Assassinato de Marielle é tema de comentários

Leitores criticam fala de Pazuello sobre vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mil dias sem Marielle
"Mil dias depois, não se sabe quem mandou matar Marielle e por quê" (Cotidiano, 8/12). Pelo encaminhamento das investigações, esse processo não vai passar de onde chegou, o que é um absurdo, mas não incomum nos inquéritos policiais por homicídios no Brasil. O pior é que, tendo o caráter político como tudo indica que tem, é também um atentado à democracia.
César Paes (Curitiba, PR)


Pois é, nossos dados só podem ser secretamente compartilhados com empresas privadas que pagam para fazer direcionamento de propaganda. É muito ousado pedir que dados menos importantes sejam divulgados para uma investigação seríssima de homicídio...
César Fernando Piza (São Paulo, SP)


60 dias sem vacina
"Pazuello prevê 60 dias para certificar qualquer vacina contra Covid e bate boca com Doria" (Saúde, 8/12). Mais um ato absurdo do Ministério da Saúde dizer que Anvisa vai demorar 60 dias para examinar e liberar uma vacina. Esse órgão vai fazer exames laboratoriais químicos e biológicos que demandariam tempo para reação ou precisa de tempo só para examinar papéis? Que se monte uma força-tarefa para trabalhar 24 horas por dia!
Maria Elza Sigrist (Campinas, SP)

*

Por que o governo federal, com estoque lotado de cloroquina, não a distribui para seus simpatizantes e deixa as vacinas para quem nelas acredita? Afinal, como ele disse em maio: "quem é de direita, toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína".
Paulo Bittar (São Paulo, SP)


Governadores x Doria
"Governadores se queixam de 'arrogância' de Doria em reunião sobre vacina contra Covid", Painel, 8/12). O governador João Doria se mexeu. Por que os outros não fizeram o mesmo? Por que não o procuraram para fazer parcerias? São uns caras de pau.
Armando Moura (São Paulo, SP)

*

São Paulo talvez tenha se apoiado e buscado solução pautado em uma coisa que o governo federal e, digo com muita pena, o governo mineiro se esquecerem: ciência. Enquanto já se iniciavam as pesquisas sobre vacinas, Bolsonaro e seu general se apoiavam em um feijão mágico chamado cloroquina. Então, friamente, parabéns a São Paulo.
Otavio Paiva (Juiz de Fora, MG)


Saúde mental
"Governo Bolsonaro quer revogar portarias que sustentam política de saúde mental" (Saúde, 7/12). A extinção dos CAPs (Centros de Apoio Psicossocial) e a suspensão dos exames para tratamento de HIV --exatamente quando se acaba de comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids-- e de hepatite C são atos inumanos contra a vida ("Governo suspende exame que define tratamento de pessoas com HIV e hepatite C", Saúde, 7/12). Mais uma vez, são atitudes que provocarão reações por todo o mundo contra o governo brasileiro.
Edgard de Assis Carvalho (São Paulo, SP)


As roupas
Crise sanitária, mais de 6,5 milhões pessoas contaminadas, quase 180 mil mortes, 13 milhões de desempregados, governo paralisado sem propostas, o auxílio emergencial terminando, as reformas paradas, apagão elétrico, desmatamento recorde... E o presidente da República mobiliza seu primeiro escalão para o evento de inauguração da exposição de roupas usadas por ele e pela mulher na cerimônia de posse! Só nos resta chorar e rezar mesmo... ("Bolsonaro faz evento no Planalto para expor roupas que ele e Michelle usaram na posse", Poder, 7/12).
Maria Stella Barros de Macedo Coda (São Paulo, SP)

Exposição de trajes de Bolsonaro e Michelle virou memes nas redes sociais
Exposição de trajes de Bolsonaro e Michelle virou memes nas redes sociais. - @hmitsumune no Twitter

Racismo na Champions
"Atletas paralisam jogo do PSG na Champions após árbitro ser acusado de racismo" (Esporte, 8/12). Sensacional essa atitude! Se sempre seguirem por esse caminho, as punições aos racistas será mais efetiva e mais dura. Logo os atos racistas tenderão a diminuir.
Karlo Gabriel (São Paulo, SP)


PT e o palito
"PT diz que eleição na Venezuela foi democrática e resposta a imperialismo" (Painel, 8/12). Segundo o Partido dos Trabalhadores, foi também o fim da pretensão do capitalismo de querer impor o regime democrático na atribulada Venezuela. Para o PT, somente o bolivarianismo e sua revolução de tipo "libertação nacional" --estatizações, imprensa calada, opressão, desapropriações, partido único etc.-- liquidarão o capitalismo para que se chegue à "sociedade sem classes" já alcançada pelos países comunistas. É como querer cortar uma árvore para fazer um palito. Já existem métodos mais modernos para isso.
Pedro Portugal (Belo Horizonte, MG)

*

O PT continua delirando e descolado da realidade. Primeiro, por acreditar na inocência de Lula; segundo, por considerar democrática a eleição farsesca para a Assembleia Nacional Constituinte na ditadura venezuelana. O Partido dos Trabalhadores caminha a passos largos para o descrédito total.
Ângela Luiza S.Bonacci (Pindamonhangaba, SP)


Luz, câmera...
"Lula irá a Cuba para gravar documentário dirigido por Oliver Stone" (Mônica Bergamo, 8/12). Boa sorte ao ex-presidente Lula nessa sua nova carreira. Como político, conseguiu sacar coelhos do chapéu; como ator, é improvável que possa diferenciar a verdade da ficção, até porque Oliver Stone é mestre em distorcer a história para enquadrar a realidade às suas fantasias.
Cloves Oliveira (Valinhos, SP)

*

Getúlio, Jango e Lula, os únicos presidentes decentes deste país. Um se suicidou, outro foi assassinado e o terceiro, preso. Mas um dos maiores cineastas do mundo, um ser que não se deixou embotar pelo colonialismo mental, sabe das coisas. Não vejo a hora de assistir ao filme.
Rosane Aubin (São Paulo, SP)


Cinema
Em relação à reportagem "Produtor Rodrigo Teixeira e investidores travam batalhas na Justiça dos EUA e Brasil" (Ilustrada, 20/11), o advogado de Luiz Mussnich esclarece que, enquanto seus recursos ainda estavam sob apreciação no Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República se manifestou pela declaração de extinção do processo penal citado, o que foi reconhecido pelo STF, com a consequente prescrição. A decisão ocorreu há cinco anos, e nunca houve pedido ou decisão de prisão durante o curso desse processo.
André Abud, advogado (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.