Leitores criticam fala de Bolsonaro sobre 7 de Setembro

Editorial sobre Lula é criticado e elogiado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oportunidade
"Nunca houve oportunidade como essa, diz Bolsonaro sobre atos de 7 de setembro" (Poder, 31/8). A única coisa que esse homem faz é ameaçar. E, na outra ponta, seu escudeiro das trevas, Paulo Guedes, aumenta o abismo da desigualdade social com arrocho no salário mínimo e aumentos nos combustíveis, na energia elétrica e, pior, nos alimentos. Fortunas triplicam-se e a miséria aumenta. É triste ver pobres gritando "mito".
Cláudio Lourenço Rocha (São Paulo, SP)


Ele só está tentando camuflar a incompetência, mas é bom que os outros Poderes e as autoridades fiquem de olhos abertos. Bolsonaro não tem capacidade nem para ser vereador. Temos um maluco na Presidência.
Joseildo Ferreira Inácio (Jucati, PE)

Simplesmente ridículo, mas, infelizmente, perigoso.

Luiz Fernando Schmidt

Goiânia, GO


É impressionante como Bolsonaro sempre perde a oportunidade de ficar calado. Põe a culpa pelo desastre da economia no isolamento social, mas não raciocina sobre a fuga de investimentos toda vez que ameaça uma ruptura democrática.
Ricardo Brenner (Serra, ES)


Punição
"Lewandowski dá caminho da punição a Bolsonaro em caso de ruptura, dizem ministros do STF" (Poder, 31/8). A análise rasa de Lewandowski é típica de esquerdista aprendiz de ditador à la Maduro e contribui muito com o clima já estabelecido por eles, que fazem o que imputam ao presidente: desrespeitam a Constituição. Soa como uma ameaça.
José Francisco de Sousa Pereira (Mauá, SP)

O Brasil precisa fazer o que Chile e Argentina fizeram: acertaram as contas com militares golpistas e puniram todos, pois crime contra a humanidade é imprescritível

Claudionei Nascimento

Juiz de Fora, MG


O caminho é impeachment e prisão. Estão esperando o quê?
Eduardo Freitas (São Paulo, SP)

Faz parte da democracia o risco de um incompetente chegar ao poder. E também faz parte dela retirá-lo de lá.

Rodrigo Negrão

São Paulo, SP

Lula
"A ideia fixa de Lula" (Opinião, 31/8). A ideia fixa e a camuflagem autoritária. Obsessão antiga, sempre tentada, mas nunca alcançada. Nada mudou no repertório político dessa criatura.
José Eduardo Ferolla (Belo Horizonte, MG)


A proibição da propriedade cruzada de meios de comunicação, regulação existente nos Estados Unidos desde 1930, seria uma "tentação autoritária"? Pelo contrário. Desmonta oligopólios da comunicação e permite pluralidade de opiniões nos meios de informação.
Luiz Otávio C. Teixeira (São Paulo, SP)

Faltou a Folha explicar ao leitor como é o modelo inglês de regulação da mídia. Isso ajuda o debate. Por que não nos explica como funciona esse modelo inglês?
Alexandre Nery Rodrigues (Bom Jardim, RJ)

Ideia típica de regimes autoritários, onde os dirigentes só aceitam elogios e loas, como acontece na China, na Coreia do Norte, em Cuba, no Turcomenistão. Nesses locais a imprensa é chapa branca. Só publica o que os governos locais querem.
Paulo Silva Barbosa (São Paulo, SP)


Agronegócio
Os bancos e as indústrias fazem o barulho, mas, quando chega a hora de ir para a ação, se dobram a pressões políticas e recuam. Já o agronegócio não decepciona. Meus parabéns à atitude dos representantes do agro moderno pelo manifesto pela democracia. É tempo de o setor se desvincular do que há de pior nesse país e mostrar que os trogloditas são barulhentos, mas não representam o setor ("Entidades do agro se contrapõem à Fiesp", Mercado, 31/8).
Luiz Daniel de Campos (São Paulo, SP)

Energia
"Governo cria nova bandeira tarifária, e conta de luz vai aumentar 6,78%" (Mercado, 31/8). O mínimo que se esperava da Petrobras era que tivesse investido muito em energia limpa. Deveria ter, no mínimo, triplicado o parque eólico do país e ampliado a geração de energia solar.
Armando Moura (São Paulo, SP)

Ambiente
Programas com ações urgentes para a preservação e a recuperação da Amazônia e do Pantanal precisam ser efetivados pelo Governo Federal, acionando as Forças Armadas. Primeiro é preciso impedir as queimadas e o desmatamento. O Exército tem Batalhões de Selva, a Marinha tem fuzileiros e navios apropriados à navegação fluvial e a FAB tem aviões para patrulhar as regiões, além das imagens dos satélites. Isso é questão prioritária para o Brasil.
Arnaldo Macedo Caron (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.