Leitores comentam vacinação contra Covid-19 no Brasil

'Uma enfermeira foi a primeira a ser vacinada, melhor símbolo não há', diz leitor sobre a primeira pessoa a ser vacinada no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pandemia
Parabéns à ciência, ao Instituto Butantan. Que bom, uma enfermeira foi a primeira a ser vacinada, melhor símbolo não há. Que seja um começo de bons momentos que poderão vir (“Minutos após aval da Anvisa, enfermeira de SP recebe a primeira vacina contra a Covid no Brasil”, Saúde, 17/1).
Vivian Fiori (São Paulo, SP)

Essa imagem é uma das mais emocionantes que nós, brasileiros, poderíamos presenciar. Viva a ciência, meus amigos! É um dia de muita alegria. Espero que essa vacina seja o início de construção de um mundo mais justo para todos e que a gente cuide melhor da nossa Mãe Terra (“Primeira vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP”, Mônica Bergamo, 17/1).
Guilherme Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

O país está desgovernado nas mãos de amadores. Toda essa baboseira ideológica e crendices no trato da pandemia vão deixar marcas profundas na nossa sociedade. Cada um que faça o que lhe cabe para se proteger. Triste, estamos sós (“Secretários de Saúde falam em vexame com vacina e dizem que estão no limite com Bolsonaro”, Poder, 17/1).
Maria Joselita Souza Ferreira (Araçoiaba da Serra, SP)


Guido Mantega
Como todo economista de esquerda, o ex-ministro tem sempre a mesma solução: gastar mais do dinheiro que não existe (“Em uma crise, se o governi não investir, ninguém vai investir, diz Guido Mantega”, Mercado, 17/1).
Roberto de Oliveira Flores (Caxias do Sul, RS)

Esse governo [do qual Mantega foi ministro] foi o começo do fim. Estimulou demais a aquisição de bens de consumo duráveis, como veículos e eletrodomésticos. Mas educação de qualidade, empregos, ciclo virtuoso da economia e reforma tributária, nada. Década perdida.
Antonio Pimentel Pereira (Governador Mangabeira, BA)


Ditadura
O Brasil é um país que foge ao entendimento tanto de neófitos como de veteranos, pois levou à presidência um notório defensor da tortura e da morte, adepto de soluções radicais, sem um mínimo da humana empatia e, como se não bastasse, despreparado para o exercício da presidência (“Morte de Rubens Paiva faz 50 anos com punição ainda sob discussão na Justiça”, Poder, 17/1) .
Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)


Atletas de base
A matéria da Folha, retratando o protagonismo de jovens atletas das bases dos clubes de futebol, permite inferir que nem tudo o que é ruim traz só resultados ruins. Gera oportunidades, mesmo que tristemente, com estádios vazios (“Presença de atletas formados na base cresce 25% em Brasileiro na pandemia”, Esporte, 17/1).
Celso Luis Gagliardo (Americana, SP)

Regalias
As fotos das mansões dos presidentes da Câmara e do Senado são um escárnio diante da enorme tragédia que se abate sobre a maioria da população. Isso já é tripudiar sobre os eleitores. Parabéns, Folha, pela isenção demonstrada na reportagem. Não é só nosso presidente da República que é desprezível (“Regalias de chefes de Câmara e Senado vão de café premium a mansão em lago”, Poder, 17/1).
Gesner Batista (Rio Claro, SP)

Par que parlamentares e juízes não percam centenas de regalias, é preciso continuar arrochando o salário do barnabé que ganha R$ 3.000 ou R$ 4.000 por mês, bruto.
Cristina Dias (Curitiba, PR)

Mulher na política
Deputada Isa Penna, siga em frente, com independência e coragem! Sua agenda é de grande relevância para o conjunto da sociedade. Afeta a cultura patriarcal, o nepotismo, o círculo vicioso e predatório de sexualização do corpo feminino (“Se você é mulher e faz política, sabe que vai sofrer assédio, diz Isa Penna, apalpada por deputado em SP”, Poder, 17/1).
Daisy Santos (Aracaju, SE)

A deputada tem toda a razão, e esses comportamentos são inadmissíveis. Macris já está na minha lista de gente a não votar. O governador vai pagar um preço também, ele está subestimando a força do voto feminino. Estamos cansadas desses homens atrasados e abusadores. Vamos dar um basta.
Maria Torres (São Paulo, SP)


Bolsonaro e Congresso
Infelizmente tenho que concordar com o colunista. É muito triste isso. Vamos ter que aguentar esse ano. (“Bolsonaro está mais perto de eleger aliados no Congresso do que do impeachment”, Opinião, Bruno Boghossian, 17/1).
Helena Rodrigues Gotis (Hortolândia, SP)

Excelente, Bruno. Finalmente um artigo para informar corretamente e dar condições para o cidadão refletir e entender o que precisa ser feito para remover um presidente. E os riscos de uma tentativa afobada e precipitada acabar por fortalecê-lo.
Délcio Cardoso da Silva (São Paulo, SP)


ICMS em SP
Excelente análise! Moro no interior de São Paulo, região agrícola. Foi hilário ver a turma da Hilux zero quilômetro fazendo tratoraço com os tratores John Deer novíssimos. Coitados devem estar precisando mesmo de subsídios (“Não existe boca-livre”, Opinião, 17/1)
Eduardo Mello (Itapetininga, SP)

Muito bom, Marcos Lisboa. Os empresários precisam sair da sombra do socorro oficial. Capitalismo é essencialmente destruição criativa.
André Oliveira (Belém, PA)

Certeiro como sempre. O Doria é um oportunista sem escrúpulos, mas nessa reforma está certo.
José Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.