Para leitor, vai ser difícil Bolsonaro livrar-se do laranjal de seu quintal

Bolsonaro está fazendo história ao pedir auditoria nas contas do PSL, diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

PSL
Alguém consegue imaginar o Lula pedindo uma auditoria nas contas do PT? Michel Temer mandando investigar o PMDB? Aécio Neves denunciando as falcatruas do PSDB? Jair Bolsonaro está fazendo história na política brasileira. (nota "Livro aberto", Painel, 11/10). Resta saber qual será o desfecho dessa ação do presidente.
Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)



A tentativa do presidente de se afastar do PSL , seu partido atual, pode ser uma forma de se manter à distância de um possível laranjal. Entretanto, mais difícil vai ser livrar-se do laranjal de seu quintal.
Carlos Gonçalves de Faria (São Paulo, SP)

 

Troféu Dom Quixote
Será possível que o cavaleiro andante tenha inspirado as estripulias do metralhador de favelados? Infelizmente Agatha Felix já não está aqui para entregar pessoalmente o troféu Dom Quixote ao governador Wilson Witzel (Mônica Bergamo, 11/10). 
Francisco José Bueno de Aguiar (São Paulo, SP)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e sua mulher, Helena Witzel
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel recebe o troféu dom Quixote de sua mulher, Helena Witzel - Nico Chaves

Cadastro
Estou indignado com a criação do Cadastro Base do Cidadão ("Governo cria base que permite cruzamento de dados biométricos"), e por meio de decreto. O cadastro é inconstitucional e fere a nova lei geral de proteção de dados, a entrar em vigor em agosto de 2020. Isso mostra um governo ditatorial. A proposta deveria passar antes pelo crivo do Congresso para que fosse mais bem avaliada.
Marcos Fernandes de Carvalho (São Paulo, SP)


Real people x fake news
Reinaldo Azevedo já devia ser o que é hoje, mas parecia outra coisa ("Real people X fake news em 2022",). É dessa direita que qualquer país precisaria. Não porque enxerga a injustiça sobre Lula, embora isso me encante. Mas, de modo simples e compreensível, ele se manifesta claramente, cercando-se de argumentos lógicos, sem medo e sem preconceito. Espero que ainda possa, mesmo à direita, proporcionar o bom debate de que este país carece. Obviamente, sou de esquerda.
Francisco E. C. Viola (São José dos Campos, SP)

O escritor e colunista da Folha Reinaldo Azevedo - Eduardo Knapp - 20.fev.2019/Folhapress

Educação
Concordo com Claudia Costin ("Os melhores professores", Opinião, 11/10). Não basta ter curso superior para ser "bom professor", principalmente na educação infantil e no ensino fundamental. Precisamos de ensino consistente. Com a proliferação de cursos de pedagogia em EaD, a formação não passa de informação. Quase ninguém sai preparado. Os que se salvam buscam formação paralela.
Maria Ines Boldrin, mestre em educação (São Paulo, SP)


Free shop
Ao querer dobrar o limite de compras em free shops ("Bolsonaro anuncia aumento de limite para compras em free shop", Mercado, 11/10), o presidente diminuirá a arrecadação de impostos para favorecer parcela mínima da população. É esse o espírito da reforma tributária?
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

Free shop do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos - Folhapress

Desmatamento
Vixe! Dados manipulados. Vai ser demitido ("Desmatamento na Amazônia cresce 96% em setembro, indica Inpe", 11/10).
Helder de Castro (Anápolis, GO)


Crescimento
O ministro Guedes, que no início do ano prometia zerar o déficit fiscal com crescimento de 2,8% ao ano, agora diz que há baixa inflação com retomada do crescimento. É uma falácia, haja vista o "pibinho" com estagnação e deflação por falta de demanda no consumo. Quando a imprensa deixar de sustentar a falsa genialidade do ministro da Economia, ficará evidente a incapacidade desse senhor.
Sandro Ferreira (Ponta Grossa, PR)

O ministro da Economia, Paulo Guedes - Amanda Perobelli/Reuters

Formatura de sargentos
Criança deve estudar e aproveitar a infância, e não ficar brincando de matar (foto da reportagem "Evento da PM em SP tem vaias a Doria e gritos de 'mito' a Bolsonaro", Poder, 11/10). 
Marcelia Guimarães Paiva (Juiz de Fora, MG)

Bolsonaro, Doria e Ricardo Salles em evento em São Paulo - Governo do Estado de São Paulo

Capitanias
Das capitanias hereditárias, herdamos o famigerado "de pai para filho" em todas as esferas políticas ("Tudo que capitanias hereditárias tinham de ruim vingou, diz Eduardo Bueno", Ilustríssima, 11/10).
José Valter C. Aristides (Colombo, PR)


China
Em "'China não está na AL para ajudar, mas para controlar', diz senador americano" (11/10), Rick Scott fez acusações absurdas contra a China. Ao cooperar com a América Latina, a China insiste nos princípios de respeito mútuo, igualdade e benefício recíproco, enquanto os conservadores dos EUA se preocupam em intervir em assuntos alheios, gerar problemas geopolíticos e promover mudança de regime. A história é prova disso. Que políticos dos EUA parem com mentiras e se dediquem a causas decentes.
Qu Yuhui, porta-voz da embaixada da China (Brasília, DF) 


Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.