Criados em cultura socialista, cubanos sabem que salário vai para bem-estar, diz leitor

Depoimento de Lula e queda de viaduto também motivaram mensagens para a Folha

Mais Médicos

Os questionamentos de Bolsonaro sobre o Mais Médicos são os mesmos que sempre foram feitos pelos conselhos de medicina aqui no Brasil. Ou seja, o futuro presidente cedeu ao corporativismo, e cerca de 1.600 cidades serão atingidas. Os principais prejudicados são os pacientes das periferias, onde a maioria dos médicos nacionais se nega a atender, embora muitos sejam formados nas universidades públicas bancadas pelos impostos.
Pedro Valentim (Bauru, SP)

 

O Brasil forma anualmente número suficiente de médicos para suprir a falta de profissionais seja onde for. Basta planejamento adequado e vontade política séria. O que o PT fez com Cuba, ao importar esses médicos, foi troca política de favores, que passou bem longe da adequação e da seriedade.

Luciano Harary, médico (São Paulo, SP) ​​

 

Os médicos cubanos que vieram para o Mais Médicos recebiam só uma pequena parte do seu salário. O principal ia para Havana, enquanto suas famílias permaneciam reféns em Cuba. O serviço que prestavam era importante e eles vão, de fato, fazer falta. Mas, como disse a princesa, "se mil outros tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para pôr fim à escravidão!".

Jorge A. Nurkin (São Paulo, SP)

 

Os "escravos" que aqui vieram por livre escolha voltarão para seu país. Um país que, com toda sua pobreza, tem um atendimento à saúde invejável. Se não fosse hipocrisia, seria comovente a preocupação do clã Bolsonaro com escravidão, direitos humanos e ditadura. Milhões de atendimentos deixarão de ser prestados, a preço módico dada a pureza de propósitos?

Fidelis Marteleto (Rio de Janeiro, RJ)

 

Muito se fala da não validação do diploma dos médicos cubanos. Desde a criação do Mais Médicos se multiplicaram as faculdades de medicina no país. Em SP, um polo de formação médica, 40% não foram aprovados em exame do órgão de classe. A pergunta é: como está o nível dos médicos formados no Brasil? Será que seriam aprovados no Revalida? A anatomia do problema precisa ser dissecada.

Ricardo Sadriano, médico de família (São Paulo, SP)

 

Para garantir a continuidade do Mais Médicos, todos os recém-formados deveriam cumprir um ano de trabalho nessas vagas e localidades do programa para adquirirem prática profissionalizante, como pré-requisito para a residência médica. Paralelamente, é inadiável a instituição de exame para ingresso nos quadros da AMB (Associação Médica Brasileira) para o exercício da medicina, nos mesmos moldes da OAB, que normatiza e fiscaliza o exercício da profissão regulamentada por lei.

Adriano Ferreira da Silva, médico radiologista (São Paulo, SP)

 

Ninguém diz que os médicos cubanos foram criados dentro da cultura socialista de seu país. Eles sabem que a parte de seus salários que fica com o governo cubano irá garantir que todos os cidadãos de Cuba tenham casa, comida, saúde e educação de qualidade. Vários dos que trabalham em minha cidade dizem estar satisfeitos em poder ajudar o Brasil e o seu povo por meio do trabalho feito aqui.

José Elias Aiex Neto, médico (Foz do Iguaçu, PR) 


Governo Bolsonaro

O presidente eleito não falou em revisar o comércio com a China, mas alertou para o fato de que a potência não estava comprando empresas brasileiras, e sim o Brasil. Com um pouco de boa vontade, o colunista Janio de Freitas veria que vários países estão tendo problemas com a China, visto que ela investe fora, mas não tolera o inverso. Embora tenha criticado Trump, foi somente após a imposição de restrições que a China começou a pensar em abrir seu mercado interno a outros países.

Marcos de Luca Rothen (Goiânia, GO)


Depoimento de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou intimidar a juíza federal Gabriela Hardt, que a princípio foi respeitosa a ponto de solicitar sua concordância para tratá-lo de "ex-presidente". Alegando ignorar o porquê de estar sendo interrogado, o que demonstra falta de informação por parte de sua defesa, portou-se de forma desrespeitosa. Uma pena ver à beira do abismo um homem que teve todas as chances de tornar-se um estadista.

João Carlos Gonçalves Pereira, advogado, (Lins, SP)

 

No depoimento à Justiça Federal em Curitiba, Lula transferiu responsabilidades e quis demonstrar uma autoridade que não mais tem. O ex-presidente, em seus mandatos, teve todas as circunstâncias favoráveis para se transformar em um dos maiores políticos da República e, por livre-arbítrio, pôs tudo a perder em corrupções. Triste ocaso.

Osvaldo Cesar Tavares (São Paulo, SP)


Viadutos e pontes

Os viadutos e pontes da cidade são submetidos a chuva, poluição e enormes esforços de movimentação diuturnamente durante décadas. Uma hora vai vencer a validade de todos eles. Adiar o planejamento da recuperação é ter a certeza de que outras tragédias vão acontecer. 

Francisco Eduardo Britto (São Paulo, SP)

 

O incidente põe em foco novamente o problema do Minhocão, praticamente sem manutenção. O volume de pontos de infiltração compromete sua capacidade de carga, algo que só se resolve com o desmonte dessa estrutura obsoleta.

Francisco Gomes Machado (São Paulo, SP)


Sirius

Que absurdo se gastar mais de R$ 1 bilhão com esse projeto Sirius quando temos mazelas urgentes a serem resolvidas em nosso país! Como, por exemplo, fortificar as fronteiras, para que não fiquemos encharcados de armas clandestinas e drogas.

Romeu Merhej (São Carlos, SP)


Homeopatia

Marcelo Leite, em seu artigo, questiona "o uso de verbas públicas para remunerar tratamentos homeopáticos e outras terapias alternativas carentes de comprovação científica". A homeopatia conta com enorme número de adeptos pelo mundo e seus usuários experimentam resultados benéficos. Como dizia o cientista Carl Sagan: "A ausência de evidência não é evidência de ausência".

Ivan Teixeira,ex-presidente da associação de Farmacêuticos Homeopatas, e
João Manuel de Carvalho Maio, médico homeopata (São José dos Campos, SP)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.