Desemprego preocupa leitores

Debate eleitoral é objeto de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desemprego
"Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas" (Mercado, 30/9). Não é surpresa encontrar por aí fanáticos seguidores da seita bolsonarista dizendo que a culpa é do isolamento. No ano passado havia os mesmos 13 milhões de desempregados. Lá, era culpa do PT; agora, a culpa é da imprensa...
Felipe Maués Santos Rodrigues (Belém, PA)

É só tirar a Dilma; é só passar a reforma trabalhista; é só passar a reforma da Previdência; é só eleger o Bolsonaro; é só passar a reforma administrativa... Qual será o próximo canto da sereia?
Ivan Silva (São Paulo, SP)


Precatórios
"Pedalada de Bolsonaro acelera a piora das condições financeiras do país" (Mercado, 30/9). Aproveitando que os precatórios federais, mais uma vez, devem ser alvo de calote, vale lembrar os seus congêneres estaduais: minha mãe moveu ação contra o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) e ganhou, mas até hoje não recebeu um tostão do que lhe é devido. Ah, sim: o processo está completando 27 anos. "Parabéns" a todos os que se esforçaram para isso.
Márcia Verri (São Paulo, SP)

*

Estou com 85 anos e há mais de 20 aguardo pagamento de precatório. Agora que estou listado para receber em 2021, vem a péssima notícia de que esse desgoverno quer tomar o meu dinheiro e dar para o Renda Cidadã. Tremenda violência contra um aposentado.
Osvaldo Alves Aranha (Jaú, SP)

Guilherme Dionizio


"Guedes diz que precatório não será usado no Renda Cidadã" (Mercado, 30/9). Paulo Guedes participou do anúncio junto com o presidente, seus líderes, ministros etc. Em hora nenhuma fez a menor menção ao megaequívoco que estava sendo dito. Agora aparece como o dono da verdade, conhecedor de todos os detalhes e esculhambando o seu próprio grupo.
Marcelo Magalhães (Rio de Janeiro, RJ)

*

Há dois anos essa turma vem fazendo contas e apresentando ideias esdrúxulas. Na semana que vem teremos outra. É visível que não têm a competência exigida para os cargos que ocupam. Talvez sirvam como analista ou assessor. Mas é preciso um chefe para limitar as bobagens que fazem.
Alexandre Luiz Ferreira da Silva (Belo Horizonte, MG)


Quino
"Morre Quino, criador da Mafalda, estrela das HQs que odeia sopa e autoritarismos" (Ilustrada, 30/9). Uma perda imensa. Mafalda é um ícone universal dos quadrinhos.
Wesley de Carvalho (Caldas, MG)

O mundo que Quino desejava fica cada vez mais longe com o neofascismo, mas, de repente, o céu se alegrando, enviam de lá um fio de esperança para nós.
Paulo Aguiar (Rio de Janeiro, RJ)

Vá em paz, Quino. E obrigada por nos manter com olhar sempre crítico para o mundo.
Maria Lúcia Cocato (São Paulo, SP)


Eleição nos EUA
"'Você vai calar a boca', diz Biden em primeiro debate com Trump" (Mundo, 30/9). Estamos num momento tão complicado quanto em 1929 e em 1939. Os problemas são imensos, mas o sistema criou o ciclo de debates dos candidatos no qual deveriam abordar questões fundamentais. Os marqueteiros, porém, os transformaram num circo eleitoral, como se a vida fosse uma brincadeira sem finalidade. E as elites deixam como está, engrossando a polarização.
Benedicto Dutra (São Paulo, SP)

Trump e Biden durante o debate - Brian Snyder/Reuters


O outro daqui bem que poderia imitar seu ídolo e participar de debates no futuro. Seria engraçado... Suas ideias para a economia: desligar o aquecedor da piscina; para a segurança: arminha com os dedos; para a saúde: cloroquina grátis; para o trabalho: botar todo mundo para trabalhar a partir dos dez anos; para a educação: que é isso?
José Freitas (Salvador, BA)

*

Se Biden continuar caindo nas artimanhas enlameadas de Trump, este será reeleito. E aí teremos novamente um zero puxando a reeleição de outro, que é o nosso trumpezinho das bananas. Não poderia ser pior.
Alex Sgobin (Campinas, SP)


Ciência
"Brasileiros são os que menos confiam em cientistas, indica estudo de centro americano" (Ciência, 30/9). Estamos pagando pelo descaso com a educação, minuciosamente planejado pelos donos da verdade e do poder e que já dura mais de 500 anos. Melhor fazer leis de proteção a cães e gatos para disfarçar toda a criminalidade praticada contra os humanos. Uma patifaria generalizada, financiada por interesses nada confessáveis.
Jonas Lachini (Belo Horizonte, MG)

*

Tanto isso é verdade que foi eleito esse figurante para o Palácio do Planalto. As pessoas não acreditam porque desconhecem, não fazem a menor ideia do que é a ciência nem para que serve. Prova viva de que falta muito investimento em educação.
Rosangela Silvestrin (Farroupilha, RS)

*

Se não fossem os cientistas, o Brasil ainda estaria na era pré-história.
Paolo Valerio Caporuscio (São Paulo, SP)

*

E ainda entregam tudo o que têm para as igrejas evangélicas. E o governo faz de tudo para que aquelas instituições não paguem impostos.
José Joacir dos Santos (Porto Alegre, RS)


Belo Monte
Sobre a menção à UHE Belo Monte no artigo "A desproteção das terras e o genocídio dos povos indígenas" (Tendências / Debates, 30/9), a Norte Energia esclarece que cumpre rigorosamente os compromissos do licenciamento ambiental da usina. Das 11 Unidades de Proteção Territoriais previstas, 8 já estão em operação. As demais encontram-se pendentes de instalação por questões de segurança nas terras indígenas, fato reconhecido e tratado junto à Funai.
Luciana Soares, superintendente de Comunicação da Norte Energia (Brasília, DF)


Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde repudia a parcialidade da repórter Patrícia Pasquini ao acusar a gestão Covas de "desmontar a Covisa". O texto é opinativo e induz os leitores da Folha a erro em relação à reorganização da Covisa. Debatida com servidores previamente, a iniciativa fortaleceu a atuação nos territórios, sobretudo nos bairros mais distantes do centro, que mais demandam serviços de saúde.
Marcus Sinval secretário especial de Comunicação da Prefeitura (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.