Leitores divergem sobre missão israelense enviada a Brumadinho

Equipe estrangeira encerrou atuação sem encontrar sobreviventes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Forças israelenses atuam no resgate de vítimas em Brumadinho após rompimento de barragem
Israelenses atua no resgate de vítimas em Brumadinho - Divulgação

Brumadinho
Obrigado, Israel. Cada vez maiores são a nossa gratidão e o nosso encantamento com a sua generosidade (“Tropas de Israel encerram operação sem localizar sobreviventes na lama”). Além disso, como perguntar não ofende e filosofar não faz mal, essa lama de Brumadinho não é irmã daquela lama de Mariana que, não faz muito, sepultou vários de nossos irmãos, e ambas as lamas não são filhas da mesma incúria, negligência e irresponsabilidade de nossos incautos administradores públicos e/ou privados?
Hélio Vicente Vieira da Costa, advogado e professor de filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG)

 

A cidadania e a habilidade militar brasileira foram desprezadas e desrespeitadas, pois, após dias de trabalho de campo, o grupamento militar israelense encerrou a sua atuação sem cumprir o objetivo primordial, o de encontrar sobreviventes.
Nagib Nassar, professor emérito da Universidade de Brasília (Brasília, DF)

 

A responsabilização da tragédia de Mariana não aconteceu e os processos continuam dormindo nas gavetas de um Judiciário que não presta contas à sociedade. A certeza de impunidade e a falta de ética instalada nos três poderes produziram Brumadinho. Que o novo governo nos mostre que desta vez será diferente.
José Carlos de Oliveira Ferrei 
(Salvador, BA)


Engenheiros
A engenharia nacional está em dívida com a nação brasileira. Serve de escada à roubalheira, vide Petrobras e outros tantos casos. Aceita riscos, como a instalação de uma barragem perto de um refeitório. Negligencia responsabilidades, a exemplo dos episódios com viadutos de São Paulo. Enfim, pensa no dinheiro, no emprego, no prestígio e nas benesses e se esquece de seu dever e responsabilidade fundamental com a vida do cidadão, com a honesta gestão e com a boa técnica.
Paulo Della Vedova 
(Mogi das Cruzes, SP)

BNDES
Em texto do dia 1º, a Folha informa que as linhas de crédito à exportação do BNDES para a Venezuela são lastreadas pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE) e que o Banco está sendo ressarcido pelo Tesouro (“Brasil avalia renegociar dívidas da Venezuela para ajudar Juan Guaidó”). O BNDES esclarece que, embora as indenizações por atraso nesses financiamentos sejam pagas pelo Tesouro, o FGE compõe-se de prêmios pagos pelos próprios importadores dos bens e serviços brasileiros e encontra-se superavitário, não tendo havido uso de recursos públicos nessas indenizações.
Helena Tenório Veiga de Almeida, superintendente de comunicação e relacionamento institucional do BNDES 


Lula
Não pretendo discutir se houve desumanidade ou se as razões invocadas para indeferir o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram infundadas. Até acho que foram. Mas a redação do artigo 120 da Lei de Execução Penal não me parece ambígua: os condenados “poderão obter permissão para sair do estabelecimento”. Se “poderão”, não se trata de direito líquido e certo, e sim de benefício sujeito à apreciação da autoridade competente (“Papelão, de Hélio Schwartsman).
Antonio Carlos Augusto Gama (Ribeirão Preto, SP)

Privatização em São Paulo
Roberto Dias escreveu: “Na cidade de São Paulo, a gestão Doria/Covas muito prometeu e nada privatizou”. Na verdade, a prefeitura está com um Plano de Desestatização inédito e em menos de dois anos pôs no mercado seis editais para concessão e privatização. Outros serão lançados em breve, visando melhorar a prestação de serviço à população e arrecadar recursos para áreas prioritárias como saúde, educação, segurança, habitação. A gestão Covas continua trabalhando e acreditando no plano de desestatização.
Rogério Perna, secretário-adjunto de Desestatização e Parcerias (São Paulo, SP)


Governo Bolsonaro
O vice Hamilton Mourão é o único que parece usar a razão nas questões que comenta (“Interino, Mourão gera crítica no núcleo duro de Bolsonaro”). Num governo ideológico, cujo núcleo é constituído por pessoas mal preparadas, ele se destaca por seu equilíbrio e ponderação. Suas intenções ainda desconhecemos, mas ele tem se mostrado mais talhado para a política do que Bolsonaro, cujo clã reage rispidamente contra as acusações que o acuam, comprovando não ter condições mínimas para transitar em ambiente democrático.
Leandro de Souza (Barueri, SP)

 

Diante de condutas e afirmações risíveis de tantos ministros, o atual governo parece uma ópera-bufa, com um “maestro” que não deixa a desejar (“Sem diploma, Damares já disse que era mestre”).
José Felipe Ledur (Porto Alegre, RS)

 

Sergio Moro é um brasileiro excessivamente ambicioso (“Sergio Bolsomoro”, de José Padilha). Deixou isso bem claro quando decidiu trocar a então mais bem-sucedida carreira de um magistrado no Brasil, ao menos sob o ponto de vista midiático, por uma aventura em um governo evidentemente populista e dado a polêmicas, muitas vezes desnecessárias. Na prática, Moro abandonou a toga para se parear a um estafe presidencial esquisito, com colegas de ideias conflituosas em relação à elite pensante mundial, quiçá obscurantistas.
Glauber Carneiro Lorenzini (Boa Vista, RR)

Colunista
Quero parabenizar a Folha por ter  Fernanda Torres entre seus colunistas e a própria por ser tão competente. O texto “Perdidos no espaço” foi uma aula para professor nenhum deixar passar.
Nádea Chaud, professora aposentada (São Paulo, SP)

Ilustração
Marta Mello/Folhapress


Conceitualmente o texto da Fernanda é brilhante, mas a forma é muito “inteligentinha” para o meu gosto. E peca, também, por não considerar a herança maldita dos governos anteriores.
Jorge Antonio Mercanti (Campinas, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.