Leitores elogiam coluna de Marcelo Coelho

'É coveiro, sim', diz leitor de Rio Claro (SP) sobre Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vírus e morte
Perfeito o artigo de Marcelo Coelho "Viva o Bozo, viva o vírus, viva a morte" (Ilustrada, 22/4). Realmente, esse fanatismo mostra-nos não só a ignorância de muitos mas também a falta de respeito pelo próximo. Eles não estão nem aí com o trabalhador. Preocupam-se apenas com os seus bolsos. Bolsonaro é uma espécie de avalista para toda a truculência que já existia na nossa sociedade, mas que essas pessoas apenas não conseguiam expor. Com o aparecimento de Bolsonaro, encontraram um apoio para todos os seus extintos animalescos.
Paula Passos Santiago (São Paulo, SP)

Como dizia Balzac, tanto o amor como o ódio se alimentam de ninharias. Tudo soma-se a eles. Assim como pensamos que aqueles que amamos não podem fazer nenhum mal, aqueles que odiamos não podem fazer nada certo. Desde o início do governo de Bolsonaro a Folha tem incitado o país ao ódio e ao radicalismo. Alimenta ninharias ideológicas que não constroem nada, mas servem de obstáculos para que pessoas que pensam diferente possam buscar a conciliação. Vem agora o ilustre colunista hipocritamente falar de interesse racional.
Cloves Oliveira (Valinhos, SP)

Covas no Cemitério Parque Manaus - www.fotoarena.com.br



Movimentos de cunho reacionário nunca foram conhecidos por sua racionalidade. E o ethos do movimento bolsonarista é de cunho oligárquico e adepto de práticas exterminacionistas, com claro viés de classe. Também há fenômeno mais global: em tempos de revolução 4.0, humanos tornaram-se descartáveis. São vidas que não valem o custo de serem vividas ou mantidas tendo em vista um cálculo meramente utilitarista.
Ygor Aragão (Joinville, SC)

Jair Bolsonaro e seus seguidores debocham dos mortos, tudo para que os pobres voltem a trabalhar para garantir o lucro dos empresários. Se o presidente está tão preocupado com os pobres e desempregados, por que não tomou nenhuma atitude antes da pandemia? No ano passado já havia gente passando fome e 13 milhões de desempregados.
Otto Cabral Mendes Filho (Jaboatão dos Guararapes, PE)

Maranhão
Nada contra o povo maranhense, muito pelo contrário, apenas temos que olhar com olhos de isonomia ("STF atende pedido do Maranhão contra governo federal e determina entrega de 68 respiradores ao estado", Painel, 22/4). Se, por acaso, o Maranhão estiver mais necessitado, que se levem os aparelhos para lá. Senão, que vão para outro lugar. Simples assim.
Salete Conceição Possebon (Santa Maria, RS)

Governos de verdade possuem pessoas capacitadas, que fizeram um planejamento tão logo ficou claro que o problema seria muito grave, não apenas uma gripezinha. Os governos organizados são agora prejudicados para que o desgoverno central consiga fazer politicagem. Viemos tempos muito sombrios. E o pior é ainda tentar se fazer de vítima.
Rodrigo Costa (Campinas, SP)


Doria
Sinto alívio de ter um governador competente gerenciando essa grande emergência pela qual estamos passando. Muito obrigada aos governadores que não seguem as orientações do desgoverno federal ("Detalhes do plano de saída só serão anunciados em 8 de maio, diz Doria", Cotidiano, 22/4).
Lucila Rodrigues Testa (São José dos Campos, SP)

A flexibilização precisa ser parametrizada. Como estão tomando essa decisão em meio à falta de leitos de UTIs na Grande SP? A Itália teve que transportar pacientes para a Alemanha.
Armando Moura (São Paulo, SP)


Medinho 2
Faço minhas as palavras do leitor Clarilton Ribas ("Painel do Leitor" 22/4). Um milhão de parabéns!
Luiz Antonio Bernardes da Silva (São Carlos, SP)


Dono da Bic
O todo-poderoso dono da Bic não passa de um moleque travestido de presidente ("Bolsonaro perde a paciência na crise do coronavírus e dá respostas ríspidas a apoiadores", Poder, 22/4). Um covarde.
Niemeyer Franco (São Mateus, ES)


UTI
Esta é a hora de engolir a soberba e o orgulho ideológico e chamar os cubanos ("Hospitais já não conseguem contratar médicos, fisioterapeutas e enfermeiros para UTIs de Covid-19", Mônica Bergamo, 22/4).
Marcelo Guimarães Freitas (Porto Alegre, RS)

Antecipar a formatura ou permitir que alguém sem formação atue em UTIs com pacientes portadores de uma doença complexa é uma temeridade. Os recém-formados podem atuar nas UBSs e no pronto atendimento, sob supervisão. Isso vai liberar alguns profissionais mais experientes para as UTIs.
Ruth Moreira Leite (São Paulo, SP)


Espírito e corpo
"Precisamos lutar pela saúde do espírito e do corpo, contra o coronavírus e o comunavírus". Quanta sabedoria exibe o chanceler no texto "Em blog, Ernesto Araújo escreve que coronavírus desperta para 'pesadelo comunista'" (Poder, 22/4). Ideologia das mais rasteiras, mais bisonhas. Que vergonha para o Itamaraty, a casa de Rio Branco. Mais um ilustre representante desse governo.
Paulo Silveira (São Paulo, SP)

Enterrando sonhos
Dia 20 passado, ao ser questionado por um repórter sobre o número de mortes pelo vírus letal, respondeu Bolsonaro, com sua costumeira estultícia: "Não sei, não sou coveiro!". Pois se contradisse: é coveiro, sim! Instigando as pessoas a se aglomerarem e alienando o povo do perigo, está enterrando pessoas e sonhos.
Gésner Batista (Rio Claro, SP)

São Paulo
Helio Beltrão ("O cálculo político do governador", Mercado, 22/4) fez futurologia, pois escreveu sobre o plano de reabertura da economia, que começa a ser elaborado nesta quarta (22) em interlocução com o setor produtivo. Minimiza a pandemia ao comparar uma previsão de mortes --sem considerar a concentração em curto período de tempo-- com as de outras doenças e sugere flexibilização da quarentena quando a curva de contaminação é ascendente. E desinforma ao citar uma proibição ao funcionamento de indústrias, quando não há restrição a esse setor.
Vinicius Santos, coordenador da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.