Leitor pede que Folha esclareça leitores sobre falas de Bolsonaro

Leitores comentam fala do presidente Alberto Fernández

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por favor
Por favor, será que a Folha pode esclarecer os seus leitores se existe alguma forma de impedir o presidente de se manifestar sobre tratamento precoce, kit Covid, máscara, vacina, distanciamento e temas correlatos? Como é possível ele continuar desinformando criminosamente a população dessa forma? Não há nada a ser feito ("Bolsonaro diz que Queiroga prepara parecer para desobrigar vacinado e quem já se infectou de usar máscara", Poder, 10/9)?
Alexandre Effori de Mello (Rio de Janeiro, RJ)

Está na hora de os médicos do Brasil virem a público se manifestar sobre as ideias paranoicas dessa pessoa. Fora, Bolsonaro genocida!
Carlos Alberto Siciliano (São Paulo, SP)

Bolsonaro em ato no Palácio do Planalto, quando propôs o fim do uso de máscara por vacinados - Adriano Machado/Reuters

Mandar tirar a máscara é demais. Isso vai matar as pessoas. E a centena de pedidos de impeachment continua debaixo das nádegas do presidente da Câmara, Arthur Lira. Ainda se fossem apenas os obedientes bolsonaristas que corressem risco... Mas todos estaremos em perigo.
Cecília Centurion (São Paulo, SP)


Vacinas
"Brasil fica fora da lista de países que receberão 500 milhões de vacinas doadas por EUA" (Mundo, 10/6). Por causa de Bolsonaro, seremos obrigados a tomar a vacina dos chineses. Reclamou tanto e quem vai salva-lo é a China.
Rodrigo Ribeiro (São Paulo, SP)


CPI da Covid
"CPI da Covid quebra sigilo de Pazuello, Ernesto e integrantes do 'gabinete paralelo' de Bolsonaro" (Poder, 10/6). A quebra de sigilo é a única maneira de essa CPI de fato avançar, diante de tantos depoentes que só fazem mentir e enrolar. Contra fatos não há argumentos, e, dessa forma, as ações ficarão escancaradas.
Paulo Bittar (São Paulo, SP)


Essa CPI é um carnaval de mentiras. Todos sabemos que Renan Calheiros não tem atributos morais para ser o relator. E agora se posiciona favoravelmente ao habeas corpus concedido ao governador do Amazonas pelo STF, o que conflita com o objetivo maior da CPI que é o de indicar os culpados pela situação atual.
Carlos Alberto Bellozi (Belo Horizonte, MG)

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco disse em depoimento à CPI que havia um receio de que a compra de imunizantes formasse um "cemitério de vacinas". Para não correr esse risco, optou por centenas de cemitérios cheios de mortos pela Covid-19.
Moisés Spiguel (Campinas, SP)

"STF livra governador do AM de depor à CPI da Covid e abre caminho para esvaziar foco governista na comissão" (Poder, 10/6). Que palhaçada! Esses ministros do STF riem da nossa cara, acham que somos uns imbecis.
Paulo de Matos (Campinas, SP)

Decisão correta. Se não se pode convocar o presidente, por ser uma invasão do Legislativo no Executivo, também não se pode convocar governador, que ostenta a mesma posição de chefe de um Executivo. Não há hierarquia entre os entes federados.
Vinicius Barreto Pinho (Tijucas, SC)

Na verdade, o STF manda no Brasil. Eles, os deuses do Olimpo, mandam prender e mandam soltar. Decidem tudo entre os três Poderes da República e não são responsabilizados por absolutamente nada.
Marcelo Linhares (São Paulo, SP)


Alberto Fernández
O pronunciamento do presidente da Argentina de que os brasileiros vieram da selva é inadequado e ofensivo. E mostra que a falta de estadistas não atinge apenas o Brasil.
Uriel Villas Boas (Santos, SP)

Alberto Fernández e a bandeira espanhola na Casa Rosada - Juan Mabromata/AFP


Tenho três avós italianos e uma avó descendente de indígenas. Tenho o maior orgulho disso. Estudo tupi-guarani e verifico como o idioma brasileiro está repleto de contribuições dessa língua original. E fico feliz de ver cada vez mais nossos índios tomando decisões e participando da vida política e social.
Aroldo Zella (Curitiba, PR)

Talvez essa fala do presidente da Argentina seja uma boa oportunidade para debatermos as ações que o governo federal do nosso país tem feito para agravar o racismo estrutural e dizimar a população indígena.
Maurício Silva (Rio de Janeiro, RJ)


STF
"Quando o STF finge que manda, governo finge que obedece" (Conrado Hübner Mendes, Poder, 10/6). Conrado Hübner Mendes está cada vez melhor. Nesse texto, desnuda a fragilidade do discurso republicano do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que se conforma em ver sua decisão cumprida com certa tranquilidade.
Jaime Alberto Costa Ribeiro (Porto Alegre, RS)


Maconha
A análise feita no editorial "Fumo da discórdia" (Opinião, 10/6) é correta. Entretanto o título é carregado de preconceito, pois insinua que a maconha serve apenas para fumar. Sabemos bem que componentes da cânabis se transformam em medicamentos. Não bastasse o preconceito de parte dos parlamentares e de parte da sociedade, por desinformação ou má-fé, a própria Folha erra feio e reproduz esse pensamento tacanho.
Rodrigo de Carvalho (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.