Leitor elogia artigo de Gregorio Duvivier sobre café

'Decepcionante João Doria dizer inverdades em programa de TV', diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um bom café
Sensacional a crônica "Catuaís do Caparaó", de Gregorio Duvivier, na Ilustrada desta quinta (25/8). O talento ímpar do colunista faz bem em um momento em que é necessário mudar de assunto.
Jaime Alberto Costa Ribeiro (Porto Alegre, RS)

Peneiração de café na serra do Caparaó, no Espírito Santo - Mauro Pimentel - 4.dez.2017/AFP

Fracasso
"O fracasso Bolsonaro" (Opinião, 25/8). Juntando as burradas comentadas no editorial a outras não apontadas, vemos que Bolsonaro promoveu uma espécie de revolução nos corações e mentes do povo brasileiro com suas neuroses obscurantistas e negacionistas. Esta época ficará marcada como o maior retrocesso democrático do Brasil.
Tadêu Santos (Florianópolis, SC)

Quem não sabia que Jair Bolsonaro e seus seguidores seriam um fracasso total?

Celso Onofre

Ubatuba, SP



Ok, cara Folha, nós já sabemos de tudo isso. Agora seria bom começar a dizer que, caso não se consiga emplacar a terceira via, vocês preferem o Lula. Senão o jornal estará apenas gastando tempo e ajudando o cabrunco.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)

"Parabéns" aos 57 milhões de eleitores por este desastre retumbante! Vão dizer que não sabiam que daria nisto?

Abner de Siervo

Campinas, SP



Editorial extremamente parcial. Esquece que neste governo vimos florescer as ferrovias, foi concluído o asfaltamento da BR-163, temos a continuação da transposição do rio São Francisco, não temos escândalos de corrupção, a reforma da Previdência ocorreu e a independência do Bacen foi aprovada. Superamos a pandemia sem entrar numa profunda recessão e temos vacinas contra a Covid-19 para todos os que desejarem.
Emerson Santos de Lima (Brasília, DF)

Escolhas e consequências. Nosso povo outorgou um mandato legítimo e democrático, por sufrágio universal, direto e secreto --garantido pela urna eletrônica, diga-se de passagem--, a alguém que nem tinha um projeto de governo. Por mim ele fica até 31/12/2022. Querem uma vida melhor? Sem desemprego, inflação, fome, crises eternas e retóricas golpistas? Façam uma escolha melhor e decente no próximo pleito.
Fábio Araújo (Serra, ES)

Desemprego, pobreza, inflação e juros em alta; retrocessos na educação e nas políticas de meio ambiente; calamidade sanitária. São alguns dos resultados do governo Bolsonaro. Enquanto isso, ele passa o tempo ameaçando as instituições e organizando passeios de moto com bajuladores, pensando só na próxima eleição. Não entendo quem ainda o defende e diz que pretende votar nele?
Paulo R. Oliveira (Guaratinguetá, SP)

Com toda certeza estarei na avenida Paulista em 7 de setembro; não para apoiar invasões ou atos antidemocráticos contra STF ou quaisquer outras instituições, mas para apoiar o presidente Bolsonaro, que comanda um governo liberal que, até o momento, não apresentou atos de corrupção.
Osvaldo César Tavares (São Paulo, SP)


Lula
"Lula em plena forma" (Opinião, Mariliz Pereira Jorge, 25/8). Todos os que estão na oposição —até quem votou 17 e mudou de pensamento— são bem-vindos. Ficar atacando a esquerda, como faz Ciro Gomes, não ajuda nada.
Hercílio Silva (Brasília, DF)

Lula durante encontro com o senador Tasso Jereissati (PSDB) em Fortaleza - Ricardo Stuckert - 23.ago.2021

Rezo para que surja qualquer coisa palatável na terceira via para não ter que votar em Lula ou em Bolsonaro. Mas, se for preciso, voto num ladrão que não imploda o país.
Thiago Cury Ribeiro da Silva (Uberaba, MG)

Lula sempre foi um republicano e democrata; nunca foi um extremista. Assim como todos os personagens que tem ido visitar. Todos sempre frequentaram o mesmo ambiente do debate e do respeito à democracia. Mesmo enquanto estava preso e injustiçado, nunca deixou de dialogar. A surpresa hoje se deve ao fato de que, da mesma forma como estão descobrindo que Lula nunca foi um extremista, Bolsonaro nunca foi um democrata.
Gustavo Drent (Campinas, SP)


Doria
Decepcionante o governador de São Paulo dizer inverdades em programa de TV. Era uma ocasião em que ele poderia ter reconhecido seus erros e mostrar-se arrependido, já que, como repete, "não tem compromisso com erro". Ainda dá tempo, Doria; faça isso e terá meu voto. O Brasil não precisa de outro ambicioso que coloque de lado todos os valores da convivência civilizada para atingir seus objetivos.
Marly A. Cardone (São Paulo, SP)


Helio Beltrão
As manifestações recentes do cantor Sérgio Reis e do ex-deputado Roberto Jefferson não são "discurso político hiperbólico". São, sim, incitação pública à prática de crime, sujeita à penalidade prevista no artigo 286 do Código Penal. E qual o crime? Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático, conforme o artigo 5º, XLIV, da Constituição. Portanto, o Supremo apenas cumpriu a lei ao puni-los, sem o viés político, ou "petista", como insinua de forma desarrazoada o colunista ("Brandenburg, uma lição da Suprema Corte ao STF", 25/8).
Sérgio Guedes da Fonseca Neto (Araraquara, SP)


Vera Lia
"Vera Lia, secretária na Folha por quase meio século, morre aos 72 anos", Corrida, 25/8). Meus pêsames e sentimentos à família de Vera Lia e a todos da Folha pela perda irreparável. Grande figura humana, ótima profissional, Vera Lia acompanhou de perto toda a história da Folha. Meu pesar e a solidariedade.
Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.