Leitores repercutem furo da Folha sobre corrupção no governo federal

Tobogã do Pacaembu e racismo estão entre os temas abordados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Propina de US$ 1 por vacina
Propina já é crime, mas à custa de vidas de brasileiros inocentes é simplesmente nojento! Isso não pode passar incólume (“Governo Bolsonaro pediu US$ 1 por dose em propina, diz vendedor de vacinas”, Poder)!
Eleonora Gutierrez (Campo Largo, PR)

O diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias
O diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Não se pode deixar o momento de tirar o presidente, de forma legal, passar. A hora de contrapor a realidade à farsa é agora. Nesse sentido, parabenizo a Folha por conseguir passar incólume por esse difícil momento histórico, reafirmando a sua credibilidade —e exclusividade— mais uma vez ao conseguir esse feito. É para isso que eu assino jornal.
Matheus Crisostomo Menezes (São Paulo, SP)

Cadê o Ministério Público Federal? Tem que acionar a Polícia Federal. São tantas vidas perdidas, e esses ladrões do erário soltos.
Eliane Placido de Almeida (Santos, SP)

Defendo o governo, mas está aí uma coisa de que eu não duvido. No setor público brasileiro, até na menor prefeitura, lá na ponta, você não move um paralelepípedo se não fizer um “agrado”

José Ferreira

(Belo Horizonte, MG)

Meu irmão morreu de Covid no dia 2 de abril, com 57 anos, esperando a vacina. Era saudável. Meu pai morreu no dia 17 de abril. Tinha tomado uma dose só. Enquanto os dois morriam, em Brasília a corrupção corria solta. É revoltante.
Moacir Antonio Dala Costa (Curitiba, PR)

Isso é o reflexo do nosso Judiciário, que não buscou um caminho, quando o STF não criou um entendimento para punir essas condutas de gestores de dinheiro público. Deu nisso, o mau costume não para, e a corrupção corre solta no Brasil de cabo a rabo. Quando a Lava Jato pegou o propinoduto da Petrobras, antes o ministro no mensalão, não se aprimorou um regramento para punir severamente os fora da lei. Agora está aí, a barragem continua vazando, e o dinheiro do contribuinte vai pelo ralo.
Antonio Pimentel Pereira (Governador Mangabeira, BA)

Não votei em Bolsonaro porque era evidente o que viria, mas eu não imaginava que a catástrofe seria tamanha. Não houve um setor sequer do governo que se destacasse. Nada. Tudo tem uma energia ruim. Armas, agrotóxicos, tratamento dos índios e meio ambiente. Em relação à pandemia nem é necessário comentar porque foi um desastre com mais de meio milhão de mortos. O Brasil está em cinzas, desacreditado nacionalmente e internacionalmente. Outro ano de Bolsonaro, e não sairemos do fundo do poço.
Larissa Bertani (São Bernardo do Campo, SP)

Imagina a cara do eleitor que foi para a av. Paulista e disse que não iria pagar o pato. O pato veio com hormônio. Subiram o custo da energia, os preços dos alimentos, o do combustível, os juros, a inflação e, agora, a corrupção.
Isaias Soares de Souza (Juiz de Fora, MG)

Não há série de TV política como “House of Cards” que chegue sequer perto do horror da vida real que é o atual governo do Brasil.
Pedro Machado (Santo André, SP)

Se tinha alguém que, inocente, achava que algo seria positivo neste desgoverno, talvez agora perceba que tudo é muito mais podre do que se poderia imaginar. Toda a desfaçatez do presidente e seus filhos, a completa falta de preocupação com vidas perdidas, os péssimos exemplos para a população, tudo isso ainda vai ser superado pela corrupção de que tanto acusam os adversários.
Leonilda Pereira Simões (São Paulo, SP)


Tobogã do Pacaembu
Muita vontade de chorar com essa notícia (“Tobogã do Pacaembu começa a ser demolido”, Cotidiano). O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho é obra que jamais deveria ser mudada. O tobogã ainda era o lugar onde os mais pobres assistiam aos jogos (meu caso). A quantos assisti dali quando moleque e quanto eu amava aquele lugar, que, agora que passei dos 60 anos, nunca vai sair das minhas lembranças. Triste.
Carlos Campos (São Paulo, SP)

Será que o questionamento sobre a demolição do tobogã foi parecido quando realizaram o desmonte da concha acústica que havia no local?
Wesley Souza Santos (Guarulhos, SP)


10 crimes em 3 semanas
Todas essas porcarias de que ele é acusado são muito inferiores ao outro que roubou para ele e seus asseclas, jogando o país neste caos social (“Pressionado, Bolsonaro cometeu ao menos 10 crimes só nas últimas três semanas”, Poder).
Carlos Zitelli (Araraquara, SP)

O importante é não pedalar.
Flavia Fonseca (São Paulo, SP)

Dez crimes? E ainda não caiu? Só posso entender com isso que esse cara é mesmo um mito.
Evandro Barroso (Taubaté, SP)


Escudeira
Carla Zambelli sendo... Carla Zambelli (“Só abandono o presidente se souber que ele roubou”, Poder)! Como ela disse, comportou-se na entrevista como vassala, submissa e lambe-botas do presidente da República! Mas os senadores governistas da CPI têm os mesmos comportamentos da deputada! Ou seja,não tem nada a ver com gênero!
Marcelo Silva Carvalho (Belo Horizonte, MG)


Racismo

A jornalista Gui Takahashi
A jornalista Gui Takahashi - Danilo Verpa/Folhapress

Reportagem interessante (“Trans amarelos lidam com racismo dos LGBTQIA+ e transfobia de asiáticos”, Cotidiano). Lembrei do filme “Desmundo”: “Ninguém é inocente, muito menos tu!”. Racismo na comunidade LGBT? Conceito de gay ideal, o branco? O senso comum não aceita negros gays; ou nordestinos, que sofrem pressão de ser cabras machos. Aceita-se branco ou sulista gay, mas não negro ou nordestino gay. Já LGBTs amarelos ou asiáticos são reduzidos à assexualidade e levados a achar que sofrem pouco.
Júlio César Pedrosa (Santarém, PA)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.