'PT pontua em questões para identificar comportamento antidemocrático', diz leitor

Livro 'Como as Democracias Morrem' tem versão revisada de teste proposto por espanhol

Eleições

Por favor, leiam o texto de Steven Levitsky sobre como escolher um candidato e manter a democracia em segurança (“Bolsonaro ameaça a democracia”). Um certo candidato à Presidência é a favor da ditadura, questiona regras democrática, quer governar com as Forças Armadas, encoraja a violência e execuções extrajudiciais, justifica massacres. Será que podemos pensar em votar nele? Vamos ao Reino de Hades! Que extraterrestre pode dar seu voto a um candidato com esse perfil?

Mariza Bacci Zago (Atibaia, SP)

 

Em relação às perguntas básicas mencionadas por Levitsky para identificar comportamento antidemocrático, em todas o PT pontua, donde se depreende que o Partido dos Trabalhadores tenha um forte viés autoritário e seja uma potencial ameaça à democracia brasileira. Quem quer que o partido possa vir a eleger como presidente da República será um potencial Nicolás Maduro.

João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


Terceirização irrestrita

O Supremo Tribunal Federal parece não ter o menor apreço pelos aposentados —ao derrotar a desaposentação para os que continuam trabalhando e contribuem muito mais pela mesma Previdência— e, agora, pelos terceirizados, ao degradar suas relações de trabalho com a formalização dos atravessadores.

Jason César de Souza Godinho (Santos, SP)

 

Correta a decisão do Supremo. Vale notar que a terceirização não deveria ser adotada apenas para reduzir custos. A empresa somente deveria terceirizar atividades para outra empresa que desenvolvesse essa atividade com a mesma competência ou até mais. Caso contrário, a terceirização resultaria em prejuízo.

Alcides Maroli (São Paulo, SP)


Consultoria

Com relação à reportagem publicada nesta sexta-feira (“Menções negativas a aliados de Skaf são excluídas de documentos do Sebrae”), a Deloitte informa que o contrato de consultoria em questão se encontra ainda em andamento. Eventuais apontamentos, se necessários, deverão constar do relatório final. A firma não revela e não comenta a especificidade de projetos a clientes, em respeito às cláusulas de confidencialidade em contratos dessa natureza e à ética profissional.

Alex Borges e Marcelo Machado Zechin, sócios de risk advisory da Deloitte


Acessibilidade em estação

É lamentável a Folha citar falhas na estação AACD, já que é totalmente acessível e atende a todos os requisitos em vigor (“Vendida como ‘modelo’, estação AACD do metrô tem falhas de acessibilidade”). Não há impedimento ao acesso de cadeirantes, que contam com uma entrada específica. A rampa sem antiderrapante tem piso não escorregadio e corrimãos que foram elogiados pelo repórter na visita que fez. A visita foi feita com a estação ainda fechada para ajustes em elementos não estruturais, como as lixeiras provisórias que já foram substituídas para o início da operação.

Adele Nabhan, chefe do Departamento de Imprensa do Metrô


O resgate do Zé Gotinha

Darlan Rosa, um excelente artista plástico, fez a diferença no Brasil com o Zé Gotinha. O personagem contribuiu para o país se tornar referência mundial em imunização. Com a diminuição da cobertura vacinal, mais uma vez ele vem contribuir com as crianças brasileiras (“Sumido, Zé Gotinha é resgatado diante de baixa adesão a vacinas”, Cotidiano, 30/8).

Halim Antonio Girade (Curitiba, PR)

 

Chega de Zé Gotinha para campanha da vacinação. Há necessidade de gente antenada com novas mídias e plataformas.

Rebeca Gelse Rodrigues, psicóloga (São Paulo, SP)


Venezuelanos

Sem dúvida, o governo brasileiro pode e deve fazer muito mais do que simplesmente tentar restringir a entrada dos venezuelanos (“Temer fala em usar senhas para entrada de venezuelanos”). O êxodo deles sinaliza o horror do regime ditatorial que desgraça aquela nação. Até quando Maduro agirá com tamanha impunidade? Quem pode e deve estancar essa arbitrariedade?

Maria Lucia Bressane Cruz, advogada e professora universitária (Campinas, SP)

 

Não vejo problema nenhum em fazer algo para limitar o número de imigrantes venezuelanos. O país não está em condições de receber todos. Não temos de pagar pela insanidade de Maduro. 

Heloisa Gomes (Rio de Janeiro, RJ)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.