'Violência cometida contra Lula também é contra seus eleitores', diz leitor

Preso, ex-presidente teve candidatura à Presidência barrada com base na Ficha Limpa

Eleições

A insatisfação e a revolta são frutos do caos que se instalou no país (“A direita popular”, de Vinicius Mota). Enquanto a imensa classe trabalhadora cumpre o seu papel, gerando divisas, o que é visto é o completo desmantelamento do Estado, em que políticos advogam em causa própria e juízes aumentam seus próprios salários e decidem sobre benefício que o cidadão comum não tem. Esperança, será que nos resta?

Geraldo de Carvalho (São Paulo, SP)

 

Finalmente um texto inteligente, analítico e sem viés ideológico sobre o desempenho de Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas eleitorais. E, milagre, não se referiu à rejeição ao candidato. 

Anamaria M. de Carvalho (Brasília, DF)

 

Não temos democracia. Estamos num regime cleptocrático. Espero que os eleitores votem com consciência e elejamos um governo que garanta uma verdadeira democracia. Nenhum dos dois candidatos que estão liderando são confiáveis para garantir uma verdadeira democracia (“Os bolsonaristas querem dar um golpe”, de Celso Rocha de Barros).

João Leite (Osasco, SP)

 

Esta eleição não será de caráter ideológico, de esquerda versus direita. Será apenas de caráter —ou de ausência dele.

André Luis Coutinho (Campinas, SP)

 

Ao grito de dor de Marcio Doctors pela perda de um patrimônio cultural incalculável na queima do Museu Nacional, deveríamos  juntar nosso pranto de dor e de vergonha pelos que se calam ou se juntam na ignomínia brasileira de tentar queimar na fogueira de um processo judicial improvável e absurdo sua maior liderança dos últimos 50 anos. Um homem, um monumento político de elevada inspiração. A violência cometida contra Lula também é contra seus eleitores e contra a democracia.

Valter Luiz Peluque (São Paulo,  SP)

 

Estamos cansados de chamar a atenção para a gravidade da questão (in)segurança pública (“Segurança domina discursos em São Paulo”). Esperamos que o candidato eleito para o governo paulista, seja ele quem for, cumpra suas promessas e que a Folha mantenha ligado o seu “GPS” para fiscalizar a execução das medidas propostas. Afinal, segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Jarim Lopes Roseira, presidente da seção regional de São Paulo da International Police Association (São Paulo, SP)

 

A foto dos jogadores de Vasco e Flamengo empurrando a ambulância está em linha com a saúde no país: só pega no tranco. E o pior é que os candidatos propõem soluções mirabolantes, quando o problema está na gestão dos recursos existentes (“Saúde tem propostas genéricas dos principais candidatos à Presidência”).

Osmar G. Loureiro (Cravinhos, SP)

 

O podcast Presidente da Semana é viciante. Fico sempre no aguardo do próximo episódio.  

Thiago Tertuliano Almeida Mendes (Peruíbe, SP)


Dossiê sobre operação 

Não poderia esperar atitude mais adequada do professor Ubaldo Cesar Baltazar, que conheço desde 1988 e sei muito bem de seu excelente caráter (“Reitor da UFSC entrega dossiê a ministro 1 ano após operação”). Assim como fui amigo do ex-reitor Luiz C. Cancellier, outra pessoa da melhor qualidade e que deixou muitas saudades e lições. E foi penalizado por ter vivido neste momento de Brasil controvertido e de futuro incerto.

Paulo Cruz (Itajaí, SC)


Ensino domiciliar

O Supremo tem mostrado um conservadorismo que está enraizado na sociedade brasileira (“O direito de não ir à escola”, de Hélio Schwartsman). Decisões como essa têm nitidamente um componente conservador e ultrapassado.

Mário Luiz Casaverde Sampaio (Belo Horizonte, MG)


Grupo no WhatsApp

Parabenizo Antônio Prata pela coluna “Mais um grupo de WhatsApp?!”. Sensacional, o texto mostra de maneira elegante e bem-humorada a nossa realidade. 

José D. de Almeida (São Paulo, SP)


Canais de TV

O ministério esclarece que são 52 mil processos em tramitação, não 65 mil (“Mercado clandestino de canais de TV reúne empresários, políticos e igrejas”). Sobre serviços de retransmissão, são cerca de 2.000, incluídas outorgas e pós-outorgas. No início desta gestão, eram 80 mil. Para se obter retransmissão, é obrigatória a vinculação a uma geradora. Com o decreto 9479/18, o MCTIC aperfeiçoou a legislação, vedando a conversão da pena de cassação por uma mais branda. A medida reforça política de combate a negociação clandestina. A denúncia da reportagem será apurada.

Célio Soares, assessor de comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Resposta do jornalista Júlio Wiziack - A Folha questionou o ministério sobre o número de 65 mil processos em andamento, informado por técnicos do próprio ministério, mas só recebeu a informação dos 2.000 pedidos referentes a retransmissoras. 


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.