'Tudo finalmente conspira para dar certo', diz leitor sobre governo Bolsonaro

Para leitor, presidente eleito e equipe acertam no atacado e erram no varejo

Governo Bolsonaro

O presidente eleito e sua equipe acertam no atacado e erram no varejo. O lado bom é que adversários xiitas e viúvas petistas avançam nos "equívocos", procurando ou imaginando neles os lados mais tenebrosos, dando oportunidade para que avancem as medidas de fundo projetadas pelo novo governo. Esquemas históricos de corrupção parecem estar com os dias contados. Se o anunciado respeito à Constituição for confirmado, tudo finalmente conspira para dar certo.

José Dalai Rocha (Belo Horizonte, MG)

 

Como se pretende mostrar imparcial um juiz que diz que um cidadão que exalta torturador, dissemina o ódio, é racista e homofóbico é um sujeito "sensato e moderado"?

Paulo Bittar (São Paulo/ SP)

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, acena no Congresso, em Brasília, antes da cerimônia que comemorou os 30 anos da Constituição de 1988 - Evaristo Sá/AFP

Apesar de a legenda da foto na Primeira Página (7/11) deixar claro que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, está acenando em sua visita ao Congresso, é evidente a intenção do jornal de mostrá-lo numa pose que lembra alguém fazendo uma saudação fascista. Trata-se de algo desonesto e ardiloso.

Alexandre Carvalho (Registro, SP)

 

Com todo o respeito, o presidente Jair Bolsonaro não se excede nos maus modos com a imprensa, principalmente com a Folha? Nem Donald Trump, com sua vulgaridade, se mostra tão inconveniente quanto ele. Nosso chefe do Executivo não é vulgar, mas precisa aprender a ter paciência com perguntas que julga impertinentes, normais na vida de todo político. Como escreveu Elio Gaspari, "Bolsonaro precisa desacelerar".

Gilberto de Mello Kujawski (São Paulo, SP)

 

Fachada da loja de açaí de Walderice Santos da Conceição, em Mambucaba - Lucas Landau - 2.mai.2018/Folhapress

Com relação ao caso da vendedora de açaí, dou razão à Folha, mas sobre os empresários que impulsionaram disparos por WhatsApp contra o PT, o jornal não tem provas e precisa se retratar.

Carlos Gaspar (São Paulo, SP)

 

A leitora M. Inês de Araujo Prado se diz incomodada com a charge de Laerte, o que nos leva crer que ela talvez não saiba que o motivo da charge é realmente incomodar. Por se tratar de uma manifestação artística cuja principal função é mostrar a sociedade em que vivemos, é natural que algumas pessoas se sintam incomodadas ante a nossa triste realidade, mostrada de maneira nua e crua pela charge.

Macer Nery Filho (Campinas, SP)

 

Grande parte da nossa importante imprensa está torcendo o nariz ante a indicação do juiz Sergio Moro para o superministério da Justiça. Seria por incompetência ou por temor da sua seriedade? Existem muitos outros setores que também não gostaram da sua indicação.

Benone Augusto de Paiva (São Paulo, SP)

 

Frame de vinheta nacionalista do SBT
Frame de vinheta nacionalista do SBT exibida nesta terça (6) - Reprodução

Ao utilizar musiquinha do período Médici nas vinhetas de sua concessão pública de TV, Silvio Santos excede até mesmo o baixo nível de seus programas. Por vezes, a criatura ultrapassa seu criador.

Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)


Ações anticorrupção

Nunca imaginei elogiar texto do jurista Ives Gandra Martins. Símbolo da extrema direita, à qual sou oposição, mas coberto de razão e sensatez ao discordar da "forma imprudente como têm sido conduzidos recentemente alguns casos de investigação criminal no âmbito das operações policiais de combate à corrupção", com prejuízos irreparáveis causados aos inocentes. Uma voz oportuna e lúcida em meio à insensatez.

Vera Jock Piva (Maringá, PR)

 

Artigo corajoso, lúcido e verdadeiro. Revela fatos que ocorrem diariamente, mas que são ignorados por parte da sociedade, da mídia e das autoridades, embriagadas com a espetacularização midiática das investigações e do processo penal. Acrescento as inúmeras prisões temporárias ilegais, violadoras de direitos e garantias constitucionais de muitos cidadãos inocentes que ocorrem em condições ainda mais abusivas e humilhantes do que as buscas e apreensões citadas.

Marco Antônio Ruzene (Campinas, SP)


Importunação sexual

Enquanto a lei de importunação sexual estiver sendo usada contra o opressor (o homem), ela será um avanço. No dia em que um conservador usar a lei contra feministas que entram nuas em igrejas e enfiam crucifixo na vagina, mulheres que a pretexto de amamentar colocam o seio para fora em local público e travestis que circulam seminus em locais públicos vão dizer que estamos em um tempo obscuro de retrocesso.

Geraldo Magela da Silva Xavier (Belo Horizonte, MG)


Transexuais super-heróis

Comparar censura à Bíblia, ou proibição de livre exercício de culto religioso, com a manifestação de frente parlamentar cristã que pede reclassificação da animação "Super Drags", a estrear na Netflix, pareceu lapso freudiano de Hélio Schwartsman. Ou por acaso um desenho que retrata drag queens é um sacramento progressista?

Bruno Fernandes S. Massário Neto (Curitiba, PR)

 

A tolerância, nos termos propostos pelo articulista, é uma característica de pessoas aptas a discutir conceitos, reconhecer limitações do seu próprio modo de ver o mundo e, mais que isso, seguras quanto à sua formação moral, ética e estética. O tolerante não tem medo do diverso, pelo contrário, é o diverso que torna seu mundo mais rico e pleno.

Dirceu Ribas Veiga Jr. (Curitiba, PR)


Lucro dos bancos

Pedro Moreira Salles (à dir.) e Roberto Setubal em escritório do Itaú Unibanco em São Paulo  - Eduardo Knapp/Folhapress

Nós é que pedimos aos banqueiros para "virarem a página" da agiotagem desonesta e covarde com os seus correntistas. Os bancos chegam ao final de cada ano apresentando os seus lucros estratosféricos de bilhões de reais, numa disputa debochada de quem agiotou mais ao custo do "sangue e suor" dos seus usuários.

Roberto Cecil Vaz de Carvalho (Araraquara, SP)


Enem

Aluno atrasado (centro) se une a grupo de jovens que esperavam estudantes que perderam a hora no Enem - Eduardo Anizelli/Folhapress

Sobra inépcia dos jovens que foram à porta de um local de prova do Enem para tomar cerveja e rir de quem chegou atrasado. Essa atitude é simbólica do Brasil atual, antipático e anti-intelectual.

Cesar B. Rocha (Teaticket, Massachusetts, EUA)


​​​​PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.