Descrição de chapéu desigualdade de gênero

Leitores comentam Índice Folha de Equilíbrio Racial

Caso de Matheus Ribeiro e fúria de Bolsonaro também são temas abordados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desigualdades raciais
Dados que a população negra sempre teve conhecimento (“Regiões ricas falham mais em dar oportunidade igual a negros e brancos, mostra índice”, Cotidiano). Demonstra a importância das cotas raciais e enfraquece o argumento de que as cotas deveriam considerar só o nível econômico-financeiro dos beneficiados. Para os negros que têm a “oportunidade” de fugirem das estatísticas, resta a angústia de não se reconhecerem nos novos ambientes recém-conquistados.
Cristina Oliveira (São Paulo, SP)

O entregador Rafael Maximiliano da Silva na avenida Faria Lima, em SP
O entregador Rafael Maximiliano da Silva na avenida Faria Lima, em SP - Danilo Verpa/Folhapress

Como diziam os Titãs: Miséria é miséria em qualquer parte. Riquezas...
Isaias da Silva (São Paulo, SP)

Conteúdo muito completo, ajuda demais!
Isaac Fontana (Londrina, PR)

“Falha” é um eufemismo, não é? Pois não há “falha”, é proposital.
Alex Sgobin (Campinas, SP)


Cadê a prova?
Dentro de um ano, essa é a segunda reação relevante que as instituições que representam a preservação do Estado Democrático de Direito toma contra o levante de autogolpe do criminoso instalado na Presidência (“TSE dá 15 dias para Bolsonaro apresentar provas de fraudes que ele nunca mostrou sobre eleições de 2018”, Poder). A primeira foi a CPI, que tudo indica o denunciará a Aia. Agora isso. Espero que dê em algo.
Theodoro Justiniano Matheus Crisostomo Habsburgo (São Paulo, SP)

Caramba, demorou para tomarem alguma atitude em relação a isso. Ele não pode continuar acusando sem provas e, se as tem, tem a obrigação de mostrar o que está errado. Se não tem provas, que seja punido exemplarmente, simples assim!
Wallace Marques (Barueri, SP)

Bolsonaro não vai apresentar nenhuma prova como sempre e vai ficar nisso? Ele corrói as instituições e fica por isso?
Paulo Padilha (Pelotas, RS)


Dia de fúria
É lamentável que o nosso país tenha que conviver com essa “coisa” (“Pressionado, Jair Bolsonaro se irrita, tira máscara, ataca e diz fazer o que quiser”, Poder). Pela reação da criatura se observa o preparo que tem para liderar a nação.
Adriana Aparecida Balduino Bomfim (São Paulo, SP)

Alguém que chama todos os brasileiros de “maricas” e de “idiotas” está demonstrando seu profundo ódio por eles, expressando sua malquerença e odiosidade. A todo momento, notamos seus ataques furiosos, cheios de raiva, aversão, ira que inclui nossos pais e nossos filhos.
Jose Eduardo Marinho Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)

Assino embaixo em tudo que o presidente falou. Passou da hora de alguém calar a Globo, que se acha a dona da verdade. Não houve palavrões, e sim fala dura como tem que ser.
Osvaldo Tavares (São Paulo, SP)


Defesa e/ou intimidação
A proteção penal dos direitos humanos das vítimas exige que seja possibilitado a elas realizar investigações para ação penal subsidiária ou assistência da acusação, contra os agressores, mas o projeto de CPP quer criar só investigação defensiva para o acusado e sem controle externo ou compartilhamento de provas (“Investigação de vítima sem controle externo é brecha em proposta de novo Código de Processo Penal”, Poder). Está em risco o Estado Democrático de Direito diante da garantia da impunidade e intimidação de vítimas, a pretexto de ampla defesa?
Paulo César Corrêa Borges, promotor de Justiça e professor de direito penal da Unesp (Franca, SP)


Dupla punição
“Investigação contra jovem negro que comprou bicicleta furtada causa estranheza, dizem advogados” (Cotidiano). A delegacia do Leblon resolve investigar o rapaz (negro) que foi acusado por um casal (branco) de ter furtado uma bicicleta, mas o ladrão era outro (branco). E aí um delegado (branco) acusa o rapaz (negro) de receptação e apresenta as “evidências”: o rapaz comprou pela internet mercadoria usada por preço menor do que custa uma nova e sem nota fiscal. Se o doutor não investigar metade da população carioca (brancos e negros), é mais um caso de racismo.
Angela Mattos (Niterói, RJ)

Minha total e absoluta solidariedade a Matheus Ribeiro. Ser processado por receptação por ter sido enganado e roubado ao agir de boa-fé é de uma crueldade inominável. Todos os agentes públicos que estão contribuindo para esse massacre devem envergonhar-se e refletir no sofrimento que causam a Matheus.
Luiz Oliveira (São Paulo, SP)

Presunção de inocência no caso de flagrante crime de racismo cometido pelo casal de brancos; presunção de culpa no caso de improvável crime de receptação cometido por jovem negro que não tem nota de bicicleta que comprou pela internet.
Fábio Carlos de Mattos da Fonseca (São Paulo, SP)


Falta de vacina
Os governadores estão fazendo corrida para ver quem vacina mais (“Sem doses, Prefeitura de São Paulo suspende vacinação contra a Covid”, Saúde). Aguardem ter a vacina em mãos, distribua aos postos e só depois convoquem a população.
Jose Ademir Nunes (Cerquilho, SP)


Colunista
Guilherme Boulos, os movimentos de rua são de suma importância, mas não são suficientes (“As ruas e a história”, Opinião). Temos que pressionar senadores da CPI e o STF para garantir a saída e a prisão com a maior urgência, para evitarmos chegar a um milhão de mortes.
Moacyr da Silva (São Paulo, SP)


Tendências / Debates
Estou de acordo com o professor Nagib Nassar (“‘Geografia da Fome’: uma nova visão”) quanto a aproveitar folhas da mandioca (e de outras folhas escuras) para aumentar o conteúdo proteico da farinha da mandioca tradicional. Mas seria “uma nova visão” para quem? Há mais de 20 anos, o movimento da Multimistura, fundado pela pediatra Clara Brandão, pôs em prática isso, mas teve oposição do Conselho Nacional de Nutricionistas e do Ministério da Saúde. Em vez de apoiar o movimento, optaram por eliminá-lo.
Ivan da Costa Marques (Rio de Janeiro, RJ)

Erramos: o texto foi alterado

O nome correto do Ifer é Índice Folha de Equilíbrio Racial. O título foi corrigido. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.