'Sempre terá que existir o império da lei sem nenhuma cor partidária', diz leitor

Presidente do STF disse que todos no tribunal aguentam pressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

STF
Só desejo que os ministros do STF continuem defendendo a Constituição, da qual são guardiões, independentemente de quem esteja sendo julgado, seja Lula, seja os Bolsonaros, seja Sergio Moro. Sempre terá que existir o império da lei sem nenhuma cor partidária ("Todos no STF têm 'couro suficiente' para aguentar qualquer pressão, diz Toffoli").

Edmundo José Santiago (Alagoinhas, BA)

Temos que acabar com essa bobagem de "voz das ruas". Esse punhado de gente não representa os anseios dos brasileiros. Alguns integrantes do STF estão, sim, acovardados com vozes de generais. Seria melhor acabar com este faz de conta e deixar logo os militares, formalmente, comandarem o barco.

Carlos Nunes (Campos dos Goytacazes, RJ)


Mensagens vazadas

Li toda a reportagem "Lava Jato desconfiou de empreiteiro que acusou Lula, indicam mensagens"  e não vi, em nenhum momento, uma tentativa de inventar fatos. O que notei foi, claramente, um esforço para fazer os envolvidos falarem toda a verdade. Parabenizo toda a equipe.

Claudinei Belisário da Silva (Araraquara, SP)

O MPF se tornou um partido político de ideologia de direita dentro do Estado brasileiro. É o uso inescrupuloso do aparelho de Estado para fins de implantação de uma ideologia. Justiça e verdade, só as lhe são convenientes.

Antônio João da Silva (Brasília, DF)

A Folha presta um desserviço à nação. Não se trata de réu indefeso e sem recursos. Foi exercida a defesa em exaustão, e o devido processo legal foi respeitado. Foram incapazes de refutar as provas. Agora tentam a impunidade dos réus do colarinho-branco com teorias conspiratórias? Vergonhoso.

Maria Edna de Abrantes Fernandes (Sousa, PB)


Manifestações

Reinaldo Azevedo tachou os manifestantes de domingo de "alvos da fúria dos cegos de tanta luz" e membros de facções de ruas ("É a Constituição, estúpido!"). Estive na Paulista e o que presenciei: pessoas de bem e famílias, ordeiras e educadas em apoio ao combate à corrupção (Lava Jato) e à reforma da Previdência.

Osvaldo Cesar Tavares (São Paulo, SP)


Previdência

Por que os militares na plenitude de seu vigor físico irão aposentar-se com salário integral aos 55 anos e os aposentados por invalidez que não ganham nem sequer para seus remédios receberão 60% das médias dos os seus piores salários? Nem é 60% do salário da atividade, também inaceitável. Será porque são muito poucos e não dão votos a políticos? Pois é exatamente o contrário que se deve conceder a essa minoria, e não inverter a lógica da justiça social. Há tempo para matar essa total ilogicidade.

Flavio Capez (São Paulo, SP)


Teto para salários

A propósito do editorial "Acima do teto", saliento que não sou contra a existência de um teto para o funcionalismo. Mas fixá-lo pelos vencimentos de prefeito, governador ou presidente é, no mínimo, hipocrisia, pois essas autoridades, além do salário direto, recebem casa, comida, roupa lavada e carros oficiais, entre outras mordomias.

Carlos Frederico Coelho Nogueira (São Paulo, SP)


Polarização

A polarização está passando dos limites ("Posição política vira critério para dividir apartamento"). Antigamente, respeitavam-se as posições e tocava-se a vida. Agora, qualquer lado acha que tem a verdade suprema e que o outro está sempre errado. Existem qualidades e defeitos nos dois lados, isso é lógico. Precisamos sempre do antagonismo para errar menos.

Ranulfo Felix Junior (Piracicaba, SP)

"As chamas do discurso do ódio" se espalham não só entre religiões, como entre os vieses ideológicos: direita x esquerda. O Brasil, nos últimos tempos, tornou-se um terreno fértil para a disseminação das labaredas do ódio, nas quais a obstinação pelo poder se esconde nesses vieses extremos. Um verdadeiro poder maquiavélico. O que interessa são os fins, isto é, mandar, não se importando com as cores das suas vestimentas.

José Carlos de Oliveira Robaldo (Campo Grande, MS)


Universidade

Sobre a reportagem "Presença de negros avança pouco em cursos de ponta na universidade", existem cursos que permitem aos alunos trabalhar ao mesmo tempo que estudam. Eles ocupam a porção superior com percentual maior de negros. Na base, estão os cursos que exigem uma preparação primária e secundária mais apurada, como as engenharias. O que causa surpresa foi o baixo percentual na propaganda e o minúsculo percentual na comunicação.

Rodrigo d´Eça Neves, professor universitário (Florianópolis, SC)


Canabidiol

O artigo "Canabidiol: uma nova opção de tratamento na saúde"  necessita de reparos. Afirmar que a cânabis é "opção de tratamento segura e inovadora para diversas patologias graves e difíceis" não tem fundamento científico e pode estimular a procura pela cânabis baseada em resultados clínicos duvidosos, sem estudos feitos com critérios de agências reguladoras como a agência europeia e a americana.

Morton Scheinberg, clínico e pesquisador (São Paulo, SP)


Futebol

Ídolo do Palmeiras, César Maluco posa com a nora Sandra Deungaro e o neto Kauê Deungaro - Eduardo Knapp/Folhapress

Legal a reportagem "Ex-presidente da Gaviões descobriu ser filho de ídolo do Palmeiras" . Talvez um dia as pessoas diferentes ou que tenham diferenças sexuais, raciais ou ideológicas possam ver quanto têm de comum e ver o ridículo de discussões violentas.

Marcio Mira (Curitiba, PR)


Importados

Empresário brasileiro sempre gostou de moleza ("Produto nacional enfrentará imposto zero em importados"). Não quer competição, quer subsídios e perdão das dívidas. Na época do regime militar foi proibido importar equipamentos de informática para que a indústria nacional se desenvolvesse. O que aconteceu? Nada e perdemos o bonde da história.

João Faria (Belo Horizonte, MG)


Filmes clássicos

 
Cena do filme 'Os Sete Samurais', de Akira Kurosawa - Divulgação

Procurei na semana passada dois clássicos, "Hamlet" (1948) e "Os Sete Samurais" (1954), e nada de encontrá-los em toda a gama de streaming —​Netflix, Now, Amazon Prime, Google Play, HBO GO. Eles, no máximo, comportam filmes a partir de 1980. Uma pena, clássicos estão relegados ao esquecimento. O filme deixou de ser seu como DVD ou blu-ray, tornou-se um serviço, mas nem sempre disponível ("Rebobine, por favor").

Bruno Silva (Diadema, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.