'Ainda é cedo para antibolsonaristas se manifestarem', diz leitor

Governo Bolsonaro anunciou mudanças na educação e em regras para o porte de armas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moro sem Coaf

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) tem razão: no caminho do ministro da Justiça, Sergio Moro, tem um Congresso, que morre de medo de ser pego com a boca na botija. E haja medo e haja botija!

Octavio Henrique Pavan, professor aposentado da Unicamp (Campinas, SP)


Militares

Como coronel da reserva do Exército, parabenizo o colunista Reinaldo Azevedo (“Voltem para os quartéis, soldados!”) pela lucidez e agradeço pelo corajoso convite aos generais e coronéis para refletirem sobre os valores que as Forças Armadas, em uma democracia, devem cultuar para si mesmas em relação à política: neutralidade, imparcialidade, apartidarismo e afastamento. Seus artigos a respeito dessa conjuntura são precisos.

Marcelo Pimentel Jorge de Souza (Recife, PE)


Olavo de Carvalho

Concordo plenamente com a leitora Maria Thereza Vergueiro. Olavo de Carvalho é a eminência parda do atual governo, tal qual ocorria durante a ditadura militar com o general Golbery do Couto e Silva. A história se repete.

Áurea Roberto de Lima (São Paulo, SP)


Governo Bolsonaro

Duas notícias publicadas em Cotidiano na última quinta (9) expressam com perfeição o caráter do atual governo. Por um lado, tem a medida que amplia o porte de armas (“Decreto dá porte de armas a 20 diferentes categorias profissionais”). Por outro, tem o corte de verbas para o financiamento de pesquisas (“Gestão Bolsonaro bloqueia bolsas de pesquisa pelo país”), que se soma ao contingenciamento de 30% dos recursos destinados às universidades federais. Trata-se de um governo que quer uma população com arma nas mãos, mas sem nenhuma ideia na cabeça.

Dimitri Pinheiro (São Paulo, SP)

Depois de 16 anos de governos corruptos, de dois ex-presidentes da República presos, de estados e municípios quebrados, da execução até de policiais pela bandidagem, é um pouco cedo para os antibolsonaristas se manifestarem. Ainda não deu tempo de o novo governo acabar com os resíduos tóxicos deixados pelas gestões anteriores. Muito do que encontramos atualmente ainda são resquícios da corrupção. E não tem preço o fato de acordar e saber que o PT foi derrubado.

Claudir José Mandelli, engenheiro civil (Tupã, SP)

Armas

Alguém precisa avisar o capitão reformado que o Brasil não é um quartel. Armar a população só resultará em mais desgraças (“Jair Bolsonaro aceita analisar mudanças no decreto de armas”). Os crimes com armas de fogo vão aumentar, bem como a violência. E ainda há quem pense que, com tanta boçalidade, ele conseguirá completar o mandato. 

Ademir Valezi (São Paulo, SP)

Democracia é o equilíbrio das tensões entre pensamentos e ações que regulam o bem-estar comum. A atitude providencial de Rodrigo Maia demonstra que temos um excelente administrador de pautas na Câmara dos Deputados. Isso reforça uma esperança de que não estamos fadados ao fracasso nem à falência da administração pública.

Sergio Santos (São Paulo, SP)

A liberação de armas para 20 categorias já permite prever políticos acusados de corrupção e jornalistas que os acusaram trocando tiros (“Decreto dá porte de armas a 20 diferentes categorias profissionais”).

Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis, SC)


Explicação para cortes

Qualquer corte ou contingenciamento na educação é prejudicial ao país. Não são somente as universidades as prejudicadas, mas, sim, todo o povo. Assim, é melhor nem dar explicação, pois não há uma que explique o atraso na educação brasileira, a não ser a hipocrisia (“Em live, Weintraub explica cortes com chocolatinhos”).

Rogerio Barletta de Campos (Guaratinguetá, SP)


Representação

Parabéns, professora Debora Rezende de Almeida, pela exposição acerca do cerceamento a atividades de conselhos, colegiados e comissões federais (“Representação precisa de participação”). O trecho “nossa democracia está agonizando”, no fim do artigo, leva-me a refletir sobre o que dizem Steven Levitsky e Daniel Ziblatt no livro “Como as Democracias Morrem”.

Francisca Santos (São Luís, MA)

Parabéns, Bolsonaro. Vamos limpar a estrutura formada, irresponsavelmente, pelos (des)governos anteriores (“Governo extingue mais de 50 conselhos criados pelo PT”)!

Julio César Cardoso de Matos (Juazeiro, BA)


‘Violência obstétrica’

O Cremesp apoia o Ministério da Saúde quanto ao uso equivocado e indiscriminado do termo “violência obstétrica” (“Ministério da Saúde veta uso do termo ‘violência obstétrica’”). O conceito de violência extrapola qualquer ato médico, caracterizado pela intenção de produzir sofrimento a outrem. Utilizado de forma genérica, estimula conflitos e compromete a relação médico-paciente. Os médicos são capacitados para auxiliar a parturição e este conselho entende que a humanização do atendimento é essencial, um direito de todos os pacientes, incluindo as gestantes.

Mario Jorge Tsuchiya, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.