'Verborragia tresloucada de Bolsonaro só fortalecerá a Folha', diz leitor

Em entrevista ao Jornal Nacional, presidente eleito afirmou que 'jornal acabou'

Bolsonaro e a imprensa

Nestes tempos atuais, a imprensa livre, crítica e investigativa se torna cada vez mais necessária. Como forma de incentivo, apoio e solidariedade, após as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), decidi assinar o jornal (“‘Este jornal se acabou’, diz Bolsonaro ao Jornal Nacional sobre a Folha”).

Maiko Rafael Spiess, sociólogo e professor universitário (Blumenau, SC)

 

A verborragia tresloucada de Bolsonaro terá efeito contrário: só fortalecerá o melhor jornal do país, verdadeiro baluarte da liberdade de expressão, do Estado de Direito e da democracia. 

Honório Rocha de Alencar (Arujá, SP)

 

Nesta terça (30), assinei a Folha. É claro que é um reflexo do que o presidente eleito disse. Estou pedindo a amigos e parentes que façam o mesmo. Vocês precisam continuar a fazer jornalismo. Não suportamos mais tantas mentiras patrocinadas por gente que diz ser honesta e ética, mas que é uma ameaça à democracia.

Helder Jerônimo Leite Rangel (João Pessoa, PB)

 

Imprensa livre sempre, mesmo que seja ruim como este jornal. Cada um que leia e tire suas conclusões.

Edson Pereira Alves (São Paulo, SP)

 

No editorial “Constituição acima de todos”, muito pertinente por sinal, um aspecto me chamou a atenção ao se referir à relação entre a imprensa e Bolsonaro: “Na pior, pretende intimidar não só esta empresa, obcecada pelo pluralismo e pelo apartidarismo”. O termo “obcecada” me parece um ato falho. Uma empresa de tal importância, tida como séria, deveria se afastar das obsessões como o diabo foge da cruz!

José Antônio Garbino (Bauru, SP)

 

Respeito e tenho um certo orgulho da linha editorial da Folha. Nem sempre concordamos com o que o jornal fala, mas é por meio de pensamentos diferentes que crescemos como civilização.

Rogerio Soares (Santo André, SP)

 

Em virtude das frequentes críticas recebidas pela Folha nas últimas semanas, de seu histórico de lutas democráticas, da defesa da liberdade de imprensa e do próprio Estado democrático de Direito, solidarizamo-nos com este importante veículo de comunicação e vimos a público ressaltar nosso total apoio à imprensa livre. E repudiamos qualquer forma de censura, repressão ou autoritarismo da parte de quem quer que seja.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical (São Paulo, SP)

 

Só não cancelo a assinatura por causa dos colunistas, que são ótimos. As notícias, entretanto, andam carregadas de cunho ideológico, passando longe, longe da imparcialidade.

Guilherme de Melo Santos (Indaiatuba, SP)

 

As reportagens beiraram ao desespero. Melhor reconhecer a parcialidade do que insistir no erro. Nem acredito que há chance de o presidente eleito fazer um bom governo, mas vocês não estão mostrando nenhuma isenção para avaliá-lo.

Marcos Souto (Belo Horizonte, MG)


Eleições

A verdade sobre as eleições: o grande vitorioso nas urnas foi, sem dúvida, o Poder Judiciário. Os eleitores votaram de olho nos inquéritos e processos da Lava Jato

José Roberto Moreira de Melo, advogado (São Paulo, SP)

 

Espero que Jair Bolsonaro e João Doria (PSDB) tenham clareza da mensagem das urnas e que estejam à altura de governar para todos, ainda que os eleitores, em sua maioria, não o tenham escolhido, no caso do presidente, e que o fizeram com mínima vantagem, no caso do governador.

Lilian Schafirovits Morillo, médica geriatra (São Paulo, SP)

 

Com sua prática de governo sem conexão com os mais legítimos interesses da classe trabalhadora, quem elegeu Bolsonaro foi o PT.

José Maria Alves da Silva (Viçosa, MG)

 

Quem votou em Bolsonaro que arque o com ônus e o bônus, porque nenhum governo, em qualquer lugar do mundo, é feito só de rosas. Depois não reclamem.  

Diogo Molina Gois (Itajubá, MG)

 

Uma alerta nas palavras de Yascha Mounk: “Ele é o mais poderoso adversário que a democracia brasileira já conheceu em meio século. Não o menosprezem”. Olhando para a euforia com o resultado da eleição, não creio que as palavras do autor do texto serão ouvidas. A sociedade brasileira parece estar disposta a tolerar o “pacote de maldades” que vem por aí. Tempos sombrios nos esperam.

Rineu Santamaria Filho (Lauro de Freitas, BA)


Moro no futuro governo?

O juiz Sergio Moro é muito mais importante na Lava Jato. Como um dos seus precursores, deve manter o seu trabalho à frente da operação.

Wilson Filho (Belém, PR)

 

Se Moro aceitar ser ministro, será a comprovação com assinatura e firma reconhecida de que a Lava Jato só existiu para punir Lula e desbancar o PT. Lamentável.

Edgard Silva (Ribeirão Preto, SP)

Pedido de denúncia 

Professora Ana Caroline Campagnolo, sugiro que peça desculpas aos colegas de magistério pela besteira dita (“Deputada eleita pede que aluno denuncie docente ‘doutrinador’”). Possivelmente seu curso de história foi muito ruim e limitou sua capacidade crítica. As escolas de países que cuidam da educação se dedicam a desenvolver a capacidade de pensar dos alunos.

Jonas Lachini (Belo Horizonte, MG)

 

Queria saber se a atitude da deputada eleita traz melhorias para algum dos grandes problemas do país como desemprego. Está na hora de acabar com discursos populista dos dois lados e efetivamente tratar do que é importante.

Wemerson Almeida (São Luís, MA)


Dias Melhores

Simplesmente uma reportagem que fez valer a leitura do jornal no domingo (“Casal de músicos cegos se apresenta no escuro e cuida do filho pelos sonos”). Estou sonhando com o dia em que ouvirei a apresentação do casal.

Jadir F. de Souza (Carapicuíba, SP)


​​​​PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.