Se eleito descobre que está errado e recua, deve ser cumprimentado, diz leitor

Bolsonaro volta atrás e afirma que manterá Trabalho com status de ministério

 

Governo Bolsonaro

Eu não vejo problema em recuar quando a decisão é errada. Essa atitude já garante que ele será superior a Dilma, que teimava nos erros e gostava de dobrar a aposta.
João Garcia (São Paulo, SP)

 

Bolsonaro acabará engolido pelo sistema. Ao presidente da República não é dada uma varinha mágica para transformar a realidade à sua imagem e semelhança. A estrutura de um país é algo extremamente complexo. Toda grande mudança precisa ser realizada com precisão cirúrgica ou surgem efeitos colaterais. Um presidente não é um revolucionário, é apenas um gestor.
Sandro Oliveira de Carvalho (Curitiba, PR)

 

É uma excelente tática anunciar medidas polêmicas na campanha, com muita gordura para ser queimada. É melhor do que um plano enxuto, no qual não haveria o que cortar ou negociar. Recuos fazem parte de uma estratégia militar, que é a especialidade do futuro presidente.
Tersio Gorrasi (São Paulo, SP)

 

Não votei nele, jamais votaria e jamais votarei, porém voltar atrás em uma ideia é sinal de grandeza. Se o eleito descobre que está errado e volta atrás, deve ser cumprimentado em vez de apedrejado.
Neli Aparecida de Faria (São Paulo, SP)

 

Se toda administração costuma ter um símbolo, a próxima estará muito bem representada se adotar uma biruta de aeroporto.
Ricardo Candido de Araujo (Taboão da Serra, SP)

 

Se a capitalização for só isso, o déficit da Previdência vai explodir. A arrecadação caiu por causa do desemprego e jamais irá se recuperar se os novos empregados não contribuírem para o INSS, mas para o sistema de previdências privadas dos bancos. Será ótimo para os bancos, péssimo para as contas públicas.
Ricardo Knudsen (São Paulo, SP)

 

Seria cômico se não fosse trágico. A Folha promoveu a maior fake news das eleições. Reconheça o erro e peça desculpas aos que foram prejudicados, principalmente aos seus leitores. É muito mais digno.
Aimar Matos (Brasília, DF)

 

Parabéns à jornalista da Folha por ter levantado a questão desse tipo de caixa dois modernizado. Mas, se a Justiça parece não se importar, não há a necessidade de existir transparência eleitoral neste momento.
Antonio Catigero Oliveira (São Paulo, SP)


Reajuste do STF

O Brasil ainda não saiu totalmente do regime monarquista. Existem vários barões que se locupletam com o dinheiro do povo usando a artimanha de leis feitas sob medida por e para eles. Denotam pessoas antirrepublicanas, egoístas, sem espírito público e patriótico.
Mozart Faleiros (Franca, SP)


Colunistas


Luiz Felipe Pondé insiste em tachar pessoas sob o título de “inteligentinhos”, sempre num sentido pejorativo). Será que isso acontece pelo fato de ele se achar superior e “inteligentão”? 

Jefferson C. Vieira (São Paulo, SP)

 

Ilustração
Ricardo Cammarota/Folhapress

Como sempre, Pondé acerta em cheio em seu artigo. Esperar bom senso dos “inteligentinhos” tanto da esquerda como de direita é procurar agulha no palheiro.
Adauto Levi Cardoso (Sorocaba, SP)

 

Ilustração de Angelo Abu para João Pereira Coutinho de 13.nov.2018.
Ilustração de Angelo Abu - Angelo Abu

Sobre a coluna “O drama da segunda idade”, de João Pereira Coutinho, não sentimos a idade referente. Nosso sentido é particularmente pródigo em nos conduzir como se fôssemos anos mais novos. Não envelhecemos, são os espelhos que refletem nossas imagens distorcidas.
Terezinha Dias Rocha (São Paulo, SP)


Grávidas e lactantes

A lei trabalhista de Michel Temer é cruel e desumana. Espero realmente que a regulamentação corrija essa aberração de permitir o trabalho de grávidas e lactantes em locais insalubres. O retrocesso começou ali e segue a passos largos no Brasil.
Marlise Santos (Porto Alegre, RS)


Servidor público

Por que muitos políticos desejam acabar com a estabilidade do servidor público? Em época de parcelamento de salários dos servidores de escalões mais baixos (muitos não conseguem pagar sua moradia), a solução não é penalizá-los ainda mais, mas, sim, encontrar os verdadeiros vilões da Previdência e do Orçamento. Combater privilégios é diferente de abater pombos com canhão.
Silvestre Sales Machado (Medina, MG)


Homeopatia

A Associação Médica Homeopática Brasileira, filiada à Associação Médica Brasileira, manifesta a indignação dos médicos homeopatas deste país pelo discurso preconceituoso e desinformado do autor do artigo “As armas da razão vs. homeopatia”. A homeopatia é sustentada como ciência por grande número de evidências científicas, tanto em pesquisa básica como clínica, bastando, para tanto, ter interesse de consultá-las. Recomendamos o dossiê de evidências publicado pelo Conselho Regional de Medicina
Luiz Darcy G. Siqueira, presidente da AMHB (Rio de Janeiro, RJ)


Livrarias

Sobre a coluna “Os livreiros querem tungar os leitores” (Poder, 11/11), de Elio Gaspari, na qual as livrarias brasileiras são classificadas como oportunistas e tunguistas, esclarecemos que o projeto lei do preço do livro, mundialmente adotado, foi apresentado por editores e representantes da cadeia produtiva do livro e não é uma iniciativa exclusiva das livrarias, que, entretanto, o apoiam integralmente. Identificamos nesse “engano” cometido pelo jornalista, uma tentativa de transformar a importante questão em uma disputa desonesta entre concorrentes.
Marcus Gasparian (Livraria Argumento), Bernardo Gurbanov (Livraria Letraviva), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Rui Campos (Livraria da Travessa), Flávio Seibel (Livraria da Vila) e Kiki Machado (Livraria Timbre)


​​PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.