Leitores dizem se acham que a CPI da Covid vai acabar em pizza

'CPI vai ajudar a varrer essa onda fascista que assolou o país', diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos dias, a Folha questionou os leitores e leitoras sobre os resultados que esperam da CPI da Covid que acontece no Senado. Leia abaixo algumas respostas. Obrigado a todos pela participação!

Para você, leitor, a CPI da Covid no Senado vai acabar em pizza?

NÃO

A CPI já está dando frutos, que não são de calabresa ou marguerita. O entrave é a atenção desproporcional às oitivas, usadas pelos parlamentares como palanque. Os documentos analisados, estes, sim, revelam a maioria dos crimes governamentais e, quiçá, presidenciais.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas (SP)

Não há grande novidade em escancarar aos mais desavisados que o governo de Bolsonaro seria o maior responsável pelo trágico cenário. A CPI também aponta para a conexão com um dos elementos centrais dos nossos tristes tempos: a implicação do poder militar nos rumores de corrupção.
Angélica Karim Garcia Simão (São José do Rio Preto, SP)

Esta comissão já mostrou a que veio. Vai desnudar o desgoverno e a incompetência absurda de civis e militares que o suportam. Sim, ela deverá chegar a resultados concretos.

Deborah Machado

Erechim, RS

A CPI é uma luz no meio da escuridão que envolveu as instituições que não investigam os excessos cometidos pelo governo Bolsonaro. Acredito muito no trabalho dos senadores da oposição.
Elenice Souza Ferreira (Parnaíba, PI)

A investigação está cumprindo seu principal objetivo: comprovar a responsabilidade de Bolsonaro pelo caos em que o país se encontra. Mostrou que quem se dizia o arauto da moralidade encobriu corrupção durante a pior pandemia da história.
Jeferson Monteiro (Rio de Janeiro, RJ)


Estou muito feliz com os senadores do G7. E é admirável a capacidade da bancada feminina. Tenho certeza de que a CPI será um divisor de águas na política brasileira.
Solange Morais (Assis, SP)

Não haverá impeachment. Mas a CPI vai ajudar a varrer essa onda fascista que assolou o país. Dificilmente a extrema direita voltará a governar o Brasil.
Sandra Aparecida de Amo (São Paulo, SP)

A pergunta, olhando de longe, já parece irreal e descabível, mas reflete a triste realidade do Brasil pós-18, uma maioridade imatura para o século 21. Saí do Brasil em 89, nunca tive a oportunidade de escolher o presidente do meu país estando em pátria. A CPI está aí para demonstrar que o tempo pode ter parado, mas não anda para trás. A CPI pode acabar em pizza? Não, é muito ruim pizza de banana.

Daniel Ribeiro do Valle Perocco (Veneza, Itália)

Acho pertinente a pergunta, mas acho mais crucial apoiar a CPI, para que não dê em pizza. Vejo isso como meu dever civil diante dos sacrifícios que estou vendo nesta CPI e das mortes de brasileiros.

Daniel Rodrigues Balbin (Ribeirão Preto, SP)

SIM

A CPI é válida, e creio na responsabilidade do governo no número de mortos e na negligência em relação à compra das vacinas. Mas não creio que os verdadeiros culpados serão punidos, pois estamos no Brasil, o país da impunidade.
Vane Walter Soares Júnior (Sete Lagoas, MG)

Como todas as demais CPIs realizadas no Congresso, esta também terminará em pizza. Não por culpa dos senadores, mas, sim, devido ao fato de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, cupincha de Bolsonaro, não encaminhará o relatório de Renan Calheiros ao STF. E, mais uma vez, tudo terminará em pizza. Como se pode ver, tudo muito simples e claro.
Rubens Curralo (Olinda, PE)

Basta pegar o histórico de todas as CPIs e fazer um balanço. São raras as que apresentaram resultados consistentes e promissores aos interesses públicos. Esta serve como pressão e desgaste emocional de um governo que não tem mais solução. O que nos resta é a responsabilidade de encontrar uma terceira via que possa tirar o país desta situação de dualidade destrutiva e inaceitável.
Fausto Guaritá Sabino (São Paulo, SP)

Pizza napolitana, apesar de a tática ser romana. Agora damos o circo (CPI), deixando para depois das eleições o pão (corrupção).

Luiz Carlos de Mesquita Cabral

Santos, SP


Infelizmente vai dar em pizza, sim. Pizza fechada, um calzone, recheado com negacionismo, insensatez, desumanidade e corrupção. E vai ser servida fria.
Elysio Ernesto Matos Alecrim (Recife, PE)

Não poderia terminar em pizza de modo nenhum. Mas não creio neste julgamento, pois não creio na Justiça deste país. Se fosse mesmo justa, não haveria um Moro, Lula não teria ido para a cadeia e Dilma não teria sofrido um golpe de Estado sem ter sido culpada de nada.
Isabella Zanchi (Morretes, PR)

NEM SIM, NEM NÃO

Esta é uma questão psicologicamente difícil de responder. Não é simplesmente dizer sim ou não baseado no que se desenrola diante de nossos olhos. Passa pela história de vida de cada um, de crer ou não em nossas instituições públicas. E essa crença é fortemente influenciada por questões primárias. Por exemplo: até quando você acreditou em Papai Noel?
Frederico Marsicano Neto (Lagoa Santa, MG)

Se essa CPI trará resultados palpáveis, provas ainda mais contundentes ou o impeachment, só saberemos no fim dos trabalhos. Mas uma das principais missões da comissão está sendo cumprida irretocavelmente: a de mostrar que o governo federal tem teto de vidro e que a sua aura de moralismo não se sustenta. Bolsonaro está nu.

Anderson Alves Damasceno de Andrade

Governador Valadares, MG


Vai dar meia pizza. Alguns crimes serão identificados. Entretanto, como sempre, as penalidades serão restritas apenas a um ou dois bodes expiatórios. Há necessidade imediata de ajustes na legislação desse instrumento de fiscalização. A liberdade do depoente de escolher se responde ou não é inaceitável. As perguntas são feitas para buscar a verdade. Do jeito que está, a CPI só vai ouvir delações e acusações. Os culpados ficarão sempre calados. Então para que CPI? Como efeito positivo, revela que o Brasil ainda tem bons políticos. Todos bem melhores que Bolsonaro ou Lula.
Vander Gontijo (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.