Leitores da Folha comentam o editorial Vacinação Já

Sleeping Giants, plano de imunização do governo e Lava Jato são alvos de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Editorial
Parabéns, Folha. O momento exige posicionamento claro de quem enxerga os absurdos desmandos do despreparado, para dizer o mínimo, que governa o país (“Vacinação já”, 13/12).
Antônio Afonso (Manaus, AM)

O presidente Jair Bolsonaro em exposição dos trajes usados na posse
O presidente Jair Bolsonaro em exposição dos trajes usados na posse - Pedro Ladeira/Folhapress

*

São palavras fortes e precisas que traduzem nossa situação como nação. Merecem reflexão e atitudes, para que decisões técnicas não sejam poluídas por conveniências políticas e que agências técnicas, como a Anvisa, sejam blindadas da insensatez de políticos que não entendem o bem comum ou coletivo.
Nivaldo da Silva Lavoura Jr (Piracicaba, SP)

*

Editorial forte, porém tardio. Este veículo tem larga responsabilidade na alçada desse genocida ao poder de presidente do Brasil. O que seria um bem-vindo movimento de autocrítica, a mim soa como vulgar hipocrisia.
Maria Cristina Forti (São Paulo, SP)

*

Maravilha de editorial. Agora falta um similar para Paulo Guedes, que, com mais requintes de crueldade do que Bolsonaro, vai matando trabalhadores pouco a pouco.
Diogo de Sá Leitão Marques (Recife, PE)

*

Com todo o respeito que devemos aos técnicos abnegados que atuam na Anvisa, mas, de fora, parece que esse órgão se transformou em mais um entrave do que a viabilização da solução do grave problema da pandemia no país.
Rodolpho Odair Sverzutti Cava (Cafelândia, SP)

*

“Vacinação já” só se tirarmos este presidente criminoso. Enquanto vários países no mundo já vacinam sua população, aqui vemos grande enrolação. Até a Argentina vai iniciar a vacinação ainda este ano.
Mario Donizete Pelissaro (Atibaia, SP)

*

Mais eficaz seria a imprensa mudar o enfoque que dá aos devaneios do presidente com pretensão de adequá-lo. Ele é isso. Ponto. Seria mais positivo cobrar das “sólidas” instituições públicas que ajam quando e da forma que for necessário contra os atos que mereçam apuração. Ante os arroubos do presidente, todos, até generais, ficam igual à mulher que apanha do marido e, choramingando, tenta lhe convencer de que a surra foi injusta, como se houvesse justiça numa agressão.
Pedro Cardoso da Costa (São Paulo, SP)

*

Assusta ter um general tão inepto no comando do combate contra o vírus. Cenário de terror que um oficial de alta patente seja tão incapaz, incompetente, vacilão.
Makoto Shimizu (São Paulo, SP)

*

Excelente editorial que revela a indignação de vermos tantas mortes.
Celmo Correa Netto Junior (Rio de Janeiro, RJ)

*

É ridículo como a Folha se pauta por Bolsonaro, e não pelos fatos objetivos. Se ele estivesse apressando a vacinação e pressionando a Anvisa, a Folha o criticaria por interferir numa agência independente, clamaria por cautela, diria que a vacina ainda não tem comprovação científica de eficácia e segurança. Como fez com a cloroquina.
Jorge Alberto de Oliveira Marum (Piedade, SP)

*

Enfim! Estava na hora de um grande jornal tomar a iniciativa e gritar por um basta neste desgoverno incomparável que testemunhamos em nossa história. Que as demais instituições democráticas do Brasil, que ainda são fortes e independentes, ajam em conjunto para reverter o rumo desse caos.
Maria Isabel Quintino Nicotero Pestana (São Paulo, SP)


O plano e os cientistas
Pesquisadores citados em plano de vacinação da Covid-19 dizem que não deram aval a documento”, Saúde, 13/12). Esta postura do governo Bolsonaro eu já vi em outra situação: a demissão do chefe da Polícia Federal publicada no Diário Oficial, na qual constava a assinatura do então ministro da Justiça Sergio Moro. O mesmo posteriormente declarou que não tinha assinado a demissão. Isso é grave! O governo poderia ter apresentado o plano sem usar os nomes dos especialistas. O Ministério da Saúde procurou dar respaldo científico, mas isso é fraude!
Vilarino Escobar da Costa (Viamão, RS)

*

Depois que a Damares afirmou que tinha o título de doutora; depois que o ministro da Educação também arranjou um doutorado que a universidade desmentiu; usar o nome dos outros indevidamente é fichinha para a índole desse pessoal.
Mario José Corrêa de Paula (São Carlos, SP)


Colunista
O escritor Mario Sergio Conti trocou de lugar com a ilustradora da coluna Bruna Barros, e o resultado foi para lá de criativo (“Tudo novo no sertão”, Ilustrada, 12/12). Ela nos traz um relato atualizado, poderoso e sensível do Brasil profundo. Parabéns para Bruna e seu companheiro, pela coragem e pelo que estão fazendo, sem alarde, numa cidade pequena de Alagoas. Para mim, essa é a face verdadeira da revolução. Em tempo: o desenho do Mario Sergio ficou ótimo!
Marina de Siqueira Pozzoli (São Paulo, SP)

0
Mario Sergio Conti

Sleeping Giants
Ao ler a entrevista, meu coração se encheu de preocupação por esse jovem casal (“Sleeping Giants sai do anonimato em entrevista à Folha”, Mônica Bergamo, 13/12). A extrema direita, como a extrema esquerda, é cruel e violenta. A segurança deles está profundamente ameaçada. Que eles se cuidem e se protejam.
Edilva Bandeira S. Antunes (Ilha Solteira, SP)

Mayara Stelle e Leonardo de Carvalho Leal, fundadores do Sleeping Giants Brasil
Mayara Stelle e Leonardo de Carvalho Leal, fundadores do Sleeping Giants Brasil - Eduardo Anizelli/Folhapress

*

O problema não é querer definir desinformação, é querer definir ódio. Existe uma direita do pântano que vive para odiar da forma mais ressentida, mas não venham me dizer que a esquerda é paz & amor e que a única coisa reprovável desse lado foi “o vídeo misógino do Porta dos Fundos”. Recomendo que passeiem pelo Brasil 247, para conhecer a esquerda das fake news, e que leiam páginas identitárias que desejam a morte de burgueses, o linchamento e a humilhação da “branquitude”.
Barbara Maidel (São Paulo, SP)

*

Que orgulho desses guris! Bom saber que as novas gerações têm salvação, têm gente de caráter. A família deve ter imenso orgulho!
Hevelin Quintão (Curitiba, PR)

*

Estes jovens são a nossa esperança de que alguma coisa ainda mude neste país! Bravo!
Luiz Fernando Garcia (Assis, SP)

*

E grandes empresas se deixam pautar por um casal dependente de auxílio emergencial?
Iago M. Zulu (São Paulo, SP)


Lava Jato represada
O STF de novo dá demonstração do seu total descaso no combate final à corrupção (“Represadas, ações da Lava Jato ficam sem julgamento definitivo no Supremo”, Poder, 13/12). Vivo em dois países, um dos políticos e ricos corruptos, que roubam até da saúde e se livram da cadeia, e outro do pobre, que é preso por roubar comida para matar a fome.
José Luiz Amarante (Fortaleza, CE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.