'PT deixou de ser tão sectário faz algum tempo', afirma leitor

Partido tenta voltar a presidir o país com chapa formada por Lula, que está preso, e Haddad

PT

O questionamento de Marcus André Melo sobre o jogo pesado constitucional é interessante, mas não considero justo lembrar que o PT fez pedidos de impeachment no passado (“Jogo pesado constitucional”, Opinião, 20/8). O PT deixou de ser tão sectário faz algum tempo. O PT era contra o FMI também, era contra alianças etc. Não se pode ignorar a maturidade que o partido adquiriu, para o bem e para o mal.

Francis Augusto Medeiros-Logeay (Oslo, Noruega)


Eleição

A Justiça deveria proibir a divulgação de índices de pesquisa de intenção de voto envolvendo o nome de Lula, que está preso e inelegível (“Lula chega a 39%; sem ele, Bolsonaro lidera”). 

Dimas Sampaio Peixoto (Salvador, BA)


Inquérito sobre doações 

Prestei à PF esclarecimentos sobre trabalhos de prospecção feitos entre 2005 e 2008 em países do Magreb e na Turquia para empresa europeia do Grupo Odebrecht. Nunca tive qualquer relação pessoal ou profissional com Allende Serra. Sobre a Alstom, fui investigado na Suíça e absolvido em 2013. Não fui consultor de negócios com qualquer relação de fornecimento de bens ou prestação de quaisquer serviços, direta ou indiretamente, para o governo do estado ou Prefeitura de São Paulo, de 1994 até hoje (“Conta administrada por filha de Serra recebeu R$ 1,78 mi”).

José Amaro P. Ramos, consultor (São Paulo, SP)


Ex-diretor da Odebrecht

Sobre meu afastamento do cargo de diretor jurídico da Odebrecht S.A., esclareço que o pedido foi de minha iniciativa, e não em razão de questionamento da Folha (“Dirigente da Odebrecht sai após virar réu”). A decisão foi comunicada ao diretor-presidente em 14/8 e formalizada em carta no dia 16/8. Quanto à “contrapartida” citada em email, nada tem a ver com propina. Refere-se às condições tributárias equilibradas para as empresas, em contrapartida ao pagamento de débitos do IPI no âmbito do Refis, dado o enorme impacto do programa no setor.

Maurício Ferro (São Paulo, SP)


Prática de atividade física

Quando atribuímos hábitos de vida exclusivamente às preferências individuais do paciente, perdemos a chance de analisar criticamente todos os outros fatores (tão ou mais importantes) implicados no processo de saúde-doença, como rotina de trabalho, habitação e acesso à educação. Muitos de nós estão sim, como diz Drauzio no texto, “vivendo errado”. Mas é também nosso papel, como médicos, denunciar as condições estruturais da sociedade que os impedem de viver melhor (“O pai dos males”).

Cicero Nardini Querido, médico (São Paulo, SP)


Vitamina D

Parabéns à Folha pela reportagem sobre vitamina D, chamando a atenção para os conflitos de interesse de quem alardeia benefícios que não existem (“Médico que lançou moda da vitamina D recebeu dinheiro da indústria”). No texto “O mito da vitamina D”, já tínhamos enfatizado o cenário de fantasia  que cercava o possível benefício não procedente no tratamento de doenças autoimunes. Infelizmente, essa prática ainda ocorre em certos centros médicos no país.

Morton Scheinberg, médico (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.