Folha cria editoria de Interação para se aproximar ainda mais do leitor

Jornal quer estimular participação do público e debate qualificado em todas as suas plataformas

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São Paulo

Para ter um contato ainda mais próximo com o leitor, a Folha criou neste mês de junho uma editoria de Interação. O objetivo será aprofundar a conversa com o público que consome informação na Folha e estimular o bom debate nos espaços públicos do jornal, com menos discurso de ódio e mais espaço para diálogos qualificados.

A editoria será responsável por gerenciar todos os canais de contato da Redação com os leitores, incluindo Painel do Leitor, as contas da Folha em redes sociais, moderação de comentários e o Folhaleaks, canal para envio de denúncias.

Ações que hoje são pontuais passarão a ser publicadas com frequência, como concursos de legendas e de respostas, e pedidos para os leitores compartilharem suas histórias sobre determinado assunto em evidência do noticiário.

O universo de 24 milhões de visitantes únicos da Folha no primeiro trimestre de 2021 permite acesso a um vasto leque de personagens, de regiões e classes sociais distintas.

Estimular essa troca de ideias para ter um conteúdo editorial mais rico será uma das prioridades. A ideia é que o leitor se sinta parte de uma comunidade enquanto estiver em uma plataforma da Folha, seja digital ou impressa.

Pessoas em pé visitando redação
Visita de leitores à redação da Folha de S.Paulo em dezembro de 2018 - Gabriel Cabral/Folhapress

Aos domingos, o Painel do Leitor, que reúne mensagens de leitores e leitoras de todos os cantos do Brasil sobre o noticiário, passará a ser temático, com um assunto por edição. A estreia, neste domingo (20), terá como tema a seção de comentários do site —os leitores mais assíduos nos comentários foram questionados sobre os motivos que os levam a escrever com tanta frequência.

A Folha tem feito ainda uma série de iniciativas para melhorar a experiência do usuário. Desde maio de 2021, o assinante possui acesso a uma área exclusiva de conteúdo, a Minha Folha, com as publicações mais recentes dos colunistas, autores e tópicos que escolher acompanhar. ​

A tradição da Folha de escutar e dar voz ao leitor é antiga. Em 1976, ainda durante a ditadura, o jornal passou a promover discussões no momento em que se ensaiava a abertura do regime militar. Foram criadas naquele ano as seções de Tendências/Debates e o Painel do Leitor.

Com as redes sociais, a partir de meados dos anos 2000 a voz online de qualquer cidadão ganhou mais presença. Os espaços de comentários dos sites de portais de notícias passaram, porém, a ser vistos como um ambiente pouco amigável. Por isso, desde 2016, para estimular o debate qualificado, apenas assinantes da Folha podem fazer comentários nas colunas e reportagens publicadas no site.

Veja como falar com a Folha

A Folha possui uma editoria de Interação, que centraliza o recebimento de mensagens dos leitores e leitoras. É o seu contato direto com a redação. Há algumas formas de fazer isso.

  1. PAINEL DO LEITOR

    O email do Painel do Leitor (leitor@grupofolha.com.br) é para quem deseja expressar sua opinião sobre os acontecimentos do dia a dia. A mensagem pode ser publicada em todas as plataformas do jornal

  2. DO JEITO ANTIGO

    Caso prefira mandar uma carta, o endereço é: Al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, CEP 01202-900

  3. DÊ UMA SUGESTÃO DE PAUTA

    Os leitores podem propor temas de reportagens para a redação do jornal. Clique neste link e preencha com as informações necessárias, inclusive fotos, vídeos e áudios

  4. PREFERE O WHATSAPP?

    Sem problemas. Com o número (11) 99486-0293 adicionado à lista de contatos, também é possível enviar sugestões de pautas

  5. SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE

    Canal para assinante tirar dúvidas e resolver problemas. Pela internet: atendimento.folha.com.br (de segunda a sexta, das 7h às 14h; aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 13h). Pelo telefone, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 14h: (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (demais localidades)

  6. OMBUDSMAN

    Fale com profissional dedicado a receber, investigar e encaminhar as queixas dos leitores. Email ombudsman@grupofolha.com.br ou telefone 0800 015 9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.)

  7. ERRAMOS?

    Aponte erros (de informação, gramaticais, etc) para serem analisados e corrigidos. Para isso, clique no botão "Erramos" ao final de cada reportagem ou clicando neste link

  8. FOLHALEAKS

    Envie informações de interesse público ou documentos inéditos que possam motivar uma investigação jornalística. A Folha garante o anonimato. Clique neste link

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