar (“O lugar do drible”). Aliás, em se tratando de lugar, ela nos lembra que o problema do Neymar e do mundo é mais embaixo, ou melhor, mais em cima...

Flávia Aidar (São Paulo, SP)

 

A coluna “Um analgésico para Neymar”, de Ricardo Araújo Pereira, é uma lição, uma verdadeira obra de arte. Em poucas linhas o autor esclarece dúvidas que eu carregava com muita agonia. Finalmente entendi o comportamento do camisa dez. 

Marcos de Luca Rothen (Goiânia, GO)


Copa do Mundo

Que fique o registro: acho que o Brasil tem poucas chances de passar pela Bélgica (“As chuteiras belgas”, de Juca Kfouri). Ainda que o futebol seja imprevisível, a seleção belga reúne características que a brasileira não pode contrapor. Nesta sexta-feira (6), acaba o ufanismo e começa a lavagem de roupa suja, apontando as falhas e os conflitos.

Luiz Henrique Amorim (Salvador, BA)


Cobertura vacinal

A notícia da Folha de que “1 em cada 4 municípios tem cobertura abaixo da meta em todas as vacinas infantis” revela a falência do modelo preventivo de assistência à saúde no país. Há que se destacar que o dado da reportagem mostra que a estratégia de saúde da família ainda não está funcionando como deveria. Nesse modelo, as equipes de saúde deveriam estar nas casas de famílias para cobrar de pais o cumprimento de obrigações como a vacinação de seus filhos. No entanto, pelo jeito, não estão.

José Elias Aiex Neto, médico (Foz do Iguaçu, PR)


Conciliação

O título do artigo do presidente da seção São Paulo da OAB, Marcos Costa, diz tudo: a presença do advogado deve ser um direito, não uma obrigação (“Presença do advogado, um direito inalienável”). Atualmente já é assim. A pessoa que é direcionada para a mediação tem o total e inalienável direito de ser acompanhada por um advogado privado ou público. Todos os acordos são homologados por um juiz. Tornar a presença obrigatória equivale a infantilizar a população e reforçar a corporação.

Benjamin Wainberg (São Paulo, SP)

 

As razões apresentadas pelo autor são insofismáveis. O advogado traz inquestionavelmente segurança a todas as decisões judiciais e aos cidadãos. A busca pela verdadeira justiça, em qualquer situação, necessita contar com o respaldo técnico e a confiança trazida pelos advogados.

Luiz Gonzaga Bertelli (São Paulo, SP)


EUA e Venezuela

Ninguém pode negar que o governo venezuelano é autoritário e populista, mas uma ação militar dos Estados Unidos no país sofreria o repúdio da população venezuelana e de toda a América Latina. Além disso, só fortaleceria o moribundo governo de Nicolás Maduro (“Trump sugeriu várias vezes que EUA invadissem Venezuela, diz agência”). Aliás, qual seria a justificativa?

Luiz Leal (Florianópolis, SC)    


Javalis

O editorial expõe de maneira clara e objetiva a situação criada pela insensata lei (“Javali protegido”). Sob o mantra da pseudoproteção aos animais, agricultores terão que assistir incólumes à destruição de suas plantações. E toda a sociedade assistirá à destruição da fauna e da flora que essa espécie causa. Ao que parece, a lei foi elaborada sem um mínimo estudo, com o único viés de capturar votos dos sensíveis protetores dos animais que pouco sabem sobre os inúmeros malefícios que essa espécia invasora causa.

Rodrigo Rössler, advogado (São Paulo, SP)

 

Há que se observar que caçadores querem caçar. O descontrole populacional dos javalis, que comprovadamente não vem sendo contido pela caça autorizada pelo Ibama, não pode justificar a matança de forma cruel, as matilhas de cães sacrificadas e, muito menos, o armamento da população civil.

Angela Caruso, diretora do Quintal de São Francisco (São Paulo, SP)


Plano de saúde

Quer ter um plano de saúde de baixo custo? Não ingira bebidas alcoólicas. Não fume tabaco nem maconha. Nunca experimente drogas alucinógenas. Não se vicie em nada. Alimente-se e durma bem. Tome cuidado com alimentos gordurosos e açucarados. Coma frutas, legumes e verduras. Beba água regularmente. Faça exercícios físicos e controle o seu peso. E tenha calma e equilíbrio emocional.

Ney José Pereira (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.