Descrição de chapéu STF

Leitores criticam votos do STF contrários ao que diz a Constituição

Acidente com ônibus em Minas e intimação a William Bonner também são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Constituição
É assustador como nossas instituições estão em frangalhos. Os votos dos ministros políticos do STF, na Adin que trata da reeleição nas Casas legislativas, mostram a corte decidida a revogar a Constituição e impor que maiorias eventuais irão ditar a Carta Magna para a nação. O eleitor, herdeiro da cultura “Casa Grande & Senzala”, em mais uma eleição, puniu o PT por sua ética gelatinosa e a vigarice de seus mandatários enquanto premiou o centrão com o esquecimento dos mesmos crimes.
José Tadeu Gobbi (São Paulo, SP)

*

O negacionismo do Supremo diante da Constituição é evidente. O artigo diz: “Mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”. Como disse Rui Barbosa, “o Supremo tem direito a errar por último”. Brasil, país dos negacionistas.
Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)

*

A quem recorrer quando o próprio STF não aplica o que está escrito de forma clara na Constituição? É um absurdo, passível de impedimento, o ministro do STF Gilmar Mendes defender o “afastamento da letra da Constituição” com intenção de “promover objetivos constitucionais”. Da letra da Constituição não se pode afastar milímetro algum, nunca. Talvez a Constituição ficasse melhor guardada na Academia Brasileira de Letras.
Antônio Marcos Coldibelli Francisco (Pouso Alegre, MG)

O PT
Perfeita a análise do professor Haddad (“O PT”, Opinião, 5/12). A campanha contra o PT e Lula promovida, durante anos, pela direita, Judiciário e mídia, impede até hoje o entendimento sobre o significado do PT e de Lula para a história desse pobre e maltratado país e a importância de ocuparem novamente espaço no espectro político.
Rachel Matos (Belo Horizonte, MG)

*

Com todo respeito que tenho pela sua total integridade moral, mas não concordo com esta postura. Ficar à mercê de Lula eternamente parece flutuação política bem teórica. O PT precisa, sim, se renovar. Enfim vocês continuam ainda refratários a realizar autocrítica política. A realidade social, econômica e cultural mudou no país, mas o PT ainda tem dificuldades de enxergar.
Luiz Roberto Peres (Lins, SP)

*

Associar o PT ao Lula é natural. Mas em breve vai ser inevitável definir se o partido vai continuar a ser o partido do Lula ou se vai se permitir ser um partido dos trabalhadores. Partidos precisam de líderes que os defendam de verdade, até mesmo contra interesses particulares de sua cúpula. Se não consegue ser maior que seu líder, não tem capacidade de renovação e não consegue nem mesmo fazer cumprir as exigências éticas de seu estatuto, perde a legitimidade por conta própria.
Sebastião Barbosa (Maringá, PR)

Tragédia em MG
(“Ônibus cai de ponte em MG e deixa ao menos 17 mortos”, Cotidiano, 5/12). Conheço o trecho, principalmente no sentido João Monlevade há um declive muito acentuado, longo, e com curvas fechadas. Tanto caminhões como ônibus devem descer devagar e cuidar para que o freio não esquente. É preciso averiguar como estava o estado de conservação dos freios. Infelizmente houve muitas vítimas. Mas o motorista pular do ônibus é realmente um absurdo.
José Manoel Martins (Bebedouro, SP)

*

Um acidente normalmente é uma soma de erros e precariedades. Estrada com traçado obsoleto, falta de manutenção tanto da estrada como provavelmente do veículo, fiscalização indolente ou provavelmente subornada, normalmente são os ingredientes para esse tipo de tragédia, que ocorre semanalmente no Brasil. Estamos robotizados em relação a isso, por falta de educação e de interesse dos governantes que nos fazem aceitar a morte como coisa natural.
Carlos Telles (Porto Alegre, RS)

*

Cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres e à Polícia Rodoviária Federal controlarem isso. São tão culpados quanto. Dois casos seguidos é demais.
Rinaldo Bastos Vieira Filho (Belo Horizonte, MG)

Jornal Nacional
(“Polícia do Rio intima Bonner e Renata após censura no caso das ‘rachadinhas’ de Flávio Bolsonaro”, Poder, 5/12). Não sei para onde caminha o Brasil. Impor censura à imprensa, levar jornalistas a depor na PF, e os investigados do clã livres e debochando da Justiça.
João Orlando Santos (Cachoeira do Sul, RS)

*

Crime de desobediência não seria o que Fabrício Queiroz cometeu ao não comparecer para depor e se esconder na casa do advogado dos Bolsonaro? Crime de desobediência não seria o que comete o presidente ao se recusar a depor no inquérito sobre aparelhamento da Polícia Federal?
Luiz Leal (Florianópolis, SC)

William Bonner e Renata Vasconcellos apresentam edição do JN
William Bonner e Renata Vasconcellos apresentam edição do JN - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.