Bolsonaro age com a falta de técnica e inteligência que lhe é bem evidente, diz leitor

Presidente eleito se posicionou contra o indulto para criminosos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro - Fernando Souza/AFP

GOVERNO BOLSONARO

Justiça é separar o joio do trigo, tratar desigualmente cada um, em sua individualidade (“‘Se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último’, diz Bolsonaro”), mas Jair Bolsonaro age com a falta de técnica e inteligência que lhe é bem evidente.
Hevelin Quintão (Curitiba, PR)

 

Concordo com o presidente eleito, mas ele também não deveria ter nomeado ministros com pendências na Justiça. Na campanha, Jair Bolsonaro disse que seria implacável contra a corrupção. 
Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)

 

Eduardo Bolsonaro e o ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon - Reprodução/Twitter

Sobre “Eduardo Bolsonaro vai a aniversário de Bannon, ex-estrategista de Trump”, agora estamos entrando no time principal, mesmo contrariando a vontade de todos que preferem o alinhamento com reservas da terceira divisão.
Simas Ribeiro (Macapá, AP)

 

Espero que os custos dessa viagem não estejam sendo contabilizados como nossos gastos.
Marcos Vasques Moreira (Ribeirão Preto, SP)

 

Todo meu reconhecimento e admiração a Júlia Zaremba, repórter que entrevistou Olavo de Carvalho, por ter sobrevivido a um show de arrogância, grosserias e falta de noção (“Guru de Bolsonaro diz que não há intelectuais da esquerda do seu nível”). Em que planeta egocentrado vive esse senhor?
Mariana Barontini Sasso (Mirassol, SP)

 

Qualquer pessoa sensata e inteligente deveria respeitar Olavo de Carvalho. Dizer que ele não é filósofo por não ter título acadêmico é não saber o que significa isso. O modo de falar é irrelevante, o resultado é o mais importante.
José Ferreira Lima (Recife, PE)

 

Sobre a reportagem “Bolsonaro escolhe Osmar Terra para Ministério da Cidadania”, no dia em que o MDB for para a oposição, Brasília entra em combustão espontânea.
Leonardo dos Reis Gama (São Paulo, SP)

 

Triste ler que só uma mulher, Tereza Cristina (Agricultura), fará parte da equipe do presidente (“Militar vai comandar futuro Ministério da Infraestrutura”). 
Michel Rabinovitch (São Paulo, SP)


STF
Luiz Fux é um fanfarrão. Disse que sustou o auxílio-moradia para garantir o ajuste fiscal das contas públicas. Aumento de mais de 16%, provocando efeito cascata no funcionalismo com despesa de R$ 6 bilhões, ajuda as contas públicas?
Sergio Aparecido Nardelli (São Paulo, SP)

 

Se os ministros do Supremo estão insatisfeitos com seus salários, sugiro que peçam demissão e procurem emprego que tenha uma melhor remuneração.
Marcio de Moura Castro (Belo Horizonte, MG)


CÂMBIO

Sobre a reportagem “BC muda regra de câmbio para compras com cartão de crédito no exterior”, por que que somente após março de 2020? Por que não de imediato?
Maria Lygia de Toledo Barros (São Paulo, SP)


PT

Um é golpista porque se apropriou do poder, não obstante ser tão elogiado anteriormente pelo próprio PT. O outro é golpista mesmo chegando à Presidência por meio do voto popular (“PT cita política econômica de Dilma e perda de espaço para extrema direita como causas da derrota”). Fora do PT, tudo é golpe?
Esechias Araújo Lima (Vitória da Conquista, BA)

 

Fernando Haddad, candidato do PT na eleição presidencial de 2018 - Marlene Bergamo/Folhapress

Cegos pelo ódio ao PT e pela demonização da política, os brasileiros perderam a chance de eleger um grande presidente: Ciro Gomes. O problema maior do PT é não ter democracia interna —se tivesse, Dilma não teria concorrido a um segundo mandato— e de jamais abrir mão do protagonismo.
Sandro Oliveira de Carvalho (Curitiba, PR)

 

Com o editorial “Haja elite”, a Folha comprova mesmo que não é partidária do PT, como têm afirmado Bolsonaro e seus eleitores. Recomendo a eles a leitura desse texto tão bem fundamentado. Após uma página de entrevista com Fernando Haddad (“Elite econômica abriu mão de seu verniz ao eleger Jair Bolsonaro presidente”), um texto com críticas procedentes.
Maria de Lourdes Mancilha Nunes Matos (Itajubá, MG)

 

Segundo a Folha, toda corrupção é culpa do PT. Nunca vi o jornal cobrar de outros partidos um mea-culpa por malas de propina, gravações nos porões, contas na Suíça, caixa dois e milhares de escândalos engavetados pela Justiça. Muitos episódios com participação da elite financeira-empresarial, campeã também em sonegação fiscal. Escândalos que, antes de o PT chegar ao poder, produziram atraso social, miséria e desigualdade, em parte recuperadas nos governos petistas.
Cristiano Penha (Campinas, SP)


PSDB

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, não é objeto de procedimento disciplinar no PSDB nem está sujeito a ser expulso por infidelidade partidária (“Goldman diz que não entendeu crítica de Covas, também sujeito a expulsão do PSDB”). Seu apoio a Mario Covas Neto, seu tio, na eleição foi tratada antecipadamente com a direção e os candidatos do partido. Covas tem história de militância no PSDB e foi peça fundamental nas campanhas deste ano. Não há qualquer semelhança entre sua atitude e a do ex-governador Alberto Goldman.
Pedro Tobias, presidente estadual do PSDB-SP


Imagem obtida pela sonda InSight mostra seu sismômetro (esq.) tendo como pano de fundo a superfície de Marte - - NASA/JPL-Caltech/Handout via Reuters

MARTE

Não entendo por que gastar R$ 3,2 bilhões para ir examinar o subsolo de Marte. Esse dinheiro seria provavelmente muito mais bem empregado para melhorar a vida na Terra, reduzindo sua destruição. Com a pobreza, a dengue, a poluição do ar etc., isso me parece um desperdício.
Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis, SC)


EDUCAÇÃO

Também sou um pouco cético em relação ao ensino médio a distância (“Incertezas a distância”). Não pela estratégia em si, mas pela incompetência operacional reinante na educação nacional. O que importa na implantação dessa medida serão os recursos de apoio ao aprendizado autônomo, a tutoria, o acompanhamento e, com especial cuidado e rigor, a avaliação.
Nacim Chieco (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.