'Bateu forte, o tempo é demolidor', diz leitor sobre fim do tobogã do Pacaembu

Reforma do estádio começou nesta terça (29) pela tradicional arquibancada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

Ricardo Silveira pisou pela primeira vez em um estádio de futebol aos setes anos de idade. Era dezembro de 1974 e o seu pai o levara para ver uma partida entre o São Paulo e o Juventus, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. As primeiras impressões de garoto continuam vivas. "O gol com 100 metros de largura e um espaço que poderia conter 1 milhão de pessoas".

Do tobogã, uma das arquibancadas do estádio, Silveira guardou na memória o fardamento grená do clube da Mooca, mesma cor do seu uniforme de escola, e o azul-claro que estampava a camisa do goleiro Bernardino, do Juventus.

Quase cinco décadas depois, foi na Folha que ele viu as imagens de três escavadeiras começarem a destruir o setor que o "batizou" nos campos. A demolição da arquibancada, onde tradicionalmente ficavam pessoas com ingressos mais baratos, começou na terça-feira (19) e deu início à reforma do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, agora entregue à iniciativa privada. "Bateu forte aqui. Assim como o tobogã, a escola da minha infância foi ao chão. O tempo é demolidor", conta ele.

A Concessionária Allegra Pacaembu assumiu a gestão do equipamento por 35 anos em janeiro de 2020 — e prevê investir até R$ 400 milhões até o fim de 2023. Um edifício de nove andares tomará o lugar do tobogã, cinco deles acima do solo e outros quatro, abaixo.

O espaço receberá lojas, escritórios de coworking, restaurantes e eventos, mas, principalmente, deixará saudosos milhares de torcedores que assistiram a jogos de futebol no espaço.

Sahur Silva, 24, é mais um entre eles. Em 2014, o Palmeiras, time do seu coração, lutava para não ser rebaixado no ano do seu centenário. Após sofrer um gol numa partida contra o Grêmio, o desastre parecia inevitável. Até que um empate reanimou os jogadores. Aos 30 minutos do segundo tempo, não deu outra —o time virou a partida e levou a torcida alviverde ao êxtase. "Cantávamos como se estivéssemos sendo campeões da América", diz ele.

"Nesse dia só reforcei o amor que sinto pelo meu time e o amor que sinto pelo estádio do Pacaembu, em particular pelo tobogã, que tinha esse poder. Você olhava para o lado e via no rosto do torcedor que vocês pertenciam àquele lugar, que aquilo ali também era de vocês, que era popular".

Confira mais alguns depoimentos enviados à Folha por torcedores sobre momentos marcantes no tobogã do Pacaembu:

Sahur Silva, 24, com amigos assistindo a uma partida de futebol no tobogã do estádio do Pacaembu
Sahur Silva, 24, e amigos assistindo a uma partida de futebol no tobogã do estádio do Pacaembu - Arquivo pessoal
  • Nome: Sahur Aguiar da Silva
  • Idade: 24 anos
  • Cidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Historiador

Estava com meu melhor amigo de infância, Lucas, seus dois irmãos e uma cunhada. Fazia o frio comum de uma quarta-feira à noite em SP no mês de outubro, e estávamos no Tobogã assistindo ao jogo.

Toda aquela tensão de um time lutando contra o rebaixamento contra um Grêmio que era nitidamente superior. A torcida cantando como se não houvesse amanhã e incentivando o time, os jogadores com um ânimo renovado foram pra cima.

Aos 30 minutos, falta para o Palmeiras, a bola cruzada na área rebate nos zagueiros e sobra na entrada da grande área. O pé direito do atacante explode um chutaço passando por baixo do goleiro gremista e estufa a rede incrivelmente alinhada ao gol do tobogã.

Festa, abraços, cantoria, o estádio entrou em êxtase, cantávamos como se estivéssemos sendo campeões da América.

  • Nome: Ricardo Silveira
  • Idade: 54 anos
  • Cidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Publicitário

O tobogã sempre foi o melhor lugar do Pacaembu porque dava para ver o campo todo e, o melhor, tinha o ingresso mais em conta. Estive ali muitas, muitas vezes. Aquela escavadeira na foto da Folha bateu forte aqui. Assim como o tobogã, a escola da minha infância foi ao chão. O tempo é demolidor.

Chiara Pericinote Gonçalves com a sua família assitindo a um jogo no estádio do Pacaembu, em São Paulo
Chiara Pericinote Gonçalves com a sua família assitindo a um jogo no estádio do Pacaembu, em São Paulo - Arquivo pessoal
  • Nome: Chiara Pericinote Gonçalves
  • Idade: 41 anos
  • Cidade: São João da Boa Vista (SP)
  • Profissão: professora

Tenho uma história muito pitoresca sobre um jogo no Pacaembu. Eu havia viajado para São Paulo há alguns dias e combinei com meu irmão e a sua esposa de encontrá-los no estádio para assistir a um jogo do Corinthians.

No entanto, cheguei de ônibus com uma mala nas mãos, para desespero do meu irmão, pois o carro dele estava longe para guardá-la. Deixamos a mala aos cuidados da banca de jornal mais próxima.

No tobogã, quando o Marcelinho Carioca fez seu centésimo gol, minha cunhada fez xixi nas calças de emoção. Certamente não tivemos o que fazer e, assim, ela permaneceu até o fim do jogo, quando voltei à banca para resgatar a mala.

Leonardo Duó assiste a jogo no tobogã do estádio do Pacaembu, em São Paulo
Leonardo Duó assiste a jogo no tobogã do estádio do Pacaembu, em São Paulo - Arquivo pessoal
  • Nome: Leonardo Duó
  • Idade: 31 anos
  • Cidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Servidor do Ministério Público Estadual

Havia ido inúmeras vezes ao Pacaembu quando criança, porém, a primeira vez no tobogã foi a final da Copa São Paulo Jr. de 2004. Lá ficou a torcida do São Paulo no jogo contra o Corinthians. O tricolor contava como Hernanes, Diego Tardelli e Edcarlos, mas infelizmente perdeu por 2 x 0 para o time de Jô, Abuda e Júlio César.

Frequentei uma das arquibancadas mais populares da cidade por outras tantas vezes, até a última, um clássico contra o Santos em 2016.

Não podemos esquecer que os preços dos ingressos para o tobogã normalmente eram mais acessíveis em comparação ao cobrado pelas novas arenas e, por isso, além de tristeza pelo seu fim, fica o sentimento de pesar pelo movimento de exclusão dessas pessoas dos jogos de futebol.

Marcelo Dallegrave assiste a jogo no tobogã do estádio do Pacaembu
Marcelo Dallegrave assiste a jogo no tobogã do estádio do Pacaembu, em São Paulo - Arquivo pessoal
  • Nome: Marcelo Dallegrave
  • Idade: 53 anos
  • Cidade: Curitiba (PR)
  • Profissão: Funcionário público
  • Nome: Melissa Medroni
  • Idade: 41 anos
  • Cidade: Curitiba (PR)
  • Profissão: Jornalista

Em 22 de março de 2012, em um jogo do Santos pela Libertadores, tomamos, no tobogã do Pacaembu, o melhor banho de chuva da nossa vida!

  • Nome: Helio Mota Peixoto Jr,
  • Idade: 65 anos
  • Cidade: Vassouras (RJ)
  • Profissão: Arquiteto ​

Estou feliz de ver a demolição do tobogã do Pacaembu, uma parte que manchava a beleza de todo aquele patrimônio. Assisti a muito jogos nesse estádio, principalmente do tobogã porque era mais barato. E principalmente do Corinthians, mas poucos do meu time, o Palmeiras.

Certa vez, estava na arquibancada e o time do meu amigo, o Corinthians, perdia de 1 x 0 para o Juventus. Só tinha corintiano e eu curtia em silêncio aquela derrota. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, percebi alguns torcedores chorando ao meu lado, inclusive o meu amigo. Tive vergonha da minha alegria. Aos 44 minutos, o Timão empatou com um gol bem na minha frente, no tobogã. Acabei sendo abraçado por vários corintianos que estavam à minha volta.

São muitas as histórias neste estádio. Parabéns à cidade por mais essa obra que abre mais um espaço para a cultura e o esporte.

Tobogã do estádio do Pacaembu começou a ser demolido pela Concessionária Allegra
Tobogã do estádio do Pacaembu começou a ser demolido pela Concessionária Allegra - Bruno Santos/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.