Qual inquérito sobre Flávio Bolsonaro prevalecerá?, pergunta leitor

Para leitor, é uma vergonha a PF se curvar a um governo transitório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flávio Bolsonaro
“PF descarta suspeitas da Promotoria e livra Flávio Bolsonaro de dois crimes” (Poder, 3/2). Qual inquérito vai prevalecer? O da Polícia Federal, de Moro, que nunca vê nada, ou o da polícia do Rio? E aquele tanto de depósito?
Paulo da Silva Batista (Hidrolândia, GO)

Antes de nomear o procurador-geral da República, Bolsonaro, escandalosamente, havia dito que aquele deveria ser a sua dama (rainha, a peça mais poderosa no xadrez), que iria proteger o seu rei. Além da PGR, estaria também a PF emparelhada pelo governo miliciano?
Renilson Júnior (Valparaíso de Goiás, GO)


PF de Bolsonaro... É uma vergonha ver um órgão de Estado se curvar a um governo transitório.
Antonio Marcos Mendes Augusto (Brasília, DF)

São as mesmíssimas táticas utilizadas por Lula ao ser acusado de corrupção. Órgãos públicos a serviço de interesses pessoais. Nada mudou com a eleição de Bolsonaro —apenas para os ingênuos ou fanáticos que acreditam nessas farsas. PF cada vez mais em descrédito.
Humberto Giovine (Erechim, RS)


Escola cívico-militar
“Bolsonaro diz que governadores do NE fazem política ao não aderirem à escola cívico-militar” (Poder, 3/2). Bom, digamos que o “garoto propaganda” dos colégios militares brasileiros seja o ilustre presidente, ou seja, a maior referência da qualidade dessas escolas, conforme ele próprio afirma. Bom, neste caso, digo: não! Nunca vou colocar meus filhos numa escola dessas.
Alessandro Santos (Brasília, DF)

Jair Bolsonaro durante lançamento de pedra fundamental de colégio militar em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress



Esse homem é o espectro do atraso que penetrou na sociedade brasileira. Por pura conveniência, ele desconhece, ou finge desconhecer, a universalização do ensino no Brasil. Não está preocupado com a qualidade ou o desenvolvimento da nação. Quer só mostrar a todos que tem poder. E agora quer dinheiro para impor suas ideias elitistas dos anos 50 e 60.
Odete Borges (Itabira, MG)

Se escolas cívico-militares fossem a solução, a Coreia do Norte seria uma potência científica. Mas tudo o que tem são mísseis da época da URSS —e muita fome. A indústria americana foi engolida pela chinesa, mas a indisciplinada área de tecnologia sustenta a economia. Não tem ninguém de West Point lá. Para alguns, é muito difícil atravessar o portal do século 21. Não querem sair da primeira metade do século 20 de jeito nenhum.
Armando Moura (São Paulo, SP)

A péssima formação de Bolsonaro é uma prova de que simplesmente cursar uma escola militar não vai transformar alguém em uma pessoa bem-educada e capaz. Se o cadete médio da Aman for como ele, estamos jogando dinheiro fora ali. 
Paulo Cezar Souza (Porto velho, RO)

Jair Bolsonaro em cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Amana ), em Resende - J. Ricardo - 30.nov.2019/Folhapress

Abstinência
“Sem citar preservativos, campanha contra gravidez na adolescência prega reflexão” (Cotidiano, 3/2). Não há no Planalto Central ninguém competente para ocupar essa pasta? Quem necessita de normas do Antigo Testamento num mundo cheio de doenças, vírus e diversidade religiosa? Onde está o respeito à nossa Constituição?
José Joacir dos Santos (Porto Alegre, RS)

Nada a reformar
“Reforma ministerial de Bolsonaro está descartada, e Weintraub segue no cargo, diz Onyx” (Poder, 3/2). Se o ministro Abraham Weintraub, mesmo provando que é um total incompetente, não é retirado do Ministério da Educação, então o verdadeiro culpado é o seu chefe. Vamos pedir então a cabeça do seu chefe.
Joaquim Rocha (São Paulo, SP)

Abraham Weintraub e Jair Bolsonaro no lançamento da pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo - Paulo Lopes/BW Press/Folhapress

Eleições nos EUA
Excelente a reportagem “Democratas iniciam corrida para definir rival de Trump” (Mundo, 2/2), com um resumo das informações essenciais apresentadas em uma  diagramação que torna a leitura agradável: pesquisas de intenção de voto, minibiografias dos candidatos, principais propostas, calendário dos próximos eventos. Parabéns ao jornalista João Perassolo e à Folha.
Márcio Augustus Ribeiro (Vinhedo, SP)

A senadora Amy Klobuchar, pré-candidata democrata à Presidência dos EUA, durante campanha em Iowa - Scott Olson/Getty Images/AFP

Imprensa
“Jornalistas abandonam entrevista sobre brexit após governo britânico barrar veículos” (Mundo, 3/2). Esses sim se dão ao respeito —não é como acontece aqui, onde os jornalistas (inclusive desta Folha) se aboletam no cercadinho do Palácio da Alvorada para serem achincalhados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Matheus de Oliveira Melo (Aracaju, SE)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson - Frank Augstein/AFP

Espiritual
Complementando o que escreveu o médico José Marcos Thalenberg (“Painel do Leitor”, 3/2), digo que sentar ao lado do paciente implica um contato espiritual com este. Devemos lembrar que todos nós temos uma dimensão espiritual, além da material. Vivi isso quando conheci um personagem espiritual chamado Cacique Cobra Coral. Ainda jovem, eu zombava do meu tio espírita Galeno, que morava em Franca. Passados 30 anos, arrependo-me daquela minha atitude arrogante e preconceituosa para com quem alcançou uma visão mais completa e real das dimensões da vida.
Rubens Junqueira Villela, meteorologista (São Paulo, SP)


Livre iniciativa
Comecei desconfiada a leitura da coluna “Livre iniciativa” (Opinião, 2/2), da professora Mariana Piaia Abreu, para no final achá-la ótima. Devemos superar a preguiça e o preconceito e sairemos ganhando com uma visão mais completa e profunda dos temas, fora das dicotomias.
Amanda Visani (São Paulo, SP)


Aposentados
É preocupante a recente notícia de que dez estados do Brasil já têm mais servidores aposentados do que na ativa. Há necessidade de encontrar uma solução equilibrada, factível e justa para que seja corrigida tal discrepância, no sentido de equilibrar as contas públicas desses entes da federação. É preciso evitar um caos financeiro, que prejudicará toda a nossa imensa população, que necessita dos fundamentais serviços, com qualidade, do poder público.
José de Anchieta Nobre de Almeida (Rio de Janeiro, RJ)


Abreu x Duarte
“José de Abreu tenta desconstruir imagem ‘do bem’ de Regina Duarte contra plano bolsonarista” (Ilustrada, 3/2). “Ultrapassar os limites” é algo que se fala para crianças e para adolescentes. Esse senhor vive sua necessidade patológica de xingar e de ofender. É dessa forma que se sente em paz. Pessoas com desvios dessa natureza representam, felizmente, uma pequena parcela da população.
João Aris Kouyoumdjian (São José do Rio Preto, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.