Governo vai fazer reforma da Previdência, que pune iniciativa privada, diz leitor

Para Temer, problema não é número de servidores, mas salários altos

GOVERNO BOLSONARO


Esta é a razão do déficit da Previdência ("Problema não é número de servidores, mas altos salários, diz governo a eleito"). O governo federal aposenta os servidores com salários e quinquênios (10% a cada cinco anos) integrais e continua pagando com recursos da arrecadação. Nunca criou ou recolheu para um fundo de aposentadoria. E vai fazer reforma na Previdência, que no fim pune quem é da iniciativa privada.
Joseri Trant de Miranda (Belo Horizonte, MG)

O presidente Michel Temer cumprimenta o presidente eleito, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 7.nov.2018/Folhapress

 

As recomendações de Temer, vice de Dilma, são completamente dispensáveis. O Brasil necessita rever o modelo atual de Estado grande, sugador de riquezas e que nada de bom devolve para a sociedade.
Ricardo Villas (São Paulo, SP)

 

A análise está equivocada. Em várias carreiras, os servidores ganham menos do que os celetistas. Professores e médicos são exemplos disso. 
Fernando Marques (Rio de Janeiro, RJ)

 

Bolsonaro (esq.) e o futuro chanceler, Ernesto Araújo - Sergio Lima - 14.nov.2018/AFP

Perfeita a opinião de Clóvis Rossi em "Novo ministro é o cabo Daciolo intelectualizado". O que podemos esperar do Ministério das Relações Exteriores chefiado por um cidadão tão obtuso, tão tolo, com uma visão de mundo tão miúda quanto a do próximo chanceler Ernesto Araújo
Elisabeto Ribeiro Gonçalves (Belo Horizonte, MG)

 

A opinião de Clóvis Rossi é de uma superficialidade crítica e de uma pobreza de pensamento não compatíveis com os colunistas da Folha. Caso ele não tenha outras maneiras de chocar os leitores, sugiro procurar outros meios de comunicação. 
Paulo Cury (Campo Grande, MS)

 

Na Economia, um economista. Na Agricultura, uma engenheira-agrônoma. Na Defesa, um general. Na Casa Civil, um político. Não há espaço para amadores no governo Bolsonaro. Só indicações técnicas, ao contrário do que acontecia historicamente.
Pedro Ferrel (São Paulo, SP)


MAIS MÉDICOS

Nenhum governo fez um planejamento sério para dar atendimento médico às comunidades menos favorecidas. O Mais Médicos tem virtudes e defeitos. Em Cuba, médicos são produzidos em série, auferindo bons lucros ao país. Mesmo abandonando os familiares e ganhando um terço do salário dos brasileiros, muitos preferem viver aqui. Quanto à formação socialista do médico cubano, se ela realmente funcionasse, não haveria por que reter seus familiares ditatorialmente.
Sérgio R. Junqueira Franco, médico (Bebedouro, SP)

 

O presidente eleito Bolsonaro está corretíssimo contra o Mais Médicos, que é uma grande aberração do PT (Dilma Rousseff). Os médicos cubanos têm que revalidar seus diplomas, ou serão falsos diplomas? Além disso, 70% do salário de cada médico cubano é confiscado para seu país de origem. Onde está a liberdade desses médicos, que também não podem trazer seus familiares? Avante, Bolsonaro.
João Lima (Fortaleza, CE)

 

Alguém poderia informar ao presidente eleito que foi no Brasil, não em Cuba, que, em 2018, 40% dos médicos recém-formados foram reprovados no exame do Cremesp e quase 70% demonstraram não saber medir pressão? Resta saber quais doutores irão para onde estavam os cubanos. Eles irão, afinal, o lema dos fiadores da eleição não era, justamente, o Brasil acima de tudo? 
Zara Figueiredo Tripodi (Ouro Preto, MG)

 

Chega de trabalho escravo para ganhar voto. Os médicos têm que receber integralmente seus salários e viver com suas famílias. Ainda dizem que os exploradores são os capitalistas. Chega de sustentar sistemas falidos.
Lineu Saboia (Salvador, BA)

 

Lamentável o que vislumbramos, mas a eleição foi toda fincada no desprezo aos mais pobres. Infelizmente muitos desses entraram na onda, por ingenuidade ou porque pensaram que eram ricos.
Gilmar Pereira da Silva (Belém, PA)


VIADUTOS

A alegação de que o viaduto não apresentava patologias evidentes não justifica a não-intervenção dos órgãos públicos ("Pista cede, fecha marginal de SP e deve afetar trânsito mesmo após o feriadão"). Os aparelhos de apoio desse tipo de estrutura possuem vida útil e sua troca deve ser avaliada mesmo sem sintomas de avaria.
Nilton Nazar, engenheiro (São Paulo, SP)

 

Gostaria que a prefeitura apresentasse evidências de manutenção periódicas de todos os viadutos e pontes da cidade. Passo sob as pontes das duas marginais diariamente em vários horários e nunca vi avaliações. O que vejo são armaduras expostas, oxidadas e enormes trincas e rachaduras. 
Mauro Vieira Cruz (São Paulo, SP)

 

Bruno Covas e o secretário de Infraestrutura estão brincando com a vida dos usuários da marginal Pinheiros e com a inteligência da população.
Antonio Carlos Mori (São Paulo, SP)


TORTURA

Estarrecedor o relato de Luiz Alves de Lima sobre as atrocidades que sofreu com a concordância de Magno Malta. A resposta do senador não convence. 
Lica Cintra (São Paulo, SP)


AVÔS

O texto de Tati Bernardi ("Nem todo avô é legal") é mesmo de muito amor e expressa o sentimento de muita gente. Fiquei realmente emocionado, e olha que nem conheci meus avôs. 
Osvaldo Leite (Praia Grande, SP)


​​PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.