Leitores comentam as grosserias de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Órgãos de inteligência

Desenho do Presidente Bolsonaro com a seguinte inscrição: o presidente tem dois órgão de inteligência: o grosso e o delgado
Quadrinho Estela May de 9/7/2020 - Estela May


Prêmio Nobel de humor para Stella May. Grosso e delgado! Sua tirinha desta sexta (9) matou a charada dos órgãos da inteligência presidencial.
João Garcia (São Paulo, SP)

58 a 31
“Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro para 2022 e marca 58% a 31% no 2º turno (Poder, 9/7). Se organizar direitinho, dará 25 no segundo turno. Quero 12 + 13 na segunda etapa. Ciro Gomes 12 x Lula 13: o Plano Nacional de Desenvolvimento x o nacional-consumismo. Será maravilhoso, pedagógico e redentor para a democracia brasileira. E fora Bolsonaro genocida!
Rodrigo Évora (São Paulo, SP)


Foi a notícia mais importante do dia, que certamente empurrará ainda mais Bolsonaro à não aceitação antecipada do resultado das eleições. Mas que ele não esqueça que o impeachment vem aí, o que o tirará do jogo político por oito anos. As instituições não podem tergiversar. O povo mostra de forma cada vez mais clara que não aguenta mais o pior presidente da história.
Matheus Crisóstomo Menezes (São Paulo, SP)

Para quem foi eleito como o anti-Lula, tem que ser muito ruim para despertar tamanha saudade do ex-presidente —e ainda na metade do mandato. Façanha digna de um mito.
Jonas dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Se nosso eleitorado fosse mais esclarecido, Bolsonaro estaria bem pior. Como pode um governante com tantos percalços e desvarios ainda possuir 25% de sufrágio? Percebemos que os mais ricos e os empresários são contaminados pelas forças das sombras. Mas estes darão contas a Deus. Se Bolsonaro fosse submetido ao eleitorado francês, o mais culto e esclarecido do planeta, teria no máximo 5% de sufrágio.
Francisco Nascimento (Aracaju, SE)

Paisagem no cerrado
“Reprovação a Bolsonaro sobe a 51%, novo recorde do presidente” (Poder, 8/7). Depois de todas as barbaridades que o presidente já falou, acho muito baixa a rejeição de 51%. E Arthur Lira continua fazendo cara de paisagem e blindando Bolsonaro. Até quando?
Regina Cutin (São Paulo, SP)

Imitação barata
Jair Bolsonaro é uma imitação barata de Donald Trump. Usa os mesmos argumentos medíocres do ex-presidente dos EUA em relação às eleições presidenciais. Quem é ele, com o seu nefasto, funesto e lutuoso currículo presidencial, para dizer se vai haver ou não eleições limpas? Só sabe fazer discursos vendendo-se como herói evangélico, mas, na verdade, é a própria visão da peste, da guerra, da fome e da morte.
José William L. Oliveira (Sorocaba, SP)

O presidente parece não perceber, mas seus constantes ataques ao sistema do voto eletrônico têm o único condão de serrar o galho em que ele está sentado. O mesmo vale para o seu desprezo a instituições como o STF e a CPI da Covid. Bolsonaro é um paradoxo ambulante.
Delma Vilar (Altinópolis, SP)



Presidente boca suja
Já sabemos que Bolsonaro não pretende responder às perguntas feitas por senadores da CPI; é um direito dele. Mas lamento a forma como ele se pronunciou sobre o assunto: “Você sabe qual a minha resposta, pessoal? Caguei. Caguei para CPI. Não vou responder nada”. Essa é a comprovação de que seu governo está atolado na merda. Sua única salvação é a reeleição, para não perder a imunidade do cargo.
João Henrique Rieder (São Paulo, SP)

Era muito fácil ele dizer que não aconteceu tal denúncia. Mas se especula que o encontro pode ter sido gravado. Então à prevaricação pode-se agregar o perjúrio. Debaixo da grosseria do presidente há essa estratégia. O que não deixa de ser uma confissão para mentes esclarecidas.
Daniel Raviolo (Fortaleza, CE)

Fala típica de quem fez morada nos esgotos da sociedade; não poderia ser diferente, é de sua natureza. O que espanta é que criatura desse nível seja, ainda, presidente.
Alfredo Azevedo (Campos dos Goytacazes, RJ)

Bolsonaro deveria ter dito “vomitar”, pois aquele “produto” é só o que lhe sai pela boca.
Jorge Severo (Porto Alegre, RS)

C... será a palavra mágica quando esse larápio genocida vier pedir voto no próximo ano.
Isaías Soares de Souza (Juiz de Fora, MG)

Gostaria de saber se o senhor presidente genocida vai dar ou não uma resposta às acusações que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) fez na CPI da Covid. Hoje, sábado, completam-se 15 dias das acusações e o senhor genocida continua calado. O povo quer saber: o senhor prevaricou ou não, presidente?
José Valcir da Silva Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

Militares
Que vergonha! Em vez de apoiarem e incentivarem a apuração de irregularidades cometidas por militares, medida que deveria ser de interesse das Forças Armadas, os comandantes preferem ameaçar os investigadores (“Defesa reage a fala de Aziz na CPI e diz que Forças Armadas não aceitarão ‘ataque leviano’”, Poder, 8/7). Qual é o objetivo dessa covardia? Encobrir eventuais crimes?
Francisco J. B. de Aguiar (São Paulo, SP)


Rascunho
“Um país mal desenhado” (Hélio Schwartsman, Opinião, 9/7). Se a Assembleia Constituinte tivesse acontecido —em vez de ter sido substituída por uma pantomima, com raposas organizando o galinheiro—, não estaríamos nesse impasse. Essa pseudo-Constituição já foi remendada mais de cem vezes (toda vez que atrapalha os bandidos) e há mais de cem direitos esperando para entrar em vigência (para isso os ocupadíssimos políticos não acham tempo).
Paulo Andrade (São Joaquim de Bicas, MG)

Esses cargos deveriam ser ocupados por profissionais de topo de carreira e via concurso público. Está aí o presidente para demonstrar que o sistema atual não funciona.
Ubaldo Martins das Neves (Itapetininga, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.