Leitores comentam situação da Covid-19 no país

'Seria cômico se não fosse trágico', diz leitora sobre viagem à Índia para buscar vacinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crise da Covid-19
Que triste tudo isso. E os nossos governantes vêm dizer que fizeram a lição de casa. Se tivessem feito, a situação não seria essa. Me pergunto até quando iremos aceitar sermos tratados com desvalor (“Vídeo mostra chegada de oxigênio e desespero de parentes de pacientes de Covid em Manaus”, Saúde, 15/1).
Ana Lucia Lopes da Silva (São Paulo, SP)

O despreparo das autoridades, aliado à insensatez de parte da população, que prioriza o consumo à vida, nos levou a isso. Agora aparece a revolta. Que não seja tarde para que o Brasil não seja uma grande Manaus (“Manaus, Brasil”, Opinião, 16/1).
José Elias Aiex Neto, psiquiatra (Foz do Iguaçu, PR)

A cada dia fico mais impressionado com a incompetência do ministro Pazuello. Chegou como especialista em logística e, até agora, falhou em todas as atribuições. Deveria ao menos honrar a farda que veste e pedir para sair.
Sergio Sztajnbok, médico e mestre em medicina pela FMUSP (São Paulo, SP)

Se o CFM [Conselho Federal de Medicina] já tivesse condenado os médicos que defendem o Capitão Cloroquina, essas distorções não estariam ocorrendo (“Com Manaus sem oxigênio, Pazuello montou e financiou força-tarefa para disseminar cloroquina em UBSs”, Poder, 16/1).
João Manuel de Almeida Alves (Juiz de Fora, MG)

Os profissionais da saúde e da ciência merecem todo o respeito e reconhecimento por parte de população. Já, o governador marqueteiro e o presidente sabotador merecem todo o nosso desapreço. Conseguiram semear discórdia em nome de seus projetos políticos.
Lafaeti Tomasauskas Bataglia (Sertãozinho, SP)

Mais uma do governo trapalhão. Seria cômico se não fosse trágico (“Índia nega envio imediato de vacinas”, Saúde, 15/1).
Rachel Barcellos Dinelli (Vitória, ES)​

Avião de transporte KC-390 após levar 8 t de equipamento médico para Manaus, na quarta
Avião de transporte KC-390 após levar 8 t de equipamento médico para Manaus, na quarta - FAB no Twitter - 13.jan.2021

Avião de carga nos EUA
Em plena crise de saúde a FAB envia avião militar para treinamento. Há momento para tudo. Não importa se temos ou não pátio lotados de aviões (“Em meio à crise, Brasil envia maior avião de carga para treinar nos EUA”, Saúde, 15/1).
Alexander Barbierato (São Paulo, SP)

Temos aviões suficientes para dar suporte e apoio ao combate à Covid-19. Portanto, pode deixar o novo cargueiro no treinamento militar. Podem surgir negócios para a Embraer, o que é bom para o Brasil. Saúde e economia tem de andar juntos. É o ideal.
Lineu Saboia (Salvador, BA)


Aulas presenciais
Incompreensível, esta Folha convidar dois profissionais do Rio de Janeiro para escrever artigo defendendo aulas presenciais ou não em São Paulo (“A volta às aulas em São Paulo deve ser presencial mesmo com o agravamento da pandemia? SIM”, Opinião, 16/1).
Roberto de Lima Cruz (São Paulo, SP)

Não podemos falar em volta as aulas sem vacina para docentes e discentes. A vida dos nossos filhos e dos trabalhadores da educação vale muito para correr esse risco.
Raquel Amorim (São Paulo, SP)


Colunistas
Não tomem como desmerecimento a outros articulistas, mas os textos de Cristina Serra e de Hélio Schwartsman são sempre impecáveis, e suas leituras são uma satisfação para mim, e tenho certeza que para muitos leitores.
Geder Parzianello (São Borja, RS)


Mercado de trabalho
O avanço da informalidade prejudica a economia brasileira como um todo. O governo deveria expandir os gastos públicos, investimentos em políticas sociais, principalmente os da saúde, estímulo ao consumo e criação de frentes de trabalho” (“Fim do auxílio e desemprego afetam consumo e produção”, Mercado, 16/1).
Caio César (Praia Grande, SP)


Denúncia de abuso
Parabéns, Flaviane! Quem salva uma criança, salva o mundo. Você é uma raridade nos dias de hoje (“Brasileira desconfia de cliente, liga para polícia e salva criança de abuso em Orlando", Mundo, 15/1).
João Neves (Estância Velha, RS)


Charge
Que bom abrir neste sábado (16) o jornal, recheado de notícias tristes, e sentir um alento com a charge do dia. Parabéns à Estela May, que com traços minimalistas não precisou de palavras para se expressar. É a arte fazendo o seu melhor. (Opinião, 16/1).
Adélia Rosa Faria (Lagoa Santa, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.