Leitores comentam a convocação de Carlos Wizard à CPI da Covid

Lucro de farmacêuticas com kit Covid e coluna de Mirian Goldenberg motivam mensagens ao jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Wizard
Qual será o motivo do tal Wizard se borrar todo para não comparecer à CPI (“CPI da Covid pede condução coercitiva e retenção de passaporte de empresário Carlos Wizard”, Poder, 17/6)?
Ricardo Santos (Porto Alegre, RS)

Charge do cartunista Nico sobre a participação de Carlos Wizard na CPI da Covid
Charge do cartunista Nico sobre a participação de Carlos Wizard na CPI da Covid - Nico

Gabinete paralelo não tem poder. Em si, não é ilegal, muito menos imoral. O governante tem o direito e o dever de se informar dentro e fora do governo, antes de agir. O eleito foi votado para isso. Essa CPI é uma empulhação. O empresário já estava nos EUA quando foi convocado. Ele não trabalha nem nunca trabalhou no governo. Não deve explicações a senadores mal-intencionados.
Jose Renato Monteiro (São Paulo, SP)

Qual o objetivo da CPI? Se o único responsável, Bolsonaro, há um ano e meio faz propaganda explícita da cloroquina, se manifesta contra a vacina, promove aglomerações e não usa máscara. Agiu assim várias vezes, as provas estão nos vídeos, e todos nós somos testemunhas. Afinal, estão atrás de quem? Isso me lembra a história do marido, que flagrou a esposa transando com o amante sobre o sofá, e trocou o sofá. Querem culpar o secretário do ministério? Ora, bolas.
José Roberto Martins Filho (Belo Horizonte, MG)


Terceira via
Essa tal “terceira via”, também conhecida como direita que se vê “limpinha”, ainda mantém uma falha básica, esquecer que fora dos gabinetes existe um ente chamado povo, este a quem só têm sido oferecidas promessas há décadas. Antes de criticarem a tendência do povo em acreditar em salvadores da pátria, vejam o que precisa de fato ser feito pelo povo, não pelos farialimers.
Ricardo Candido de Araujo (Taboão da Serra, SP)

O Brasil não desiste da tese do salvador da pátria. Luciano não conseguiria fazer muitos milagres no meio de um Congresso recheado de agentes políticos da “Old School”. A sociedade precisa aprender a votar também em vereador, senador, deputado estadual e federal. O brasileiro precisa aprender também a ser correto. Temos um DNA do “jeitinho”, e isso mata qualquer política, qualquer candidato.
Jeanne D Arc de Faria (São Paulo, SP)


Mãe dos presos
Enquanto isso os “de pouca inteligência” passam o dia a propagandear mentiras sobre os direitos humanos, quanta ignorância (“‘Mãe dos presos’ se aposenta aos 84 em Curitiba após defender de ‘pés de chinelo’ aos Lava Jato”, Cotidiano, 17/6).
Elias Marinho (Brasília, DF)


Podcast Café da Manhã
Sou engenheiro ambiental e gostaria de parabenizar a equipe pela excelente reportagem (“Pantanal, a seca e o medo do fogo”, Podcast Café da Manhã). Com entrevistas e relatos da população local, oferecendo lugar de fala para a população, abordagem clara e crítica e desmentindo fake news propagadas pela ministra do agronegócio, digo, da agricultura. Obrigado!
Vinicius Ferreira Boico, engenheiro ambiental (Québec, Canadá)


Farmacêuticas e kit Covid
Está aí a prova cabal de que cloroquina e ivermectina não funcionam no tratamento precoce ou clínico de pacientes com Covid (“Farmacêutica diz à CPI que faturou 8 vezes mais em 2020 com medicamentos do kit Covid”, Poder). Milhões de pessoas tomaram, tomam e não faz diferença. Mortes, infecções e internações por Covid continuam em patamares elevados. Tratamento precoce contra a Covid existe e se chama vacina.
Eduardo Bega (São Paulo, SP)

Fabricar e vender medicamentos dá bastante lucro, e o uso de kits com medicações que associadas só causam dano em nada melhorou a situação no Brasil. Bolsonaristas diziam que a Big Pharma era malvada, mas vemos a Big Pharma aí, lucrando, médicos receitando e ganhando, enquanto o trabalho duro de combate à Covid é feito por gente que não usa isso e está exausta de tanto dar plantão. Sigam o dinheiro.
Wagner Santos (Ribeirão Preto, SP)

Este embate ciência&vacina x kit Covid é insano.
Elisa S. (Cachoeira do Sul, RS)

Por que só se fala da cloroquina? A dexametasona é um tratamento que precocemente reduz o internamento e a mortalidade.
Eduardo Guimarães (Curitiba, PR)


Colunista
A minha resposta a “Tamojuntos?” no artigo “Como vencer a guerra contra os psicopatas genocidas” (Folha Corrida, 17/6) é sim, com certeza. Mirian Goldenberg nos apresenta dez lições para sobreviver à crise atual, um manual de sobrevivência. Os alcoólatras possuem dez passos no AA e agora temos nossos dez passos para a pandemia.
Sandra Stevens, professora (São Paulo, SP)

Parabéns à antropóloga Mirian. Leio e adoro seus artigos. Seu “Manual de sobrevivência em tempos de barbárie”,copiei e vou segui-lo. Tenho certeza de que será útil a muita gente.
Assumpta Marise Buono (São Paulo, SP)


Água
Em relação à carta do leitor Luis Kfouri (17/6), a Sabesp faz desde 2009 o Programa Corporativo de Redução de Perdas, para troca de ramais e hidrômetros e inspeção de tubulações. Isso levou à queda do índice de 41% em 2004 para 27% em 2020, abaixo da média nacional (39,2%). Do índice total, 17,3 pontos percentuais são vazamentos, e o restante, “gatos”. Em 2021, estão previstos R$ 820 milhões no programa. A Sabesp destaca que não há risco de desabastecimento neste momento na região metropolitana.
Fabio Toreta, superintendente de Comunicação da Sabesp (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.